Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

ADAM: GRANDE INVESTIMENTO NUM PEQUENO MODELO.

31/Jul/2012

  • Fábrica de Eisenach está pronta para o arranque de produção;
  • Variedade de elementos de personalização coloca desafios especiais;
  • O único automóvel do segmento feito na Alemanha.
Opel ADAM: grande investimento num pequeno modelo

Com 43 mil habitantes e encimada pelo castelo de Wartburg, Eisenach situa-se na região central alemã da Turíngia. A cidade que viu nascer Johan Sebastian Bach é conhecida pela beleza natural e pelos frequentes eventos culturais.

 

Mas Eisenach orgulha-se também de ser uma das âncoras industriais da Opel. A fábrica está implantada no belo vale de Hörsel, onde corre o rio com o mesmo nome. Por estes dias, a região fervilha de atividade nos preparativos do arranque de produção do novíssimo Opel ADAM.

 

Seja pelas cores, pelos equipamentos ou pelos detalhes de design do habitáculo, nunca antes um modelo do segmento A tinha sido tão personalizável. Aquilo que é uma clara mais-valia para os clientes torna-se num grande desafio para os especialistas industriais. No entanto, toda a equipa da fábrica de Eisenach encarou de frente a difícil tarefa de dar corpo a um dos modelos da Opel mais aguardados. «Com este automóvel vamos mostrar do que somos capazes. No início do próximo ano, quando o ADAM chegar ao mercado, as pessoas vão ficar surpreendidas com a longa lista de equipamentos e pormenores com que podem personalizar o nosso novo citadino ‘chique’», defende o diretor da fábrica, Stefan Fesser.

 

À frente de uma equipa de 1600 pessoas, Fesser tem estado a trabalhar, há mais de um ano, no minucioso plano de lançamento, ao mesmo tempo que o bem-sucedido Corsa continuava a sair diariamente da linha de montagem. Na verdade, a fábrica já produziu milhões de unidades deste modelo. Para a produção do ADAM, no mesmo local, a Opel investiu 190 milhões de euros em novos edifícios e equipamentos de produção ultramodernos.

Interior do Opel ADAM

Não é vulgar na indústria automóvel produzir-se um modelo deste segmento na Alemanha. Até hoje, a Opel foi o único fabricante a seguir esta opção, assentando a sua decisão no historial irrepreensível da fábrica de Eisenach. «O ADAM chega a ser uma espécie de quebra-cabeças em termos de complexidade de produção e logística, mas este foi um desafio que nos deu especial satisfação desde o início do projeto», confessa Stefan Fasser.

 

Graças à organização flexível da fábrica, que encontrou as respostas certas para ultrapassar cada barreira, o novo ADAM oferecerá possibilidades quase ilimitadas de personalização. O largo espetro de cores de carroçaria pode surgir em combinação com três tonalidades diferentes de tejadilho. No habitáculo, é possível escolher entre várias cores e forros, incluindo um ‘céu estrelado’ no tejadilho, com pequenas luzes LED incrustadas no forro.

 

Mark Adams, Vice-Presidente da Opel para o Design, explica: «Nenhum outro modelo neste segmento oferece tantas hipóteses de configuração. Vamos oferecer combinações virtualmente ilimitadas de cores no exterior e no interior, tecidos, detalhes de decoração e equipamentos. É pouco provável que o dono de um ADAM veja outro exatamente igual ao seu.»

Sistema de informação e entretenimento do Opel ADAM

Novo sistema de informação e entretenimento com Android e Apple iOS intergrados

 

Além disso, o ADAM oferece tecnologias avançadas que só se encontram em modelos de segmentos superiores, nomeadamente um novíssimo sistema de bordo de informação e entretenimento que permite a integração de ‘smartphones’ (Android e Apple iOS), incluindo as aplicações assentes em Internet.

 

 

Últimos preparativos nas instalações de produção

 

Os engenheiros e os técnicos estão a aproveitar o período de paragem oficial de férias, que começa esta semana, para fazerem as últimas afinações na linha de produção. Quando retomar a laboração, essa linha produzirá o novo ADAM e o Corsa. Dois modelos numa só linha de montagem requerem um elevado grau de concentração.

 

Os primeiros protótipos já foram produzidos e alguns causaram grande excitação nas redondezas quando saíram para testes, camuflados com um padrão de xadrez de preto e branco.

Novo Opel ADAM

Nova nave de produção; nova unidade de soldadura; pintura robotizada

 

A expansão da fábrica resultou no novo edifício E100, em cujos 22.000 metros quadrados está instalada a unidade de soldadura, dotada de equipamento totalmente novo. A fábrica possui um ramal ferroviário através do qual chegam os componentes. Para além deste, existem oito docas para descarga de camiões. O centro de montagem está ligado à nave de soldadura da carroçaria, bem como à linha final de montagem.

 

A unidade de pintura também recebeu melhoramentos com a chegada do ADAM. Esta linha foi equipada com tecnologia ultramoderna de robotização que assegura a melhor e mais eficiente aplicação de tinta nas diferentes variantes de carroçarias.

 

O novo Opel ADAM vai fazer a sua estreia no Salão Mundial do Automóvel de Paris, que abre ao público no dia 29 de Setembro. As primeiras unidades estarão à venda no início de 2013.