Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

NOVO ZAFIRA TOURER: VERSATILIDADE EM ‘CLASSE EXECUTIVA’.

17/Mai/2011

  • Salto qualitativo: o campeão da versatilidade com qualidade superior;
  • Conceito exclusivo de bancos: bem-estar individual além da funcionalidade familiar;
  • Visual atraente: dinamismo combinado com o design marcante da dianteira
  • Conforto e segurança: sistemas inovadores de auxílio à condução contribuem para segurança e conforto acrescidos.

A estreia mundial do Opel Zafira Tourer vai marcar o 64º Salão Internacional Automóvel de Frankfurt, patente ao público de 15 a 25 do próximo mês de Setembro.


Aliando da melhor forma a funcionalidade e o bem-estar, o Zafira Tourer destaca-se no segmento dos monovolume pelos valores qualitativos de excelência do Insignia, bem como pelas tecnologias inovadoras e pela nova filosofia de design da marca alemã.


O Zafira “Tourer” constitui um enorme salto em frente em vários domínios: com um sistema de bancos Flex7 profundamente remodelado, a terceira geração do monovolume compacto da Opel consegue estabelecer novos padrões ao nível da versatilidade e da qualidade.


Mas a evolução vai além desta capacidade reforçada de transformar a configuração da cabina. As qualidades globais do novo monovolume da Opel situam-se a um nível de topo e resultam em bem-estar maximizado graças ao design sofisticado, ao ambiente do espaçoso habitáculo, ao chassis evoluído e às tecnologias inovadoras que elevam os patamares de conforto e a segurança.

Expoente máximo da versatilidade proporciona aos passageiros uma nova sensação de primeira classe


Quando foi lançado em 1999, o Opel Zafira da primeira geração não foi apenas o primeiro monovolume de sete lugares do segmento compacto. Estabeleceu novos padrões graças à versatilidade proporcionada pelo sistema de bancos completamente integrado a bordo, o qual eliminava a necessidade de remover e armazenar os bancos. Desde 1999, a Opel vendeu mais de 2,2 milhões de unidades de duas gerações Zafira na Europa. A par do Meriva, o líder europeu do segmento dos minimonovolumes, o Zafira definiu a Opel como um estandarte em matéria de versatilidade e uma referência na classe dos monovolumes.


A versatilidade de excelência é um dos principais cartões de visita do novo Zafira Tourer. A Opel aperfeiçoou de forma substancial o engenhoso conceito de bancos Flex7. Enquanto toda a terceira fila continua a poder ser rebatida até ao nível do piso do compartimento de carga, a segunda fila foi completamente redesenhada: deixa de ser constituída por um banco único, passando a apresentar três bancos individuais separados, que podem ser completamente rebatidos e deslocados independentemente entre si. Cada um destes bancos pode deslizar no sentido longitudinal até 210 mm.


Além disso, os passageiros da segunda fila podem beneficiar de um sistema exclusivo que a Opel designa de “Lounge Seating”, o qual proporciona um nível generoso de espaço e o conforto idêntico ao de uma limusina. Graças a um mecanismo de rebatimento muito bem arquitectado, as costas do banco central da segunda fila podem ser rebatidas e viradas para criar apoios de braços confortáveis para os passageiros dos bancos laterais. O movimento longitudinal dos bancos laterais neste caso aumenta até aos 280 mm – mais 70 mm do que na versão sem “Lounge Seating”, um prolongamento de 80 mm face ao Zafira actual. Além disso, os bancos laterais podem deslizar até 50 mm em direcção ao centro do habitáculo, uma verdadeira novidade neste segmento.


A combinação dos movimentos longitudinais e laterais dos bancos da segunda fila garante um conforto de primeira classe e a sensação única de viajar num “salão sobre rodas”, com o máximo de espaço individual e de ergonomia, já que os passageiros podem mudar de posição durante a viagem como melhor lhes aprouver. Esta ênfase no conforto pessoal faz do Zafira Tourer muito mais do que um simples veículo familiar. Os desenhadores da Opel criaram um habitáculo onde sobressai o bem-estar, um local para descontrair e desfrutar de uma atmosfera espaçosa – seja num trajecto de negócios ou numa viagem familiar.


Equipamentos exclusivos sublinham a versatilidade do Zafira


Graças ao espaçoso habitáculo e ao sistema variável dos bancos, o Zafira Tourer oferece um volume de bagageira de 710 litros na configuração de cinco bancos (mais 65 litros do que o modelo actual) e um máximo de 1860 litros (mais 40 litros) com todos os bancos traseiros rebatidos.


