Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

NOVO ASTRA SPORTS TOURER:
CARRINHA DINÂMICA E MULTIFACETADA.

16/Jun/2010

  • Visual elegante, com dinâmica e conforto de elevado nível
  • Maior funcionalidade no formato station wagon compacta
  • Gama de motorizações alargada vai integrar tecnologia Start/Stop

A Opel revelou as primeiras imagens da nova station wagon Astra Sports Tourer – uma carrinha claramente marcada por um elevado nível de funcionalidade numa configuração dinâmica e elegante.

 

A nova carrinha compacta da marca alemã está preparada para prosseguir o notável sucesso de vendas do modelo irmão de dois volumes e cinco portas, que já conta, em apenas seis meses, mais de 160.000 unidades vendidas na Europa.

 

Partilhando o ADN de design e a designação Sports Tourer da sua homóloga de maiores dimensões, a Insignia, a carrinha Astra Sports Tourer seduz pelo carácter simultaneamente prático e dinâmico: ao visual atraente junta-se a grande capacidade da bagageira e a versatilidade na utilização.

 

A par do requinte de todo o habitáculo, o desenho e a concepção eficiente da bagageira reforçam a funcionalidade, permitindo aumentar sem esforço a capacidade de carga até aos 1550 litros.

O Astra Sports Tourer possui materiais e acabamentos de elevada qualidade, integrando ao mesmo tempo variadas inovações tecnológicas da Opel que tornam a utilização do automóvel mais simples e a condução mais segura. Entre estas inovações contam-se o chassis mecatrónico adaptativo FlexRide, os faróis adaptativos AFL+, o conjunto de bancos dianteiros ergonómicos e o sistema de câmara Opel Eye capaz de reconhecer a sinalização de trânsito e de alertar os condutores em caso de saída inadvertida da faixa de rodagem. Os engenheiros da Opel estão também a desenvolver um sistema integrado FlexFix de porta-bicicletas traseiro, de nova geração, que ficará disponível na Sports Tourer no próximo ano.

 

As carrinhas representam tradicionalmente cerca de 25 por cento do total de vendas Astra na Europa, uma percentagem muito mais elevada do que a média do segmento compacto, que se situa nos 17 por cento. A nova Astra Sports Tourer beneficia de mais de 50 anos de experiência da Opel em matéria de concepção e construção de station wagons. A Opel foi o primeiro construtor europeu a desenvolver este formato de carroçaria na Europa, com o Rekord Caravan, em 1953.

 

A station wagon Astra Sports Tourer tem estreia mundial marcada para o Salão Automóvel de Paris (2-24 de Outubro) e começará a ser comercializada em Novembro.

Versatilidade e requinte.

A nova Astra Sports Tourer foi concebida para ser versátil e tornar fácil o transporte de bagagem mais volumosa. Nesse sentido, as paredes do compartimento de bagagens são planas, com contornos cuidadosamente desenhados, contribuindo para aproveitar ao máximo o espaço útil ao eliminar os cantos dificilmente utilizáveis. O volume da bagageira pode ser facilmente ajustado entre 500 e um máximo de 1550 litros.

 

O desenho eficiente da mala é um aspecto crucial do conceito da nova Astra Sports Tourer e os engenheiros da Opel tiveram o máximo cuidado em reforçar a funcionalidade através da incorporação de funções e características próprias das carrinhas de luxo, lançando mão de um raro sentido de qualidade e precisão.

 

A Opel desenvolveu um novo sistema FlexFold de bancos traseiros que permite baixar cada uma das secções das costas dos bancos rebatíveis (com divisão 60/40) através de uma tecla localizada nas paredes laterais da bagageira. Este gesto faz libertar electricamente uma mola que activa remotamente o rápido rebatimento das costas dos bancos. A Astra Sports Tourer torna-se, assim, na primeira carrinha compacta a oferecer esta cómoda função.

 

Com as costas dos bancos rebatidas, o comprimento da bagageira é de 1835 mm, ou seja, mais 28 mm do que na actual carrinha Astra.

Design dinâmico com excelente qualidade de execução.

Tal como na variante de cinco portas, o desenho do habitáculo da Astra Sports Tourer é extremamente harmonioso. Os contornos suaves e o tabliê envolvente dominam todo o interior e transmitem uma sensação real de espaço e protecção.

 

O habitáculo tem tanto de prático como de confortável. Os utilizadores de carrinhas gostam de guardar uma série de objectos no local em que necessitam e não apenas na bagageira. Para que isso fosse possível, foi acrescentado um total de 25 litros de espaços para arrumação, mais 50 por cento do que na carrinha Astra da geração anterior.

