Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

CLASSIFICAÇÃO MÁXIMA DE SEGURANÇA EURO NCAP PARA O MERIVA.

23/Nov/2010

  • Meriva com portas de abertura antagónica obtém classificações excelentes em todas as categorias.

Elogiado desde o lançamento pela originalidade da abertura antagónica das portas, que confere um nível de versatilidade e de ergonomia sem rival, o Opel Meriva recebeu agora a classificação máxima de cinco estrelas atribuída pela Euro NCAP.

 

Seguindo os passos dos modelos Astra e Insignia, o monovolume da Opel alcançou notas elevadas em cada uma das quatro categorias principais: protecção de ocupantes, segurança de crianças, protecção de peões e dispositivos de segurança.

 

Os testes Euro NCAP confirmam que as inovadoras portas de abertura antagónica FlexDoors do Meriva garantem elevados níveis de segurança em todos os tipos de colisões.

 

As fechaduras das FlexDoors trancam automaticamente assim que o automóvel atinge a velocidade de 4 km/h. Em caso de acidente o sistema destranca as portas para garantir que os ocupantes podem sair do veículo.

As FlexDoors são parte essencial do conceito de design do Meriva, bem estudado e executado. A segurança assenta numa estrutura de carroçaria muito sólida, a par de uma variedade de sistemas de retenção, o que assegura elevada protecção dos ocupantes.

 

O equipamento de série de todas as versões Meriva integra cintos de segurança nos cinco lugares, airbags frontais e laterais para os ocupantes da frente e airbags de cortina à frente e atrás. Os lugares dianteiros contam ainda com tensores dos cintos de segurança e encostos de cabeça activos que protegem os ocupantes de lesões cervicais em caso de colisões na traseira.

 

O Meriva está também equipado com sistema de aviso de falta de colocação de cintos de segurança dianteiros e traseiros. Outro componente importante da segurança do Meriva é o sistema de libertação dos pedais em caso de colisão frontal, reduzindo o risco de lesões ao nível dos pés e das pernas do condutor.

 

A nova geração Meriva possui um sistema de direcção com mecanismo de absorção de energia e a parte inferior do tabliê é formada por painéis menos rígidos. Para além da protecção contra colisões (segurança passiva), o Meriva está equipado com a mais recente geração de Programa Electrónico de Estabilidade (ESP), comandado por software ainda mais evoluído que disponibiliza, em matéria de segurança activa, a melhor estabilidade em curva e em travagem, acrescentando uma eficaz protecção contra capotamento.

Segurança para crianças e peões

Os engenheiros da Opel dedicaram especial atenção à segurança das crianças. A classificação elevada neste domínio resulta também das cadeiras de segurança concebidas pela marca alemã, destinadas a serem acopladas ao sistema de fixação ISOFIX no banco traseiro (de série).

 

O airbag dianteiro do passageiro pode ser desactivado para que seja instalada uma cadeira de segurança naquele lugar.

 

O Opel Meriva obteve igualmente uma excelente classificação no capítulo da segurança de peões. Com uma superfície adequada, o capô do motor é estável mas a sua estrutura permite suficiente flexibilidade para absorver energia resultante de um atropelamento. O sistema inovador do pára-choques dianteiro também contribui para reduzir lesões ao nível das pernas e dos joelhos.

Design inteligente

O design inteligente do Opel Meriva produz resultados positivos em vários aspectos. Para além da segurança optimizada dos ocupantes, o modelo da Opel garante baixos custos de intervenção e de manutenção. Isso aplica-se especialmente em caso de pequenas colisões a baixas velocidades – a maioria dos casos. O desenho e a concepção das zonas da carroçaria mais expostas a este tipo de impactes simplificam as operações de reparação, o que contribui decisivamente para que o Meriva obtenha prémios de seguro mais baixos.


O monovolume Opel Meriva, que já se tinha tornado no primeiro veículo a receber o Selo de Aprovação de ergonomia entregue pela associação alemã Aktion Gesunder Rücken 3 e.V., recebe agora as excelentes classificações atribuídas pelos testes Euro NCAP. Atendendo ao facto de que as regras destes testes foram modificadas no ano passado para se tornarem ainda mais exigentes, as cinco estrelas obtidas pelo Meriva são mais elucidativas do que nunca para provar a segurança do novíssimo conceito de monovolume estreado pela Opel.