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ZAFIRA TOURER: O NOVO MESTRE EM VERSATILIDADE.

21/Out/2011

  • Novo patamar: monovolume referencial da Opel apresenta-se com qualidade superior;
  • Conceito exclusivo de bancos: bem-estar individual a par de versatilidade familiar;
  • Sistemas inovadores de auxílio à condução dão segurança e conforto acrescidos;
  • Eficiência: Zafira Tourer ecoFLEX emite apenas 119 g/km de emissões de CO2.

A Opel desenvolveu um monovolume totalmente novo que alia de forma ideal a funcionalidade e o bem-estar. Para o novo Zafira Tourer, a marca foi buscar ao Insignia muitos valores qualitativos de excelência, acompanhados de tecnologias inovadoras e de design atraente e dinâmico. O segmento dos monovolumes compactos de sete lugares foi criado pela Opel em 1999, com o primeiro Zafira. Hoje, o Zafira Tourer resulta da ampla reinterpretação a que foi submetido o famoso conceito Flex7 de modularidade do habitáculo, o que permite estabelecer novos padrões de flexibilidade e ambiente interior.


A evolução da terceira geração do Opel Zafira vai além do novo sistema versátil de configuração de bancos. Globalmente, o Zafira Tourer representa um passo em frente e expressa novas ambições. A versatilidade do novo monovolume compacto da Opel vai além do que é habitual num automóvel familiar. A qualidade global situa-se a um nível superior e resulta em bem-estar maximizado graças ao design sofisticado, ao habitáculo espaçoso, ao chassis evoluído e às tecnologias inovadoras que elevam os patamares de conforto e segurança. A segunda geração da câmara dianteira ‘Opel Eye’ é apenas um dos dispositivos tecnológicos numa gama de inovadores sistemas inteligentes de auxílio à condução, onde se inclui o programador de velocidade adaptativo apoiado por radar.


À saída da fábrica, o novo Zafira Tourer estará disponível com uma vasta gama de motores eficientes, a gasolina e turbodiesel, compreendendo potências entre os 110 e 165 cv. O topo de gama é o 2.0 CDTI de 165 cv. Pouco depois do lançamento surgirá uma versão especialmente económica equipada com este motor, mas com 130 cv de potência e 320 Nm de binário. Com injecção common-rail de alta pressão e tecnologia Start/Stop, esta versão atinge valores referenciais no segmento dos monovolumes compactos, registando emissões de apenas 119 g/km de CO2.

Versatilidade acrescida proporciona uma nova sensação de primeira classe

Seguindo a tradição iniciada nas duas anteriores gerações, garantindo a máxima versatilidade sem remoção de bancos, o Zafira Tourer está equipado com o engenhoso sistema Flex7, que foi aperfeiçoado de forma substancial pelos engenheiros da Opel. Enquanto toda a terceira fila de bancos continua a poder ser rebatida até ao nível do piso do compartimento de carga, a segunda fila foi completamente redesenhada: deixa de ser constituída por um banco único, passando a apresentar três bancos individuais separados, que podem ser completamente rebatidos e regulados independentemente. Cada um destes bancos pode deslizar no sentido longitudinal num curso até 210mm.


Além disso, os passageiros da segunda fila beneficiam de um sistema exclusivo que a Opel designa de ‘Lounge Seating’, o qual proporciona espaço e conforto invulgares. Graças a um mecanismo engenhoso de rebatimento, as costas do banco central da segunda fila podem ser rebatidas e viradas para criar apoios de braços confortáveis para os passageiros dos bancos laterais. O movimento longitudinal dos bancos laterais aumenta para - um prolongamento de face ao Zafira actual. Além disso, os bancos laterais podem deslizar até para o centro do habitáculo, uma verdadeira novidade neste segmento.


