Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

ZAFIRA TOURER CONCEPT, O "SALÃO SOBRE RODAS".

Estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra 2011.

25/Fev/2011

  • Conceito inovador e versátil de disposição dos bancos cria atmosfera muito confortável;
  • Design exterior elegante;
  • Tecnologia orientada para o conforto.

Em estreia mundial, a Opel revela o Zafira Tourer Concept no Salão Automóvel de Genebra, certame que decorre entre os dias 3 e 13 de Março naquela cidade suíça.


O modelo oferece várias pistas sobre a futura geração do pioneiro monovolume Opel Zafira. Este concept car alia a máxima versatilidade a uma ambiente de grande qualidade, o que resulta numa combinação ideal de funcionalidade e bem-estar.


O Zafira Tourer Concept foi concebido à luz do conceito de “sala-de-estar sobre rodas”, com um habitáculo desenhado ao detalhe para oferecer muito espaço para todos os ocupantes. Traz para o segmento dos monovolumes os valores do Insignia, nomeadamente a qualidade e as tecnologias inovadoras, exibindo a filosofia de design da Opel subordinada ao princípio da ‘arte escultural aliada à precisão alemã’.

«Transpusemos para um automóvel a ideia de uma sala-de-estar relaxante e criámos um oásis de conforto sobre rodas, um lugar para descontrair. Trata-se de um espaço amplo e confortável onde as pessoas gostarão de estar – quer para nas deslocações diárias quer numa longa viagem», afirma Mark Adams, Vice-Presidente de Design da Opel/Vauxhall. «O Opel Zafira Tourer Concept afirma-se também pelo visual moderno e elegante e pela elevada qualidade».

Zafira: pioneiro em versatilidade e conforto de qualidade


Fiel ao conceito de sala-de-estar, o habitáculo do Zafira Tourer Concept é muito luminoso graças ao pára-brisas panorâmico que se integra no generoso tejadilho de vidro, o qual, por sua vez, se prolonga até à traseira do monovolume.


A segunda vidraça, feita de material composto de elevada tecnologia e cuja aresta é iluminada por LED, dá um toque especial de sofisticação.


O plástico tem incorporado partículas metálicas minúsculas com propriedades reflectoras, proporcionando uma luz quente e acolhedora que pode ser ajustada em vários tons de amarelo.


Esta característica reforça o ambiente de sala-de-estar e empresta ao habitáculo uma aparência quase cintilante, criando simultaneamente um equilíbrio harmonioso com o ambiente exterior.


No Zafira Tourer Concept, os engenheiros da Opel desenvolveram ainda mais o conceito modular de sete bancos Flex7 lançado na primeira geração Zafira, tornando-o mais sofisticado do que nunca.


A terceira fila de bancos continua a poder ser totalmente rebatida até ficar à face do piso. De forma totalmente automática, mediante um toque numa tecla, a configuração de cinco lugares pode ser transformada num espaçoso habitáculo de quatro lugares.


Graças a um novo e engenhoso mecanismo de rebatimento, as costas do banco central da segunda fila podem ser rebatidas, disponibilizando um apoio de braços confortável para os passageiros dos lugares das extremidades. Estes ocupantes podem deslizar os seus bancos para trás e na direcção um do outro, criando ainda mais espaço para braços e pernas, obtendo, desta forma, um nível optimizado de conforto. Com ainda mais espaço, estão criadas condições perfeitas para maximizar o conforto, num habitáculo ideal para descontrair.


Os encostos de cabeça tripartidos inclináveis são de regulação eléctrica e contribuem para o carácter de grande qualidade do habitáculo do Zafira Tourer. Por razões de segurança, o encosto de cabeça do condutor mantém-se na posição vertical quando o automóvel está em andamento. À excepção deste encosto de cabeça, os restantes oscilam a 90 graus para a posição horizontal, enquanto os elementos exteriores curvam ligeiramente para a frente, maximizando a ergonomia.


A claridade desempenha um importante papel no conforto e bem-estar dos ocupantes da primeira fila de bancos, onde um grande ecrã táctil domina a consola central. Um compartimento de arrumação com tampa, localizado acima desse ecrã, tem capacidade para guardar objectos volumosos, como um iPad. O aquecimento pode ser controlado por meio de dois botões rotativos localizados abaixo do monitor, e o ar condicionado é regulado através de teclas de contacto.


Graças a Tablet PC pivotantes colocados nas costas dos bancos dianteiros, os passageiros da segunda fila podem navegar confortavelmente na Internet ou comandar aplicações multimédia.


Os bancos confeccionados em couro de grande qualidade, em tom ‘camel’, os revestimentos em tom castanho escuro das portas, a alcatifa de pelo alto e uma série de materiais de grande qualidade agradáveis ao toque, sublinham o carácter exclusivo deste monovolume.

Design exterior inovador


O habitáculo espaçoso e acolhedor está envolvido por uma carroçaria com design moderno e sofisticado, pintada num cinzento prateado metalizado especial.


A secção dianteira exibe faróis em forma de asa e duplas entradas de ar trapezoidais na grelha, criando um visual especialmente dinâmico.


As luzes diurnas em forma de asa, com tecnologia LED, os faróis AFL bi-Xenon e as luzes de nevoeiro estão, todos eles, alojados no interior de uma cobertura em plexiglass. Os faróis de nevoeiro, enquadrados numa armação em alumínio polido, têm a particularidade de cintilar em tons de azul como um bloco de acrílico opalino, criando um contraste com a atmosfera quente do habitáculo. Estes elementos encurtam visualmente a projecção dianteira da carroçaria.


Tal como na carrinha Astra Sports Tourer, a linha de cintura do Zafira ascende em forma de stick de hóquei contribuindo visualmente para impulsionar o veículo para a frente. A silhueta lembra um comboio de alta-velocidade. A carroçaria elegante e aerodinâmica reduz apreciavelmente os ruídos de vento, mesmo a alta velocidade.


Os retrovisores exteriores, optimizados do ponto de vista aerodinâmico, albergam os indicadores de direcção, numa elegante forma em alumínio polido. Estes pormenores de grande qualidade são retomados no friso de cintura do vidro lateral e nas barras do tejadilho.


Os farolins traseiros escurecidos, com tecnologia LED, envolvem os flancos da carroçaria e o portão traseiro. A barra horizontal de alumínio com o logótipo da Opel prolonga-se até às ópticas, conferindo ao Opel Zafira Tourer Concept um visual moderno. A dupla ponteira de escape está integrada numa outra barra de alumínio na parte inferior.

Design e tecnologias inovadoras melhoram o visual e aumentam o conforto


As jantes de liga leve de 20 polegadas, com raios duplos pintados em cinzento metalizado escuro, enfatizam a natureza dinâmica do monovolume e o carácter próprio de uma classe superior. Os raios polidos de alto brilho contrastam com as superfícies de alumínio em losango que os fazem ressaltar do fundo escuro dos aros.


Existe ainda um pormenor engenhoso ocultado atrás de cinco tampas finas nos raios. Os engenheiros da Opel conceberam-nas como protecções decorativas e funcionais das porcas das rodas. Podem ser desbloqueadas com facilidade e rapidez e as tampas abrem-se em estrela para permitir o acesso às porcas.


O Zafira Tourer Concept é propulsionado por uma nova versão do motor 1.4 Turbo, equipada com tecnologia Start/Stop.


O Zafira Tourer Concept está dotado de tecnologias que reforçam o conforto e a segurança, nomeadamente o sistema de suspensão adaptativa FlexRide com controlo electrónico do amortecimento.