Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

OPEL ADAM INSPIRA ARTISTAS JOVENS.

23/Jul/2012

Opel ADAM inspira

Na preparação da estreia do ADAM, a Opel lançou a vários artistas de vanguarda o desafio de criarem obras inovadoras inspiradas no novo modelo de automóvel ‘chique’ que a marca propõe para a cidade.

 

Julien Simshäuser, “Totally Enormous Extinct Dinosaurs” e “Invernomuto”, da Alemanha, do Reino Unido e de Itália, respetivamente, são também oriundos dos principais mercados onde o Opel ADAM desempenhará um papel proeminente, a partir do lançamento agendado para o início de 2013.

 

Estes projetos artísticos estão documentados no sítio da Internet “ADAM&YOU”, onde se pode aceder às obras e a vídeos, fotografias e material registado nos bastidores e na produção.

O Diretor de Brand Marketing da Opel, Tomás Caetano, explica «é um prazer enorme trabalhar com artistas jovens da tendência vanguardista, com reconhecido talento, promovendo as suas criações a par do lançamento do nosso modelo urbano ‘chique’, o ADAM.

 

Além do tradicional trabalho de engenharia, o desenvolvimento do ADAM também se focou na criatividade para garantir o mais elevado nível de personalização e individualização. Essas são caraterísticas que os artistas conseguiram espelhar no seu trabalho».

 

Os criadores tiveram um primeiro contacto exclusivo com o ADAM muito antes da publicação das primeiras fotografias. Cada um buscou inspiração no ADAM, resultando esta experiência em três projetos totalmente distintos que traduzem a filosofia do modelo da Opel. Em vez dos níveis de equipamento tradicionais, o ADAM oferece três ambientes, ou atitudes, diferentes – JAM, GLAM e SLAM – em possibilidades de personalização que não encontram paralelo em automóveis que já existem no mercado.

Dos dinossauros aos super-heróis

Julien Simshäuser decidiu centrar-se no habitáculo espaçoso do Opel ADAM. O artista de Heidelberg desenhou um mundo digital, uma espécie de ‘país das maravilhas’ interativo com linhas ondulantes e formas abstratas. «Tal como eu consigo ligar o meu ‘smartphone’ ao Adam, o observador pode também ligar-se à minha instalação e comandar todo o movimento», explica o artista. O jovem de 23 anos, nomeado Artista Digital do Ano em 2009, centra os seus trabalhos na relação entre a natureza e a tecnologia ao mesmo tempo que aborda a dependência crescente das redes sociais.

Opel ADAM

Orlando Higginbottom, ou "Totally Enormous Extinct Dinosaurs", é conhecido pelos seus acessórios coloridos para a cabeça e pelos trajes de Tiranossauro Rex. Produtor musical e DJ, foca-se na temática das cores e nas possibilidades de personalização. O resultado do seu trabalho é um vídeo colorido e preenchido com confetti ao sabor da música “American Dream Part II”.

 

Esta faixa está incluída no álbum de estreia ‘Trouble’, que ainda antes do lançamento do vídeo de promoção recebeu o título de ‘disco mais intenso do mundo’, atribuído pela estação de rádio BBC Radio 1 no Reino Unido. «Sempre pensei que era terrivelmente monótono todos nós conduzirmos automóveis com cores muito semelhantes, mas o Opel ADAM é agradavelmente diferente», afirmou o britânico de 26 anos.

O duo artístico "Invernomuto", constituído por Simone Bertuzzi de 28 anos e Simone Trabucchi de 27, buscou inspiração no design masculino e musculado do ADAM. «Obviamente o Opel ADAM não é um ‘Muscle Car’. Todavia, procurámos refletir os seus contornos elegantes», explicam os dois italianos. O vídeo desta dupla mostra um super-herói com músculos tonificados e um traje justo rematado por uma elaborada máscara, que passa uma noite às voltas numa pista de karts exibindo os seus poderes. Os “Invernomuto” construíram a sua fama através de um sentido de humor frequentemente absurdo, por vezes enigmático.

A estreia mundial do novo Opel ADAM está agendada para o Salão Automóvel de Paris (29 setembro a 14 de outubro. As primeiras unidades chegam ao mercado logo no início de 2013.