Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

NOVO ASTRA SPORTS TOURER CHEGA AO MERCADO EM JANEIRO.

11/Nov/2010

  • Estilo, dinamismo e conforto numa carrinha compacta;
  • Funcionalidade: compartimento de bagageira de elevada qualidade;
  • Versão ecoFLEX com tecnologia Start/Stop;
  • Comercialização em Portugal em Janeiro, com gama de seis motores, dois níveis de equipamento e preços a partir de 21.300 euros.

A nova carrinha Astra Sports Tourer destaca-se no segmento dos veículos compactos através da elegância, da funcionalidade e da tecnologia ecológica, oferecendo aos seus utilizadores um elevado grau de versatilidade para combinar num único veículo a condução dinâmica do dia-a-dia e o prazer dos tempos livres.

 

Partilhando com o Insignia o ADN de design Opel e a denominação Sports Tourer, a Astra Sports Tourer coloca também um foco idêntico na elevada qualidade e na funcionalidade.

 

As formas esculpidas da carroçaria envolvem um habitáculo que possui todos os atributos amplamente elogiados do Astra de dois volumes (cinco portas), a que acresce a ampla capacidade de carga. A mala desenhada para rentabilizar o espaço, permitindo transportar volumes até 1.550 litros, é complementada por elementos engenhosos e próprios de segmentos superiores, nomeadamente os novos bancos traseiros FlexFold - um sistema que rebate as costas dos bancos traseiros mediante um simples toque numa tecla.

O visual atraente da Astra Sports Tourer é reforçado pelo dinamismo em estrada. A nova carrinha da Opel tem em comum com o modelo de dois volumes a mesma suspensão traseira inovadora e o chassis FlexRide controlado electronicamente. Outras características de topo, como o sistema de faróis adaptativos AFL+ e os bancos dianteiros ergonómicos certificados, acrescentam conforto e segurança ao prazer de condução.

 

Uma vasta gama de motorizações, composta por nove unidades de baixo consumo, assegura um leque de potências entre 95 cv e 180 cv. A tecnologia Start/Stop, economizadora de combustível, será introduzida primeiro no motor 1.3 CDTI (95 cv), no início do próximo ano, o que conferirá à Astra Sports Tourer um nível de emissões de CO2 de apenas 109 g/km.

 

Para além da redução dos custos com combustível, os engenheiros da Opel criaram uma carrinha que lidera o sector na redução dos custos de reparação de danos resultantes de colisões a baixa velocidade – as mais frequentes, segundo as seguradoras. Como consequência, os proprietários do novo Astra poderão contar com alguns dos prémios de seguro anuais mais baixos do sector.

 

A Opel foi dos primeiríssimos fabricantes de automóveis da Europa a lançar o formato de carroçaria wagon no início da década de 50 do séc. XX. A nova Astra Sports Tourer beneficia de mais de 50 anos de experiência da Opel em matéria de concepção e construção de carrinhas.

 

A Astra Sports Tourer aproveitará certamente o impulso gerado pelo grande sucesso de vendas da variante de dois volumes, para o qual foram até agora recebidas cerca de 200.000 encomendas. Nos últimos anos, aproximadamente 25 por cento dos Astra vendidos na Europa eram carrinhas.

 

Concebido e desenvolvido no International Technical Design Center da Opel, em Rüsselsheim, a Astra Sports Tourer será construída na unidade de produção que a empresa possui em Ellesmere Port, Reino Unido. As entregas no mercado português terão início em Janeiro.

A gama Astra Sports Tourer em Portugal

«A Opel é a marca com maior tradição no segmento das carrinhas compactas em Portugal e a nova Astra Sports Tourer é a melhor carrinha Astra de sempre. Dito isto, estamos a contar reforçar a nossa tradição e ambicionamos atingir um volume de vendas que nos permita liderar este segmento tão competitivo», afirma Guillermo Sarmiento, Director-Geral da GM Portugal.

 

Na linha do que já fizera com o Astra de cinco portas, a Opel posiciona a nova Astra Sports Tourer de forma muito competitiva no mercado português.

 

Por comparação com as versões correspondentes da variante de cinco portas, os preços da variante Sports Tourer apresentam um acréscimo de apenas 800 euros, o que se traduz numa das menores diferenças praticadas actualmente no mercado.

 

A gama inicia-se com a Astra Sports Tourer 1.4 Enjoy, proposta por 21.300 euros.

 

A Opel definiu dois níveis de equipamento para a nova carrinha – Enjoy e Cosmo. O equipamento de série é completo logo a partir da versão Enjoy, incluindo já ar condicionado, quatro vidros eléctricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, computador de bordo, rádio-leitor de CDs compatível com MP3, programador de velocidade e espelhos de regulação eléctrica, entre outros. A versão Cosmo, adiciona de série elementos como travão de estacionamento eléctrico, bancos forrados a couro e tecido, sistema de som com sete altifalantes, jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis de nevoeiro, e sensores de chuva e de faróis, entre muitos outros.