A combinação dos movimentos longitudinais e laterais dos bancos da segunda fila garante um conforto de primeira classe e a sensação única de viajar num ‘salão sobre rodas’, com o máximo de espaço individual e de ergonomia, já que os passageiros podem mudar individualmente as posições dos seus bancos durante a viagem como melhor lhes aprouver. Esta ênfase no conforto pessoal faz do Zafira Tourer muito mais do que um simples veículo familiar. Os desenhadores da Opel criaram um habitáculo onde sobressai o bem-estar – um local para descontrair e desfrutar de uma atmosfera espaçosa, seja numa deslocação de negócios ou numa viagem familiar.

Equipamentos exclusivos sublinham a versatilidade do Zafira Tourer

Graças ao espaçoso habitáculo e ao sistema variável dos bancos, o Zafira Tourer oferece um volume de bagageira de 710 litros na configuração de cinco bancos (mais 65 litros do que o modelo anterior) e um máximo de 1860 litros (mais 40 litros) com todos os bancos rebatidos.


O Zafira Tourer disponibiliza mais de 30 compartimentos de arrumação, incluindo o revolucionário sistema multi-funcional FlexRail da consola central. Esta inovação do Zafira Tourer é apenas mais um exemplo da máxima versatilidade, constando de um apoio de braços com compartimento de arrumação integrado e uma prateleira porta-copos que deslizam em calhas de alumínio até à posição desejada, permitindo uma utilização flexível do generoso espaço de arrumação entre os bancos da frente – precisamente onde é mais útil e acessível.


A segunda geração do sistema integrado para transporte de bicicletas FlexFix, exclusivo da Opel, também se estreia neste segmento através do novo Zafira Tourer. O sistema foi aperfeiçoado e apresenta agora um novo dispositivo de fixação que o torna ainda mais funcional e fácil de utilizar. Graças a um novo adaptador, a capacidade de transporte passa das anteriores duas bicicletas para quatro. Outro dos melhoramentos incidiu no aumento do ângulo de inclinação do suporte, que agora permite o acesso à bagageira através do exterior sem ser necessário remover as bicicletas.

Visual desportivo e dinâmico com imagem de qualidade superior

«O Zafira é o ícone da Opel em matéria de versatilidade e nós demos à terceira geração deste modelo mais emoção e novas qualidades de excelência», explica Mark Adams, Vice-Presidente da Opel/Vauxhall para o Design. «O Zafira Tourer marca a diferença com um visual dinâmico e muito atraente, e com uma imagem de qualidade superior.»


A secção dianteira exibe grafismos duplos originais, que sugerem dois ‘bumerangues’, estendendo-se desde a parte superior dos faróis até à parte inferior das luzes de nevoeiro. A par do vinco central do capô do motor e da proeminente grelha trapezoidal, o conjunto cria uma imagem dinâmica e moderna, invulgar num monovolume. Em linha com todos os outros modelos da gama, os grupos ópticos dianteiros apresentam luzes diurnas com perfil em forma de asa, integradas na parte superior dos faróis.


O design simples e aerodinâmico da carroçaria do Zafira Tourer confere ao modelo um perfil que se assemelha ao de um comboio de alta velocidade. A linha da cintura prolonga-se para cima projectando visualmente o veículo para a frente, enquanto que a “lâmina” esculpida nos painéis das portas acrescenta movimento ao flanco da carroçaria do monovolume.


O perfil dos faróis, em forma de asa, é plasmado nos farolins traseiros, que podem incorporar tecnologia LED consoante o nível de equipamento. A barra cromada horizontal que suporta o logótipo da Opel prolonga-se até aos conjuntos ópticos, conferindo à traseira do Zafira Tourer um visual elegante e dinâmico, sublinhando o toque moderno.