 

Para maximizar o conforto em viagens longas, os utilizadores da Astra Sports Tourer podem optar pelos bancos dianteiros ergonómicos, certificados pelos especialistas independentes da associação alemã Aktion Gesunder Rűcken (AGR), que são únicos neste segmento de mercado.

O design exterior da nova Astra Sports Tourer possui uma aparência de dinamismo e de inegável classe. O perfil esguio e os proeminentes flancos com o elemento de design ‘lâmina’ bem esculpido aliam-se para conferir à nova Sports Tourer da Opel uma sensação de movimento para a frente. A linha de cintura elevada conduz o olhar para as atraentes ópticas traseiras, que constituem, por si só, outro elemento de design distintivo desta carrinha Astra.

Astra Sports Tourer oferece a mesma dinâmica da variante de cinco portas.

 

A dinâmica apurada da nova Sports Tourer assenta no evoluído chassis mecatrónico do Astra. Os engenheiros da Opel responsáveis pela dinâmica conferiram a esta wagon o mesmo nível de conforto e agilidade da versão de cinco portas. A Sports Tourer apresenta uma distância entre eixos igual, de 2685 mm, e as mesmas vias dianteira e traseira largas, de 1544 e 1558 mm, respectivamente.

 

A suspensão traseira da Sports Tourer também possui a combinação inovadora de eixo de torção e ligação Watt utilizada na variante de cinco portas – um conceito exclusivo da Opel que tem recebido os máximos elogios. As regulações da suspensão, nomeadamente as calibragens de molas e amortecedores, estão adaptadas às capacidades de carga mais elevadas que a Sports Tourer oferece. Os braços do paralelogramo de Watt suportam as forças laterais exercidas na suspensão, dotando o Astra Sports Tourer de um comportamento dinâmico referencial, sem comprometer o elevado nível de conforto a bordo.

 

O comportamento da suspensão pode ser ajustado através do sofisticado sistema de suspensão de controlo electrónico FlexRide, uma verdadeira raridade no segmento compacto. O sistema adapta-se continuamente às alterações das condições do piso e ao tipo de condução adoptada. No modo Standard (ligado automaticamente quando se roda a ignição) o FlexRide adopta automaticamente toda a gama de regulações disponível, dependendo do género de condução num determinado momento. Nos modos Sport e Tour, seleccionáveis pelo condutor, o sistema FlexRide aplica, respectivamente, a regulação de amortecedores mais firme ou a mais confortável. O modo Sport actua também na capacidade de resposta do acelerador e da direcção.

 

Como é provável que a Astra Sports Tourer seja utilizada também para rebocar atrelados, está disponível em opção o sistema electrónico Trailer Stability Assist da Opel.

 

Gama alargada de motores incluirá em breve a tecnologia Start/Stop.

 

A gama de motorizações da Astra Sports Tourer inclui oito motores a gasolina e turbodiesel, abrangendo um leque de potências que vai de 95 cv (70 kW) a 180 cv (132 kW).

 

A gama da carrinha da Opel contará com o acréscimo de uma nova unidade 1.4 Turbo a gasolina capaz de debitar 120 cv (88 kW). Este motor estará acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. A versão de 140 cv (103 kW) do motor 1.4 Turbo passará a estar disponível também com transmissão automática de seis velocidades.

 

O motor turbodiesel 2.0 CDTI de 160 cv (118 kW) é o topo da gama Diesel e é conjugado com uma caixa manual de seis velocidades. Este propulsor alia a elevada performance e o binário máximo de 380 Nm (com overboost) a um consumo de apenas 5,1 l/100 km e um valor de emissões de 134 g/km CO2. Está igualmente disponível com transmissão automática de seis velocidades.

 

Para optimização da economia de combustível, todas as variantes equipadas com transmissão manual passam a incluir um indicador do ponto de regime ideal de mudança de velocidade.

 

A Opel vai em breve incluir a tecnologia Start/Stop na Astra Sports Tourer e em toda a gama Astra. A primeira aplicação será a nova variante ecoFLEX com motor 1.3 CDTI, que debita 95 cv (70 kW).

 

A nova carrinha Astra Sports Tourer foi inteiramente concebida e desenvolvida no International Technical Design Center da Opel em Rüsselsheim, e será produzida na fábrica da Opel em Ellesmere Port, no Reino Unido.