 

Para além do conforto, também o foco na segurança está em destaque. Airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina, encostos de cabeça activos, cintos de segurança com tensores e limitadores de força, sistema Isofix para cadeiras de criança e controlo electrónico de estabilidade (ESC) fazem parte do equipamento de série.

 

A gama da nova carrinha Astra Sports Tourer em Portugal integra seis motores – três a gasolina (1.4, 1.4 Turbo e 1.6 Turbo) e três turbodiesel (1.3 CDTI, 1.7 CDTI e 2.0 CDTI). Todos estão acoplados a transmissões de comando manual com cinco ou seis velocidades. A caixa automática de seis velocidades Active Select, com controlo electrónico, está disponível como opção para os motores 1.4 Turbo, 1.6 Turbo e 2.0 CDTI.

 

O início de comercialização do novo modelo está agendado para os primeiros dias do próximo mês de Janeiro, com toda a gama disponível à excepção do motor 1.3 CDTI, que chegará ao mercado poucas semanas depois, em Março. Qualquer versão, com qualquer motor, pode ser encomendada desde já em todos os distribuidores Opel.

O melhor custo total de utilização faz da Astra Sports Tourer a carrinha de eleição

A carrinha Sports Tourer é uma escolha óbvia para frotas, que se prevê venham a superar 50% das vendas em mercados como a Alemanha.

 

A carrinha compacta pode desempenhar, durante a semana, o papel profissional adaptável e apto para elevadas quilometragens, revelando-se, aos fins-de-semana, um automóvel requintado para passear a família e toda a sua bagagem.

 

Dado que os custos de propriedade assumem uma importância crescente na gestão das frotas e nas contas dos particulares, os designers e engenheiros da Opel foram mais além e concentraram-se na contenção dos custos de reparação em caso de acidente.

 

Embora muitas colisões ocorram a velocidades relativamente baixas, causam geralmente danos dispendiosos na carroçaria e nos componentes. Essencial para a vantagem competitiva da Astra Sports Tourer é o desenho dos pára-choques e as secções dianteira e traseira da carroçaria: os baixos custos de reparação traduzem-se em prémios de seguro baixos, podendo a poupança cifrar-se em algumas centenas de euros por ano.

 

Os sólidos valores residuais do novo Astra são já indicados pelas vendas das unidades de dois volumes usadas que começam a aparecer no mercado. Os peritos da indústria automóvel prevêem que a nova Astra Sports Tourer venha a ter um sucesso semelhante.

 

Tomando todos os factores em consideração, a Astra Sports Tourer oferece o melhor custo total de utilização da sua categoria.

Opel Astra Sports Tourer

Principais Características Técnicas

 Motores a gasolina
 1.4
 1.4 Turbo
 1.6 Turbo
Relação de compressão
 10.5 : 1
 9.5 : 1
  8.8 : 1
Classificação das emissões
 Euro 5
 Euro 5
 Euro 5
Combustível
 95 RON
 95 RON
 95 RON
N.º de cilindros/válvulas por cilindro
 4/4
 4/4
 4/4
Cilindrada em cm3
 1398
 1364
 1598
Diâmetro x curso em mm
 73,4 x 82,6
 72,5 x 82,6
 79,0 x 81,5
Potência máxima em cv (kW) / a rpm
 100 (74) / 6000
 140 (103) / 4900 - 6000
 180 (132) / 5500
Binário máximo em Nm / a rpm
 130 / 4000
 200 / 1850 - 4900
 230 / 2200 - 5400
 Transmissões
 1.4
 1.4 Turbo
 1.6 Turbo
Automática de 6 velocidades
 -
 opcional
 opcional
Manual de 5 velocidades
 de série
 -
 -
Manual de 6 velocidades
 -
 de série
 de série
 Motores diesel
 1.3 CDTI ecoFLEX (Start/Stop)
 1.7 CDTI
 2.0 CDTI
Relação de compressão
 16.8 : 1
 18.0 : 1
  16.5 : 1
Classificação das emissões
Euro 5
Euro 5
Euro 5
Filtro de partículas diesel
de série
de série
de série
N.º de cilindros/válvulas por cilindro
 4/4
 4/4
 4/4
Cilindrada em cm3
 1248
 1686
 1956
Diâmetro x curso em mm
 69,6 x 82,0
 79,0 x 86,0
 83,0 x 90,4
Potência máxima em cv (kW) / a rpm
 95 (70) / 4000
 125 (92) / 4000
 160 (118) / 4000
Binário máximo em Nm / a rpm
 190 / 1750
 280 / 2000 - 2700
 350 (380*) / 1750
 Transmissões
1.3 CDTI ecoFLEX (Start/Stop)
1.7 CDTI
2.0 CDTI
Automática de 6 velocidades
-
-
 opcional
Manual de 5 velocidades
de série
 -
 -
Manual de 6 velocidades
-
de série
de série

* com overboost

Opel Astra Sports Tourer

Prestações, consumos e emissões

 
 Performances
 
Consumo

de

(1999/100/UE)
 combustível
 Emissões de CO2
2.0 CDTI Active Select
 207
 9,8
 7,9
 4,7
 5,9
 156
 
