Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

CORSA: 11 VEZES "MILIONÁRIO" ANTES DOS 30 ANOS.

17/Fev/2011

  • Quatro gerações de sucesso desde 1982;
  • Em Portugal: unidade 500.000 está prestes a ser matriculada.

O sucesso do Opel Corsa já ocupa um extenso capítulo na História do Automóvel. Entre outros factos, isso deve-se ao volume de cerca de 11 milhões de unidades produzidas.


A geração mais recente do Corsa mostrou-se sempre à altura de defender os pergaminhos de uma História de sucesso que já dura desde 1982, ano em que o primeiro Corsa, posicionado na gama antes do Kadett, assinalou a entrada da Opel no então recém-formado segmento dos veículos utilitários.


O actual Corsa da quarta geração apura ainda mais a receita de sucesso que se foi desenvolvendo ao longo dos anos: tecnologia, qualidade e fiabilidade a um preço acessível, a par de design atraente. Estes atributos fizeram do modelo Corsa um caso ininterrupto de popularidade.


«Uma das características que distingue a Opel consiste no que designamos por democratização das inovações inteligentes. Ao longo de toda a sua História, o Corsa propôs recorrentemente, a um universo crescente de compradores, soluções tecnológicas práticas e inovadoras, previsíveis unicamente em automóveis de classes superiores. Além disso, combinou-as com um sentimento de diversão e modernidade», recorda Nick Reilly, Presidente da GM Europe e Presidente-Executivo da Opel/Vauxhall.


A inovação a preços acessíveis é um tema recorrente nas quatro gerações do popular Opel Corsa. Com o Corsa A, a Opel lançou no mercado o que, à época, era o mais pequeno motor com injecção de combustível, bem como o primeiro conversor catalítico de três vias num automóvel pequeno. Em 1993, o Corsa B estreou os airbags integrais para o condutor e o passageiro no seu segmento. O Corsa C, lançado em 2001, foi o primeiro a oferecer na classe dos automóveis utilitários os apoios de cabeça activos nos bancos dianteiros, os airbags de cortina e a caixa manual robotizada Easytronic. A partir de 2006, o actual Corsa D passou a disponibilizar inovações como o dispositivo FlexFix para transporte de bicicletas, totalmente integrado, e o sistema AFL de faróis direccionais.

Condutores mais exigentes e sensíveis a tendências

A quarta geração do Corsa adoptou um comportamento mais dinâmico, que o tornou ainda mais divertido de conduzir, e não apenas nas suas versões mais desportivas.

 

E o visual apelativo assumiu também um papel importante.

Há alguns anos, mais de 60 por cento dos compradores alemães do Corsa eram mulheres com menos de 30 anos, uma faixa etária que dá tanta importância à moda como ao preço.

 

Na senda de variadas edições especiais lançadas ao longo do ciclo de vida das diferentes gerações, o novo Corsa 2011 propõe toda uma série de modelos personalizados: Black Edition, Street Edition e Stripes.

 

Note-se que as versões personalizadas do Corsa, com esquemas cromáticos brilhantes de dois tons e muitos extras, são já responsáveis por cerca de 20 por cento das vendas do Corsa na Alemanha.

 

As campanhas publicitárias criadas para o Corsa contribuíram igualmente vincar o lado mais divertido e informal do modelo, visando sempre, e sobretudo, uma faixa de potenciais clientes relativamente jovens. Ao longo dos anos, os anúncios publicitários basearam-se em métodos bastante originais para realçar as características do automóvel - até chegarem, em 2006, às cinco marionetas da banda rock fictícia C'MONS. A dupla Tom & Jerry iniciou a era das campanhas invulgares com o rato Jerry a fugir do gato Tom num Corsa A. Os Flintstones tiveram uma aparição memorável na publicidade da Opel, com o pai Fred a rolar na Idade da Pedra ao volante de um Corsa B. A campanha publicitária de 1995, sob o lema “Eventually it gets everyone” (No final, atrai toda a gente), que incluiu até a Rainha de Inglaterra - mais exactamente, uma dupla -, tornou-se uma das mais aclamadas séries de anúncios no espaço mediático.

 

Embaixadores de sucesso: de Steffi Graf a Linda Evangelista

 

Os anúncios do Corsa com mulheres jovens e bem-sucedidas revelaram-se também muito populares. A tenista Steffi Graf apareceu ao lado do Corsa A. Em 1993, com a campanha "Supermodel", as supermodelos Christy Turlington, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Tatjana Patitz e Kate Moss gravaram nas memórias de muita gente muitos os atributos do então novo Corsa B.

 

Unidade 500.000 em Portugal é matriculada em Março

 

A Opel celebra já no próximo mês de Março a comercialização da unidade Corsa número 500.000 em Portugal. Com meio milhão de Corsa vendidos no mercado português desde 1983, o modelo da Opel torna-se no utilitário mais vendido de sempre. Durante 28 anos, o Corsa ocupou em permanência lugares de destaque no ranking de vendas, quase sempre em primeiro ou segundo lugar do segmento. De acordo com o último ‘census’ divulgado pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), ainda circulam hoje nas estradas portuguesas um total de 351.362 Corsa.

 

A competitividade da Opel no mercado português, e no segmento dos utilitários em particular, continua a manifestar-se a elevado nível. Em 2010, o Corsa da actual geração quase duplicou as vendas face ao ano anterior, devido em grande parte à actualização de que o modelo beneficiou em termos mecânicos e tecnológicos em meados do ano. Nos últimos quatro meses de 2010, o Corsa liderou as vendas do segmento dos utilitários, concluindo o ano com uma quota de 10,6 por cento, muito perto dos 11,3 por cento do primeiro lugar.

 

O Corsa representou em 2010 cerca de 49 por cento das vendas de veículos de passageiros da Opel em Portugal. A versão mais vendida foi a de cinco portas equipada com motor 1.2 Twinport de 85 cv. De um total de 10.183 unidades comercializadas, incluindo todas as variantes de carroçaria (passageiros e comerciais), verifica-se que 70 por cento das vendas couberam ao Corsa de 5 portas, 12 por cento ao de 3 portas e 18 por cento à variante comercial Van.

História resumida do Opel Corsa na Europa:

  • 1982 – 1992: Opel Corsa A, produção total de 3,1 milhões de unidades;
  • 1993 – 2000: Opel Corsa B, produção total de 3,8 milhões de unidades;
  • 2000 – 2006: Opel Corsa C, produção total de 2,3 milhões de unidades;
  • Julho de 2006: Estreia mundial da quarta geração do Corsa, em Londres;
  • Setembro de 2006: Quarta geração do Corsa disponível nos concessionários;
  • Produção total da quarta geração do Corsa até Outubro de 2010: 1,6 milhões de unidades;
  • Janeiro de 2010: Segundo o Relatório de Defeitos de 2010 do organismo alemão DEKRA, o Corsa D regista a mais baixa taxa de avarias de todos os automóveis testados;
  • Fevereiro de 2010: início da produção de nova gama de motores e optimização do chassis e da direcção;
  • Janeiro de 2011: Novo design, com um visual desportivo e moderno; nova versão 1.3 CDTI ecoFLEX com tecnologia Start/Stop e redução do consumo de combustível para 3,6 l/100 km (95 g/km de emissões de CO2).