Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

AMPERA: CARGA PLENA PARA GENEBRA.

25/Fev/2010

  • Protótipo do automóvel eléctrico da Opel vai percorrer a distância entre Rüsselsheim e o Salão Automóvel de Genebra

O primeiro protótipo de produção do Opel Ampera recebeu hoje a carga inicial de electricidade a partir do novo posto de recarregamento instalado na sede da Opel em Rüsselsheim, Alemanha.

 

O modelo eléctrico com extensor de autonomia da Opel vai realizar pelos seus próprios meios a viagem de Rüsselsheim, na Alemanha, até ao Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, numa distância total de 600 quilómetros. A primeira fase do percurso será cumprida sem emissões de CO2, com recurso à electricidade armazenada na bateria de iões de lítio de 16 kWh que equipa o Ampera.

 

Ao volante estará o Director de Implementação de Veículos Eléctricos, Gherardo Corsini. «Estou entusiasmado com a ideia de fazer esta longa distância no nosso primeiro protótipo do Ampera, num teste que será inédito em estradas públicas», afirma Corsini. «Com 370 Nm de binário debaixo do meu pé direito, a viagem promete ser interessante e praticamente silenciosa até Genebra.»

Ao fim de cerca de 60 quilómetros, quando a carga da bateria se aproximar do mínimo, o Ampera accionará automaticamente o motor de combustão instalado a bordo para gerar electricidade que continuará a alimentar o motor eléctrico de tracção durante o resto da viagem.


Um veículo eléctrico apenas com bateria teria de encontrar uma estação de recarregamento e parar durante horas para recarregar a bateria antes de prosseguir viagem. Ao invés, o Ampera oferece mobilidade eléctrica sem emissões e não impõe as restrições dos carros eléctricos convencionais.


O modelo da Opel pode percorrer, sem interrupções, distâncias superiores a 500 quilómetros antes de ser ligado de novo à corrente ou de reabastecer de combustível.

A viagem de longa distância entre Rüsselsheim e Genebra demonstrará que o Ampera de cinco portas e quatro lugares pode ser o único automóvel no agregado familar, sempre pronto para ir a todo o lado, em qualquer altura. A produção em série do Opel/Vauxhall Ampera está agendada para iniciar-se no final de 2011.


Os ‘bloggers’ ligados à Opel vão acompanhar o Ampera neste primeiro teste de longa duração em condições reais de utilização. O ‘blog’ começará a dar informações regulares a partir das 9:30 horas de Domingo, dia 28 de Fevereiro, mantendo-se o tema activo até à véspera da abertura ao público do Salão.


O ‘blog’ está disponível em: