Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

AMPERA COM PREÇOS A PARTIR DE 42.900 EUROS.

11/Nov/2010

  • Automóvel familiar da Opel oferece 40 a 80 km de mobilidade eléctrica;
  • Bateria recarrega em três horas; utilização permanente com propulsão eléctrica é possível;
  • Autonomia estende-se para mais de 500 km quando necessário;
  • Carroçaria de cinco portas e quatro lugares, com bagageira volumosa;
  • Encomendas podem começar a ser feitas em Portugal a partir de Janeiro.

A Opel vai poder aceitar e processar a partir de Janeiro encomendas efectivas do novo Opel Ampera, o primeiro automóvel eléctrico da Europa com capacidade de extensão de autonomia.

 

A motorização eléctrica constitui a melhor solução para alcançar o objectivo de reduzir emissões e diminuir a dependência do petróleo na mobilidade automóvel.

 

Todavia, se os automóveis eléctricos representam um benefício significativo para o ambiente e a sociedade, também é sabido que estes veículos enfrentam um desafio: terão que ser apelativos para uma larga faixa de pessoas e não apenas para utilizadores citadinos.

 

O Ampera torna esse ambicioso objectivo bastante mais fácil de alcançar graças à revolucionária tecnologia de extensão de autonomia.

 

 

A maioria dos condutores aderirá facilmente à utilização de um automóvel eléctrico como o Ampera. Para além da bateria de iões de lítio de 16 kWh, o modelo da Opel possui um inédito sistema eléctrico de motorização que é capaz de alargar a autonomia. Ao mesmo tempo que oferece todos os benefícios dos automóveis eléctricos com bateria, tais como emissões nulas e performances dinâmicas, o inovador Ampera não sofre das desvantagens típicas destes veículos, como a autonomia limitada ou as longas horas de paragem necessárias para operações de recarregamento de uma bateria de grande volume.

O Ampera é o primeiro automóvel eléctrico na Europa que garante a liberdade de conduzir quando e para onde se quiser, sem receios de ficar parado com bateria descarregada.


Os preços recomendados de venda ao público, divulgados pela Opel para toda a Europa, iniciam-se em 42.900 euros, incluindo uma base de IVA à taxa de 19 por cento. Os preços poderão variar consoante os mercados, traduzindo diferentes enquadramentos fiscais e as selecções de níveis de equipamento de cada país.


A Opel vai abrir o período de encomendas já em Janeiro. Recorde-se que os interessados em marcar presença numa lista preferencial de potenciais clientes já podiam efectuar um registo simples on line desde o passado mês de Maio, tendo a marca alemã recebido até hoje um total superior a 1200 inscrições. O início de vendas do Ampera está agendado para o quarto trimestre do próximo ano.

No mercado, algumas marcas que anunciaram a comercialização de veículos eléctricos optaram por dividir as suas ofertas em duas partes: um preço-base para o veículo e uma renda de leasing para a bateria. Este facto torna o preço de aquisição mais apelativo visto que a bateria não está incluída. No entanto, o período de pagamento da renda mensal prolonga-se por vários anos, levando o custo total até ao nível do de um automóvel cujo preço reflecte o conjunto. A política de preços da Opel elimina qualquer confusão ao atribuir ao Ampera o preço total do automóvel e da bateria. A marca alemã está também a desenvolver estudos que lhe vão permitir avaliar com exactidão quais as preferências de potenciais clientes face a diferentes opções de financiamento. A oferta destas opções será anunciada em devido tempo.


«O Ampera define uma nova classe de mobilidade eléctrica. Nenhum outro automóvel eléctrico garante liberdade de transporte individual a este ponto», afirma Alain Visser, Vice-presidente da Opel para Vendas, Marketing e Pós-Venda. «Não criámos compromissos. O Ampera é um automóvel atraente, dinâmico e com muito equipamento.»

Plena liberdade de movimento

O Opel Ampera é um automóvel cuja tracção é sempre eléctrica, em todas as situações e a qualquer velocidade. Durante os primeiros 40 a 80 quilómetros de circulação, o Ampera é movido com electricidade armazenada na bateria de iões de lítio de 16kWh de capacidade, sem recurso a gasolina e sem emissões. Estudos recentes elaborados por gabinetes independentes demonstram que cerca de 80 por cento dos condutores europeus utilizam os seus automóveis diariamente para cobrir distâncias que são inferiores a 60 quilómetros. Assim, o Ampera ajusta-se aos requisitos desta vasta maioria.

 

A bateria do Ampera é recarregada na totalidade em cerca de três horas ligando o sistema de recarga instalado a bordo a uma vulgar tomada de corrente eléctrica de 230V.

Graças ao pouco tempo necessário para recarregar a bateria, estima-se que a grande maioria dos Ampera será utilizada praticamente sempre em modo de funcionamento eléctrico.

 

Para fazer frente a uma viagem de maior distância, o Ampera está dotado de um motor/gerador alimentado a gasolina que entra em funcionamento de forma automática, alargando a autonomia para mais de 500 quilómetros. Esta tecnologia de extensão de autonomia permite que o Ampera seja o carro único de qualquer agregado familiar, sendo utilizado sem preocupações de autonomia.

 

Para que os automóveis eléctricos produzam os esperados efeitos benéficos no ambiente é necessário que os volumes de vendas atinjam patamares elevados. Os automóveis eléctricos como o Ampera – com capacidade de extensão de autonomia – constituem a forma mais rápida de atingir este propósito, já que requerem pouca adaptação face à utilização que todas as pessoas estão habituadas a fazer de um automóvel convencional.

Design atraente da Opel

O Ampera foi desenhado à luz dos princípios da nova linguagem de design da Opel, com grelha proeminente e faróis de formato original. Cada elemento do modelo eléctrico da Opel foi analisado e desenhado a pensar na eficiência, fazendo do Ampera um dos automóveis mais aerodinâmicos e eficientes do ponto de vista energético disponíveis no mercado.


O habitáculo espaçoso, com lugar para quatro pessoas, está equipado com tecnologia de ponta que se alinha com este tipo de veículo inédito, desde um sistema de som Bose de baixo consumo até monitores tácteis para comando de variadas funções.


O Opel Ampera já recebeu vários prémios atribuídos por especialistas da área automóvel, desde o “Greenest Car of the Year” do sítio britânico WhatCar, até ao troféu de inovação entregue pela revista francesa L’Automobile e ao título de Melhor Automóvel Eléctrico da Auto Swiat na Polónia.

Opel Ampera - Características técnicas provisórias

Gerais

Lotação
4 lugares
Tipo de veículo
Hatchback de 5 portas com tracção às rodas dianteiras
Categoria
Veículo eléctrico com extensor de autonomia
Chassis

Suspensão dianteira McPherson independente, suspensão traseira com barra de torção composta, travões de disco nas quatro rodas, sistema de travagem totalmente regenerativa para maximizar a recuperação de energia, direcção assistida eléctrica.

Performances

Autonomia total
superior a 500 km

Velocidade máxima

161 km/h
Autonomia EV (modo eléctrico)
40-80 km
Dimensões

Volume da bagageira
301 litros
Distância entre eixos
2685 mm
Comprimento
4404 mm
Largura
1798 mm
Altura
1430 mm
Sistema da bateria

Capacidade energética
16 kWh
Tipo
Iões de lítio
Sistema de propulsão eléctrica

Binário

370 Nm

Potência

111 kW (150 cv)

Exterior

Rodas e pneus

Pneus especiais de baixa resistência ao rolamento; jantes de 17” em liga leve