No habitáculo, a visibilidade do condutor foi significativamente melhorada graças à remodelação completa da configuração da frente do monovolume: pilares ‘A’ mais finos, vidros laterais de grandes dimensões e reposicionamento dos espelhos retrovisores exteriores, agora montados no painel da porta. O habitáculo de elevada qualidade assume semelhanças com o topo de gama Insignia nas linhas e nos materiais utilizados. As formas dinâmicas e esculturais dominantes no interior reforçam a sensação de conforto. A atmosfera luminosa e arejada do Zafira Tourer pode ser reforçada com o pára-brisas panorâmico, que se estende até ao tecto de abrir em vidro, prolongando-se até à traseira do veículo.

Controlo electrónico do chassis FlexRide reforça o conforto e a segurança

O chassis do Zafira Tourer garante um nível excepcional de conforto e segurança. Por comparação com o actual Zafira, a distância entre eixos aumenta 57 mm, para 2760 mm, ao mesmo tempo que as vias medem 1584 mm à frente (mais 96 mm) e 1588 atrás (mais 78 mm).


À frente, o Zafira Tourer está equipado com a mesma arquitectura dinâmica do Insignia, com sub-chassis isolado e suspensão de tipo McPherson. A configuração do eixo traseiro é inédita no segmento dos monovolumes – tal como no modelo Astra, a suspensão semi-independente combina um evoluído eixo de torção com uma articulação Watt. Esta construção tem vantagens múltiplas: por um lado proporciona um nível excepcional de controlo/estabilidade, conforto e insonorização, e por outro lado é mais leve e mais compacta do que um eixo multi-link que, por exemplo, não deixaria espaço suficiente para o sistema de transporte de bicicletas FlexFix.


O sistema inteligente FlexRide de chassis mecatrónico (interligação de componentes mecânicos através de controlos electrónicos que comunicam em rede) garante um nível excepcional de conforto, segurança e dinâmica de condução. Este sistema adapta-se automaticamente em função das condições do piso da estrada, da velocidade de entrada em curva, dos movimentos do veículo e do tipo de condução adoptado. O condutor pode optar entre três programas pré-definidos: o modo ‘Standard’, o modo confortável ‘Tour’ e o modo mais dinâmico ‘Sport’.

Aumento da segurança com sistemas inteligentes de auxílio à condução

No novo Zafira Tourer o conforto e a segurança, no sentido integral, são reforçados por um grande número de sistemas inovadores de auxílio à condução, incluindo a segunda geração da câmara dianteira ‘Opel Eye’ e o sistema adaptativo de programação da velocidade de cruzeiro, apoiado por radar.


A função de indicação da distância Following Distance Indication ajuda a prevenir colisões e eventuais sanções por condução demasiado próxima do veículo da frente, através da informação visual ao condutor da distância, em segundos, que o separa do veículo da frente.


Caso o Zafira Tourer prefigure uma situação crítica de colisão com o veículo da frente, a função de alerta de colisão dianteira, Forward Collision Alert (FCA), avisa o condutor através de sinais visuais e sonoros. A sensibilidade da função pode ser ajustada pelo condutor através de um comando no volante. Caso não haja reacção aos avisos sonoros e visuais do FCA, o sistema possui a função Collision Imminent Braking, que aplica automaticamente os travões, produzindo uma desaceleração que pode ir até 0,3 g para minimizar a probabilidade de uma colisão. O sistema avisa o condutor através de alertas acústicos e visuais sempre que a distância mínima programada no sistema é violada.


O sistema adaptativo de programação de velocidade de cruzeiro apoiado por radar, Adaptive Cruise Control – disponível pela primeira vez num monovolume compacto – permite que o condutor mantenha uma velocidade pré-definida tendo em linha de conta a distância para o carro da frente. Além da programação da velocidade, as distâncias para o carro da frente podem também ser definidas através de uma selecção de três distâncias de segurança: distante, médio e próximo.


A variação do feixe das luzes bi-xénon é assegurada pelo avançado sistema adaptativo de faróis direccionais Advanced Forward Lighting system AFL+, que passa a contar com dez funções. O sistema de regulação automática do alcance das luzes Intelligent Light Ranging (ILR) recorre a informações dadas pela nova câmara dianteira Opel Eye para adaptar o feixe das luzes de médios, maximizando a iluminação sem encandear os outros automobilistas.