 Velocidade máxima* em km/h
 Aceleração* dos 0 - 100 km/h em segundos
 Urbano* em l/100 km)
 Extra-urbano* em l/100 km
 Misto* em l/100 km
 Misto* em l/100 km
1.4
 175
 14,5
 7,6
 4,9
 5,9
 139
1.4 Turbo
 200
 10,5
 8,4
 4,9
 6,1
 144
1.4 Turbo Active Select
 198
 10,8
 9,1
 5,4
 6,8
 159
1.6 Turbo
 220
 8,8
 9,0
 5,5
 6,8
 159
1.6 Turbo Active Select
 210
 9,5
 10,1
 5,8
 7,4
 174
 
 
 
 
 
 
 
1.3 CDTI - Start/Stop
 172
 14,9
 4,9
 3,7
 4,1
 109
1.7 CDTI
 192
 11,7
 5,5
 3,9
 4,5
 119
2.0 CDTI
 212
 9,5
 6,5
 4,2
 5,1
 134

*dados provisórios

 

Todos os dados se referem ao modelo base europeu com equipamento de série. Os dados de consumo segundo 1999/100/CE baseiam-se no peso em ordem de marcha do veículo conforme estipulado por esta regulamentação. O acréscimo de equipamento adicional poderá gerar consumos de combustível e emissões de CO2 superiores aos valores mencionados. Para além disso, podem aumentar o peso em ordem de marcha do veículo e, em alguns casos até, o peso bruto do veículo e cargas máximas admissíveis sobre os eixos, reduzindo assim a carga de reboque admissível. Tal poderá traduzir-se numa diminuição da velocidade máxima e num aumento do tempo de aceleração. As prestações mencionadas só são possíveis com o peso em ordem de marcha.

Opel Astra Sports Tourer

Dimensões, volumes e pesos

 Dimensões do veículo (mm)
 
 Via traseira
 1558
 Comprimento
 4698
 Largura (retrovisores rebatidos / abertos)
 1814 / 2013
 Altura (com peso em ordem de marcha)
 1535
 Distância entre eixos
 2685
 Via dianteira
 1544
 Raio de viragem (m)
 
 Entre passeios
 10.9
 Entre muros
 11.4
 Dimensões da bagageira (mm)*
 
Altura do plano de carga
 640
Comprimento do piso até às costas do banco traseiro
 1069
Comprimento do piso com as costas do banco traseiro rebatidas para a frente
 1835
Largura do piso
 1026
Largura de abertura do portão traseiro
 1028
 Capacidade da bagageira (litros)*
 
Até ao tejadilho e às costas dos bancos da 1a fila, 2a fila rebatida
 1550
Até à parte superior das costas dos bancos da 2a fila
 500
Até ao tejadilho e às costas dos bancos da 2a fila
 700
Até à parte superior das costas dos bancos da 1a fila, 2a fila rebatida
 1000
 Peso e cargas sobre os eixos (kg)**
 
Carga admissível sobre o tejadilho
 100
Peso em ordem de marcha incl. condutor (modelo base)
 a partir de 1318
Peso bruto admissível do veículo
 1960
Carga útil (incl. condutor)
 de 514 a 592
Carga admissível sobre o eixo dianteiro
 980
Carga admissível sobre o eixo traseiro
 1020
 Depósito de combustível (litros)
 
Capacidade
 56

* Segundo ECIE

** Segundo 70/156/UE

Opel Astra Sports Tourer em Portugal

Gama e preços

 Opel Astra Sports Tourer
 Potência
 Consumo médio (MVEG)*
 Emissões CO2
 P.V.P.
2.0 CDTI DPF Cosmo ActiveSelect
 160 cv
 5,9 l/100
 156 g/km
 34.000€
1.4 Enjoy
 100 cv
 5,9 l/100
 139 g/km
 21.300€
1.4 Cosmo
 100 cv
 5,9 l/100
 139 g/km
 22.900€
1.4 Turbo Cosmo
 140 cv
 6,1 l/100
 144 g/km
 25.000€
1.4 Turbo Cosmo ActiveSelect
 140 cv
 6,8 l/100
 159 g/km
 26.500€
1.6 Turbo Cosmo
 180 cv
 6,8 l/100
 159 g/km
 26.500€
1.6 Turbo Cosmo, ActiveSelect
 180 cv
 7,4 l/100
 174 g/km
 28.000€
1.3 CDTI DPF ecoFLEX Enjoy
 95 cv
 4,1 l/100
 109 g/km
 23.800€
1.3 CDTI DPF ecoFLEX Cosmo
 95 cv
 4,1 l/100
 109 g/km
 25.400€
1.7 CDTI DPF Cosmo
 125 cv
 4,5 l/100
 119 g/km
 27.500€
2.0 CDTI DPF Cosmo
 160 cv
 5,1 l/100
 134 g/km
 32.500€

* Média de consumo em ciclo combinado (misto)