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MOVANO ESTÁ MAIS EFICIENTE, CÓMODO E SEGURO.

27/Jul/2012

  • Motor 2.3 CDTI com redução de consumos e emissões de CO2 até 9 por cento;
  • Gama disponível em 37 carroçarias e 101 versões diferentes;
  • Novos sistemas de informação e entretenimento dão melhor resposta às necessidades profissionais dos utilizadores.
Opel Movano está mais eficiente, cómodo e seguro

O Movano, um dos modelos da gama de veículos comerciais da Opel, está mais eficiente, seguro e confortável graças a diversas atualizações de motores e sistemas de infoentretenimento.

 

Os novos equipamentos permitem que os utilizadores profissionais, que passam grande parte do dia ao volante, possam usufruir de uma espécie de escritório móvel adaptado às suas necessidades.

 

Para reduzir custos operacionais, o Movano apresenta agora valores mais baixos de consumo de combustível. O furgão da Opel está disponível numa gama muito diversificada de motores e carroçarias, contando com versões orientadas para o transporte de carga, de passageiros ou de ambos simultaneamente.

 

Para responder a um leque mais abrangente de especificidades profissionais, o Movano também surge em variantes chassis-cabina e chassis-plataforma, a par de inúmeras possibilidades de transformação (de fábrica) que vão desde caixa de carga simples a fechada ou basculante. A gama inclui ainda variantes ‘Bus’ até 17 passageiros.

 

No mercado português, a gama Movano estende-se por 101 versões, distribuídas por quatro comprimentos de chassis e três alturas diferentes, num total de 37 carroçarias. A oferta contempla três motores 2.3 CDTI com níveis de potência de 100 cv, 125 cv e 146 cv, acoplados a transmissões que podem ser de tração dianteira ou traseira, com rodado simples ou duplo. Os preços iniciam-se em 26.095 euros, na versão chassis cabine L2H1 3.5T 2.3 CDTI 125 cv.

Opel Movano está mais eficiente, cómodo e seguro

As versões 2.3 CDTI de 100 cv e 125 cv de potência, que estão associadas a caixa de velocidades manual de seis relações, foram alvo de diversos melhoramentos.

 

As alterações introduzidas ao nível das bombas de óleo do motor e da direção, do óleo da caixa de velocidades e dos sistemas elétricos, a par de novos pneus de baixa resistência ao rolamento, foram determinantes para a redução de consumo de combustível e emissões de CO2 em toda a gama.

 

Por exemplo, nas versões Movano furgão de carga com tração dianteira, a redução de consumo e de emissões chega a atingir os 9 por cento, em ambos os patamares de potência, com a versão L1H2 a registar apenas 7,8 l/100 km e 205 g/km de CO2. Na variante mista de 9 lugares L1H1, também com tração à frente, a redução cifra-se em 7 por cento (7,2 l/100 km e 190 g/km de CO2) por comparação com o antecessor, em ambos os patamares de 100 e 125 cv de potência.

 

Os novos sistemas de informação e entretenimento da gama Movano passam a dispor de telefone mãos livres Bluetooth e conectividade USB para leitura de ficheiros de música MP3 armazenados em dispositivos portáteis, proporcionando desta forma melhorias significativas no capítulo do conforto e da segurança. Estas funcionalidades, às quais acresce ainda o controlo de leitores de MP3, estão disponíveis nos três sistemas R15, CD15 e CD35 que compõem a gama. Nas versões R 15 e CD15, a visualização das diversas funções é efetuada através de um ecrã situado no centro do tabliê, sendo a navegação efetuada pelo meio de teclas e um botão rotativo. Os modelos CD15 e CD35 contam ainda com comandos na coluna de direção, permitindo ao condutor manter as mãos no volante. A unidade topo de gama CD35 inclui também um ecrã suplementar, proporcionando ao condutor maior segurança e conforto sem ser necessário desviar a atenção da estrada, podendo a mesma ser associada em opção a um sistema de navegação TomTom com os mapas armazenados em cartão de memória SD.

 

O Opel Movano oferece tecnologias inovadoras, excelente funcionalidade e economia. O habitáculo, construído com materiais de qualidade e durabilidade, conta com diversos compartimentos de arrumação e oferece excelente visibilidade.

 

Os bancos permitem múltiplas regulações e a coluna de direção é ajustável em altura, facultando a posição de condução ideal a todos os condutores, independentemente da compleição física.

 

Além da capacidade de carga e das dimensões, o Movano destaca-se pela ergonomia e versatilidade, que constituem argumentos chave no segmento deste tipo de veículos.

Opel Movano está mais eficiente, cómodo e seguro

O Opel Movano está disponível em versões de tração dianteira (FWD) ou traseira (RWD). As variantes com transmissão às rodas de trás garantem tração acrescida e capacidade superior de reboque. Aos eixos traseiros com rodado duplo pode ser adicionado diferencial autoblocante de forma a proporcionar capacidade acrescida de tração, de utilidade reforçada para profissionais ligados à área da construção civil.

 

As vendas do Movano cresceram em 2011 face ao ano anterior, sendo expectável que continuem a aumentar no corrente ano. Os mercados da Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Bélgica e Holanda contribuíram especialmente para o crescimento de 70 por cento das vendas do modelo no ano passado no mercado europeu.

 

A par de capacidades e dimensões, a ergonomia e a funcionalidade são parâmetros que desempenham um papel fundamental neste segmento de mercado.

 

O Opel Movano torna-se especialmente prático para o trabalho do dia-a-dia. Os modelos de tração dianteira apresentam planos de carga baixos para facilitar o acesso ao compartimento de carga. Ao mesmo tempo, as portas laterais deslizantes e as portas traseiras com grandes ângulos de abertura maximizam a comodidade das operações de carga e descarga. As portas traseiras têm um ângulo de abertura de 180 graus, que pode, opcionalmente, aumentar para 270 graus.

 

A porta lateral deslizante de série cria uma abertura com uma largura máxima de 1270 mm (1050 mm nas versões L1), que permite carregar europaletas pelo lado. A altura da abertura pode chegar a 1780 mm, dependendo da variante de carroçaria. Na retaguarda, a ampla abertura (1580 mm), a altura máxima do compartimento (1820 mm) e a grande largura entre os arcos das rodas (1380 mm) facilitam as operações de carga. Simultaneamente, os painéis laterais interiores planos asseguram um aproveitamento eficiente do espaço.