Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

OPEL LANÇA MOTOR 1.3 CDTI COM START/STOP NA GAMA ASTRA.

30/Mar/2011

  • Todas as versões ecoFLEX equipadas de série com sistema Start/Stop;
  • Estreia do motor 1.3 CDTI de 95 cv na station wagon Astra Sports Tourer;
  • Baixo consumo de gasóleo: ciclo misto com média de 3,9 l/100;
  • Preços a partir de 23.050 euros (5 portas) e 23.850 euros (Sports Tourer).

A gama Opel Astra passa a contar com novas versões 1.3 CDTI ecoFLEX Start/Stop, tanto na variante de carroçaria de cinco portas como na station wagon Sports Tourer. Com a integração de série do sistema Start/Stop, o motor 1.3 CDTI de 95 cavalos de potência vê a sua reconhecida economia reforçada. Ao desligar automaticamente o motor quando o automóvel está parado no trânsito, esta tecnologia permite reduzir ainda mais o consumo de gasóleo e as emissões de CO2. O novo Astra 1.3 CDTI ecoFLEX de cinco portas revela um consumo de gasóleo em ciclo misto de apenas 3,9 l/100, contra 4,1 l/100 da anterior versão sem Start/Stop.


A redução do consumo de combustível e das emissões é obtida graças ao sofisticado sistema Start/Stop, cujas vantagens, especialmente no trânsito citadino, são muito evidentes.


O princípio é simples: quando o motor não trabalha, não consome combustível. O sistema Start/Stop desliga o motor quando o automóvel está parado e o condutor coloca a alavanca da caixa de velocidades em ponto-morto e liberta o pedal da embraiagem. Quando o semáforo fica verde ou o tráfego recomeça a mover-se, basta pressionar o pedal da embraiagem e o motor é ligado de novo, automaticamente.


Quando o sistema Start/Stop desliga o motor, os sistemas de climatização, de direcção assistida e de assistência à travagem permanecem activos. A função Start/Stop não é activada se o sistema detectar potencial risco de segurança, ou se a paragem do motor puder afectar o seu funcionamento ou diminuir o conforto no habitáculo.

A gama Astra ecoFLEX, agora com Start/Stop, recorre ao ultra-económico turbodiesel 1.3 CDTI de quatro cilindros e 16 válvulas, que debita 95 cavalos de potência.


Uma das características deste motor é a elevada disponibilidade de binário, atingindo o valor máximo de 190 Nm logo às 1750 rpm e mantendo-se constante até às 3250 rpm.


O motor 1.3 CDTI está dotado de injecção directa múltipla common-rail que funciona a alta pressão de 1600 bar e recorre a um turbocompressor de geometria variável.


A alimentação do motor integra um sistema evoluído de recirculação dos gases de escape (EGR) que possui uma função adicional de arrefecimento da mistura ar/gasóleo, contribuindo para reduzir emissões.


O propulsor 1.3 CDTI tem acoplada uma caixa manual de cinco velocidades cujas relações de transmissão foram optimizadas para garantir uma elevada poupança de combustível. O sistema de escape está equipado de série com filtro de partículas sem manutenção.


As versões Astra ecoFLEX Start/Stop apresentam um desempenho aerodinâmico superior graças, entre outros, à entrada de ar variável para o compartimento do motor. A grelha dianteira possui um deflector activo que abre quando o automóvel circula a baixas velocidades (situação em que a aerodinâmica não é tão importante e o motor necessita de mais ar para o circuito de arrefecimento) e fecha automaticamente quando se circula a maior velocidade, optimizando desta forma o desempenho aerodinâmico (menos ar no compartimento do motor resulta em menor turbulência). Esta cortina de funcionamento automático é complementada por várias melhorias ao nível da carenagem inferior do Astra ecoFLEX, que reduzem ainda mais a resistência ao ar.


Para obterem a melhor performance em matéria de condução económica, os condutores podem contar com um indicador de mudança de velocidade colocado no painel de instrumentos. A luz acende quando o regime e a carga do motor atingem o patamar ideal para engrenar uma velocidade acima.


O nível de equipamento Enjoy possui de série ar condicionado, quatro vidros eléctricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, computador de bordo, rádio-leitor de CDs compatível com MP3, programador de velocidade e espelhos de regulação eléctrica, entre outros. As versões Cosmo adicionam de série elementos como travão de estacionamento eléctrico, bancos forrados a couro e tecido, sistema de som com sete altifalantes e sensores de chuva e de faróis, apenas para citar os mais relevantes.


Para além do conforto, também o foco na segurança é extensivo aos novos Astra ecoFLEX Start/Stop. Airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina, encostos de cabeça activos, cintos de segurança com tensores e limitadores de força, sistema Isofix para cadeiras de criança e controlo electrónico de estabilidade (ESC) fazem parte do equipamento de série.


A gama Astra ecoFLEX Start/Stop está disponível no mercado português com preços a partir de 23.050 euros (5 portas) e 23.850 euros (Sports Tourer).