Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

AMPERA, AUTOMÓVEL ELÉCTRICO COM EXTENSOR DE AUTONOMIA.

Vai a qualquer lado em qualquer altura.

30/Set/2010

  • Prático: veículo eléctrico de quatro lugares com cinco portas e bagageira;
  • Fim da ansiedade com a autonomia: autonomia alargada, superior a 500 km;
  • Calendário está a ser cumprido: início da produção marcado para 2011.

O automóvel eléctrico com extensor de autonomia Opel Ampera vai ser o primeiro automóvel da Europa alimentado a electricidade adequado para uma utilização que não impõe limites face à liberdade de utilização dos automóveis convencionais.

 

Com um sistema inédito de propulsão eléctrica, proporcionando dinâmica e elevados níveis de conforto, o Ampera de cinco portas acomoda quatro passageiros, oferece um amplo espaço na bagageira e apresenta autonomia superior a 500 quilómetros.

 

O Ampera é propulsionado a electricidade a tempo inteiro e a todas as velocidades. Para trajectos até 60 km, a energia é fornecida pela electricidade armazenada na bateria de iões de lítio de 16 kWh. Durante a condução com a electricidade fornecida pela bateria, o Ampera não emite CO2.

Quando a bateria descarrega, o motor/gerador alimentado a gasolina é activado automaticamente, de forma imperceptível, estendendo a autonomia total para mais de 500 quilómetros. A bateria é recarregada (em cerca de três horas a 230V) ligando o sistema de carga do veículo a qualquer tomada doméstica normal. Ao contrário dos veículos eléctricos convencionais a bateria, o Ampera acaba com a ansiedade associada às preocupações com a autonomia, proporcionando aos condutores a confiança e tranquilidade de saberem que não ficarão parados na estrada sem energia para fazer mover o automóvel.


As 288 células de iões de lítio que compõem a bateria em forma de ‘T’ asseguram elevada potência. A unidade motriz, praticamente silenciosa, debita 370 Nm de binário instantâneo, o equivalente a 150 cv, cumprindo a aceleração dos zero aos 100 km/h em cerca de nove segundos e alcançando uma velocidade máxima de 161 km/h.

O Ampera revelar-se-á adequado aos hábitos de condução diário da maioria dos europeus. A título de exemplo, 80 por cento dos condutores alemães fazem menos de 50 km por dia.

 

A Opel estima que um quilómetro percorrido a energia eléctrica no Ampera custe cerca de um sexto do quilómetro percorrido por um veículo a gasolina convencional, aos preços actuais do combustível.

 

O Opel Ampera tem o início da produção agendado para fins de 2011. No Reino Unido será comercializado com volante à direita pela Vauxhall, marca irmã da Opel.