Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

LIVRO "OPEL AMPERA - NOVA ERA NA MOBILIDADE ELÉTRICA".

Desvenda os segredos da motorização com eletricidade e extensão de autonomia.

5/Jul/2012

Livro Opel Ampera

O modelo Opel Ampera, lançado em Portugal no início de 2012, ficou conhecido como o primeiro automóvel elétrico que consegue «ir a qualquer lado, em qualquer altura». O livro ‘Opel Ampera – Nova Era na Mobilidade Elétrica’, da autoria do jornalista e escritor Alexandre Coutinho, desvenda os segredos por trás da sofisticada tecnologia e explica com detalhe como se tornou realidade o sonho de produzir um automóvel elétrico com autonomia superior a 500 quilómetros.


«No inverno de 2006, a liderança da General Motors estava em busca de uma solução (...). Foi então que surgiu uma ideia: um automóvel elétrico com energia suficiente para cobrir as necessidades diárias de deslocação da maioria das pessoas, dotado de um extensor de autonomia e de lugares para quatro ou cinco adultos». Assim começa o capítulo “Génese do Ampera“, iniciando o leitor numa viagem ao universo da mais avançada tecnologia automóvel atualmente em produção. Ao longo de mais de 120 páginas, Alexandre Coutinho escreve com base nos seus conhecimentos e em muitas entrevistas que efetuou a responsáveis da Opel e da General Motors. Algumas dessas entrevistas tiveram em vista a elaboração do livro; foram os casos das longas conversas com Frank Weber, Bob Kruse, Lars-Peter Thiessen, Uwe Winter e Malcom Ward, precisamente os gestores e engenheiros que lideraram todo o processo de desenvolvimento do conceito e da tecnologia do Ampera.


O autor não se detém na análise minuciosa do sofisticado Opel Ampera. Baseado nos elementos que recolheu ao longo de anos em que acompanhou de perto a pesquisa e desenvolvimento de Tecnologias Avançadas da Opel e da General Motors, Coutinho expõe o percurso seguido pelo fabricante de automóveis na área da Propulsão Alternativa desde os primeiros automóveis com tração elétrica, levantando simultaneamente uma ponta do véu que ainda cobre os atuais estudos que hão de, num futuro não muito longínquo, dar origem às mais espetaculares soluções de mobilidade sustentável.


“Opel Ampera – Nova Era na Mobilidade Elétrica“ tem prefácios assinados pelo CEO da Opel, Karl-Friedrich Stracke, e pelo Diretor-Geral da Opel Portugal, Guillermo Sarmiento. O livro está profusamente ilustrado com fotografias, esquemas e diagramas. As imagens produzidas em Portugal, com o primeiro protótipo que tocou rodas em terras lusas, são da autoria do fotógrafo Luís Viegas.


A apresentação da obra decorreu em Lisboa, no ‘Ampera Brand Store‘, e contou com intervenções dos prestigiados especialistas Tiago Lopes Farias, Professor do Instituto Superior Técnico, e Francisco Ferreira, Professor da Universidade Nova de Lisboa e Coordenador da Quercus.


“Opel Ampera – Nova Era na Mobilidade Elétrica“ é publicado pela editora ‘Contra a Corrente‘ e fará parte do catálogo de livrarias selecionadas. As receitas provenientes das vendas reverterão a favor de instituições de apoio social.

Biografia

Alexandre Coutinho (autor), jornalista free lance e escritor, é natural de Lisboa, onde completou a Licenciatura e o Mestrado em Comunicação Social.

 

Iniciou a sua carreira em 1986, no O Jornal, ingressando em 1988 na Secção de Economia do Expresso, de que foi editor (1998-2000) e onde trabalhou até ao final de 2010.

 

Desde 2007, é também editor da revista de aviação Sirius Magazine.

 

Em 1995, criou as páginas Viagens no Meu Planeta e Volta ao Mundo de Faca e Garfo, no portal Janela na Web e, em 2009, o blogue Vida na Terra, no sítio do Expresso.

 

Além de colaborações em diversas publicações, é autor dos livros “O Mensageiro de Fidel”, “Como se Faz um Presidente”, “Chevrolet em Portugal”, “Microcrédito em Portugal – Uma Nova Oportunidade”; “Auto Palace – Um Século de Vida”; “A Irmandade dos Romeiros”; “F-16 Falcões e Jaguares”; “100 Anos Chevrolet” (os últimos seis em coautoria); e mais recentemente, “Opel Ampera – Nova Era na Mobilidade Elétrica”.

 

Editou para o Expresso a obra coletiva “50 Lojas com Histórias”.

 

É cofundador da editora Contra a Corrente, Lda.