Além disso, a arrumação de objectos está facilitada ao máximo graças ao revolucionário sistema multi-funcional FlexConsole, uma evolução do elogiado sistema FlexRail introduzido o ano passado no Meriva. Esta inovação do Zafira Tourer é apenas mais um exemplo da versatilidade de excelência. O apoio de braços com compartimento de arrumação integrado e o porta-copos deslizam em calhas de alumínio até à posição desejada, permitindo uma utilização flexível do generoso espaço de arrumação entre os bancos da frente – precisamente onde é mais útil e acessível.


A segunda geração do sistema de transporte para bicicletas FlexFix, exclusivo da Opel, também se estreia neste segmento através do novo Zafira Tourer. Até à data cerca de 60.000 clientes Opel optaram por este sistema que está integrado no pára-choques traseiro e é puxado para fora como se fosse uma gaveta. Tirando partido da experiência da primeira geração, o sistema foi aperfeiçoado e apresenta agora um novo dispositivo de fixação que o torna ainda mais funcional e fácil de utilizar.

Zafira Tourer tem design inovador


«O Zafira é o ícone da Opel em matéria de versatilidade e nós queremos conferir à terceira geração deste modelo mais emoção e novas qualidades de excelência», explica Mark Adams, Vice-Presidente de Design da Opel/Vauxhall. «O Zafira Tourer marca a diferença com um visual elegante e dinâmico, e com uma imagem de qualidade superior.»


A secção dianteira exibe grafismos duplos originais, que sugerem dois “bumerangues” estendendo-se desde a parte superior dos faróis até à parte inferior das luzes de nevoeiro.


Em conjunto com o vinco central do capô do motor e a grelha proeminente, criam uma imagem dinâmica e moderna, invulgar num monovolume.


Em linha com todos os outros modelos da gama, os faróis apresentam luzes diurnas com um perfil em forma de asa, que já é típico da Opel.


O design simples e aerodinâmico da carroçaria do Zafira Tourer confere ao modelo um perfil que se assemelha um comboio de alta velocidade. A linha da cintura prolonga-se para cima projectando visualmente o veículo para a frente, enquanto que a “lâmina” esculpida nos painéis das portas acrescenta movimento ao flanco da carroçaria.


O perfil dos faróis, em forma de asa, é plasmado nos farolins traseiros, que podem incorporar tecnologia LED consoante o nível de equipamento. A barra cromada horizontal que suporta o logótipo da Opel prolonga-se até aos conjuntos ópticos, conferindo à traseira do Zafira Tourer um visual de espaço e dinamismo, e um toque de qualidade superior.


Quanto ao interior, a visibilidade do condutor foi significativamente melhorada graças a uma remodelação completa da configuração da frente do carro: pilares ‘A’ finos, vidros laterais de grandes dimensões e reposicionamento dos espelhos retrovisores exteriores, agora montados no painel da porta.


O habitáculo de elevada qualidade é dominado por formas dinâmicas e esculpidas, destinadas a reforçar a sensação de conforto. A atmosfera luminosa e arejada do habitáculo do Zafira Tourer pode ser reforçada pelo pára-brisas panorâmico, disponível como opção – uma inovação introduzida pela Opel em 2005 no Astra GTC. Este pára-brisas estende-se até ao tecto de abrir em vidro de dimensões generosas, prolongando-se visualmente até à traseira do veículo.

Controlo electrónico do chassis FlexRide reforça o conforto e a segurança


O chassis mecatrónico (interligação de componentes mecânicos através de controlos electrónicos) do Zafira Tourer foi projectado para garantir um nível excepcional de conforto e segurança. Por comparação com a anterior geração Zafira, a distância entre eixos e as vias aumentaram substancialmente em benefício do conforto de rodagem e da estabilidade dinâmica: a distância entre eixos é agora de 2760 mm (mais 57 mm), enquanto as vias medem 1584 mm à frente (mais 96 mm) e 1588 atrás (mais 78 mm).


À frente, o Zafira Tourer está equipado com a mesma arquitectura dinâmica do Insignia, com sub-chassis isolado e suspensão de tipo McPherson. A configuração do eixo traseiro é inédita no segmento dos monovolumes – tal como no modelo Astra, a suspensão semi-independente combina um evoluído eixo de torção com uma articulação de Watt. Esta construção tem vantagens múltiplas: por um lado proporciona um nível excepcional de controlo/estabilidade, conforto e insonorização, e por outro lado é mais leve e mais compacta do que um eixo multi-link que, por exemplo, não deixaria espaço suficiente para o sistema de transporte para bicicletas FlexFix, que se estreia no Zafira Tourer.


Continuando a ser uma raridade no segmento dos monovolumes, o sistema adaptativo FlexRide de controlo electrónico da suspensão do Zafira Tourer reforça o conforto e a segurança. Este sistema adapta-se automaticamente em função das condições do piso da estrada, da velocidade de entrada em curva, dos movimentos do veículo e do estilo de condução adoptado, proporcionando o máximo de estabilidade. Ainda assim, o condutor pode optar entre três programas pré-definidos: o modo “Standard”, o modo confortável “Tour” e modo mais dinâmico “Sport”.