O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, Traffic Sign Recognition, identifica agora um número mais vasto de sinais de trânsito. Além dos sinais circulares, o sistema reconhece os sinais rectangulares existentes nas auto-estradas e nas vias rápidas, assim como a sinalização de vias com restrições ao tráfego. A utilização da tecnologia de exposição múltipla permite a detecção de sinais dinâmicos de LED existentes em pontes, túneis e vias reversíveis.

A função de alerta para a presença de outro veículo no chamado ‘ângulo morto’, Blind Spot Alert, alerta o condutor para o risco de colisão se decidir mudar de faixa de rodagem. A base de funcionamento do sistema assenta em sensores ultra-sónicos que monitorizam num raio de quatro metros a existência de algum veículo nos ângulos mortos da visão do condutor. Quando um outro veículo entra no alcance dos sensores, acende-se uma luz avisadora de LED instalada na extremidade exterior do respectivo espelho retrovisor. Se o condutor mesmo assim tentar a mudança de faixa de rodagem, a luz avisadora pisca e é igualmente emitido um sinal avisador acústico.


Para facilitar manobras de estacionamento, o sistema avançado de auxílio ao estacionamento, Advanced Park Assit, orienta de forma segura o condutor para um espaço adequado para estacionar. Os sensores ultra-sónicos ligados a uma unidade de processamento computorizada identificam, quando o condutor circula lentamente, um lugar com dimensões que permitam estacionar, dando depois indicações no ecrã central relativamente à direcção e à manobra. O Zafira Tourer pode ser equipado com uma câmara orientada para a traseira do automóvel, que facilita as manobras mais exigentes ao mostrar a trajectória do veículo no ecrã no tabliê.

Motores eficientes turbodiesel e a gasolina

A gama Opel Zafira Tourer estará disponível, à saída da fábrica, com três versões do motor turbodiesel 2.0 CDTI, já adoptado no Astra e no Insignia, com potências de 110 cv, 130 cv, e a variante de topo que recebeu evoluções para passar a debitar 165 cv. O leque de motorizações a gasolina inclui dois motores 1.4 Turbo, eficientes do ponto de vista do consumo, com potências de 120 cv e 140 cv. Estão disponíveis transmissões automáticas de seis velocidades em combinação com os motores 1.4 Turbo a gasolina de 140 cv e turbodiesel 2.0 CDTI de 165 cv. A nova tecnologia Start/Stop, que contribui para reduzir ainda mais o consumo de combustível, especialmente no tráfego congestionado das cidades, está disponível para as versões equipadas com motores 1.4 Turbo a gasolina e 2.0 CDTI a gasóleo.


Logo a seguir à estreia, o Zafira Tourer terá uma versão ecoFLEX especialmente económica do motor 2.0 CDTI com 130 cv. Alguns meses mais tarde, serão lançadas motorizações de elevada performance.

Opel Zafira 2.0 CDTI ecoFLEX: o melhor do segmento com emissões de apenas 119 g/km de CO2

A versão Zafira Tourer ecoFLEX, com motor 2.0 CDTI de 130 cv, integra tecnologias que aumentam a eficiência. Além do sistema Start/Stop, o monovolume compacto da Opel está equipado com sistema de gestão do motor optimizado, novo turbocompressor de geometria variável, deflector de ar activo na grelha do radiador e pneus de baixa resistência ao rolamento. O consumo de 4,5 l/100 km e emissões de apenas 119 g/km de CO2, tornam o Zafira Tourer 2.0 CDTI ecoFLEX referencial na classe, sem compromisso para as performances. O motor de dois litros de cilindrada e injecção common-rail desenvolve 130 cv de potência e binário máximo de 320 Nm.