Aumento da segurança graças a sistemas inteligentes de auxílio à condução


No novo Zafira Tourer o conforto e a segurança, no sentido integral, são reforçados por um grande número de sistemas inovadores de auxílio ao condutor.


Sendo uma novidade na gama Opel, o programador adaptativo da velocidade de cruzeiro, Adaptive Cruise Control (ACC), apoiado por radar e com sistema de travagem com mitigação de colisão Collision Mitigating Braking (CMB) monitoriza constantemente a distância para os veículos da frente. Se a distância de segurança predefinida for encurtada, o sistema reduz automaticamente a velocidade do Zafira Tourer ou, em situações extremas, produz uma travagem de emergência para evitar uma colisão.


O sistema de câmara dianteira Opel Eye de segunda geração constitui outra das novidades do Zafira Tourer. Embora continue a estar dotado com a função já conhecida de aviso da saída de faixa, Lane Departure Warning (LDW), a funcionalidade de reconhecimento dos sinais de trânsito, Traffic Sign Recognition (TSR) foi aperfeiçoada e amplamente alargada. A câmara também é compatível com novas funções, como por exemplo:


  • A função de indicação da distância, Following Distance Indication (FDI), que informa visualmente o condutor sobre a distância que o separa do veículo da frente;
  • A função de alerta de colisão dianteira, Forward Collision Alert (FCA), que avisa o condutor através de sinais visuais e sonoros sobre a iminência de colisão com o veículo da frente;
  • Um sistema inteligente de ajuste do alcance das luzes, Intelligent Light Ranging (ILR) que acrescenta uma nova função ao avançado sistema de faróis direccionais Advanced Forward Lighting (AFL) bi-xénon, ao ajustar o feixe das luzes de médios de acordo com a distância em relação ao veículo da frente, adaptando-o continuamente de forma a optimizar a iluminação da estrada sem causar encandeamento.


O Zafira Tourer estreia ainda outros sistemas inovadores:


  • A função de alerta para a presença de outro veículo no chamado ‘ângulo morto’, Side Blind Spot Alert (SBSA), avisa o condutor para a possibilidade de colisão se decidir mudar de faixa de rodagem;
  • Para facilitar manobras de estacionamento o sistema avançado de auxílio ao estacionamento, Advanced Park Assist (APA), ajuda o condutor a encontrar um espaço adequado para estacionar e orienta as manobras de estacionamento; a câmara orientada para a retaguarda, Rear View Camera, facilita sobremaneira as manobras difíceis em locais apertados.


Motores turbodiesel e a gasolina eficientes


No lançamento, agendado para este Outono, o Opel Zafira Tourer vai estar disponível com três versões do motor turbodiesel 2.0 CDTI, já adoptado no Astra e no Insignia, com potências de 110 cv (81 kW) e 130 cv (96 kW), enquanto a motorização de topo recebeu evoluções que lhe permitem debitar agora 165 cv (121 kW). A gama de motorizações a gasolina inclui dois motores 1.4 ECOTEC Turbo, eficientes do ponto de vista do consumo, com potências de 120 cv (88 kW) e 140 cv (103 kW). Estão também disponíveis transmissões automáticas e manuais de seis velocidades em diversas combinações com estes motores.


A nova tecnologia Start/Stop da Opel, que contribui para reduzir ainda mais o consumo de combustível, especialmente no tráfego congestionado das cidades, está disponível em combinação com os motores 1.4 Turbo a gasolina e 2.0 CDTI a gasóleo.


Logo a seguir à estreia, o Zafira Tourer terá uma versão ecoFLEX super-eficiente em consumo, bem como versões alimentadas a gás natural comprimido (GNC) e gás de petróleo liquefeito (GPL). Alguns meses mais tarde, serão também introduzidas motorizações de elevada performance, incluindo uma geração completamente nova de motores a gasolina.


Gama alargada de monovolumes da Opel incluirá dois modelos Zafira


A retoma do crescimento do segmento dos monovolumes compactos na Europa desde o início de 2010, levou a Opel a desenvolver planos no sentido de continuar a apostar neste sector. O Opel Zafira da geração actual vai permanecer no programa de produção, lado a lado com o novo e mais sofisticado Zafira Tourer, disponibilizando uma variante de um monovolume compacto funcional e versátil, por um preço muito acessível.


Assim a gama de monovolumes da Opel é composta pelo mini Agila (comprimento: 3,74 metros), o pequeno Meriva (4,29 m), e os compactos Zafira (4,47 m) e Zafira Tourer (4,66 m).


Os dois modelos Zafira serão produzidos exclusivamente na fábrica da Opel em Bochum, na Alemanha.