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ASTRA RENOVA DESIGN E OFERECE MAIS MOTORES E TECNOLOGIA.

15/Jun/2012

  • Novos motores: 2.0 BiTurbo CDTI com 195 cv e 2.0 Turbo a gasolina com 280 cv;
  • Vasta gama desde o ecoFLEX de 99 g/km de CO2 até ao OPC de alta performance;
  • Novos sistemas de assistência à condução ampliam oferta de tecnologias inovadoras;
  • Design renovado sublinha estilo e dinamismo;
  • Novo sedan de quatro portas completa a gama Astra.
Opel Astra renova design e oferece mais motores e tecnologia

Com uma nova versão sedan, novos motores, novos sistemas tecnológicos de assistência à condução, e um design renovado, a Opel vai dar argumentos reforçados ao seu modelo mais vendido na Europa.

 

A gama Astra tem novo visual, no exterior e no interior, e completa-se com o novo sedan de quatro portas, que se vem juntar às variantes de cinco portas, station wagon Sports Tourer e coupé GTC de três portas.

 

No capítulo dos motores, uma das novidades mais relevantes está no novo 2.0 BiTurbo CDTI, que já havia estreado no modelo Insignia. Este propulsor de 195 cv de potência e 400 Nm de binário torna o modelo da Opel no Astra a gasóleo mais rápido de sempre, introduzindo a sofisticada tecnologia de motorização sequencial BiTurbo no segmento dos familiares compactos de produção em série. O 2.0 BiTurbo garante ao Astra baixos consumos aliados a elevadas performances, sem paralelo nesta faixa de mercado. O Astra BiTurbo CDTI estará disponível nas carroçarias de cinco portas, Sports Tourer e GTC. A produção inicia-se no Outono.

 

Outra estreia na gama Astra é o 2.0 Turbo de injeção direta, com 280 cv de potência, destinado ao novo Astra OPC de elevada performance. Ao disponibilizar um binário máximo de 400 Nm, este potente coupé consegue atingir a velocidade máxima de 250 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. O Astra OPC já está disponível para encomenda.

 

A Opel revelou também o aperfeiçoamento do motor 1.4 Turbo a gasolina, com 140 cv, que passa a integrar uma função overboost capaz de debitar temporariamente mais 10 por cento de binário (200 para 220 Nm), o que se torna bastante útil, por exemplo, em ultrapassagens.

 

O CEO da Opel, Karl-Friedrich Stracke, traça um resumo: «A nova linha Opel Astra vai surgir com um leque mais amplo de versões, uma gama alargada de motores eficientes e mais tecnologias inovadoras de assistência ao condutor. O design está mais marcante e moderno. É o reflexo da nossa proposta de execução mais emotiva de engenharia alemã neste segmento de mercado tão competitivo.»

Do ecoFLEX de 99 g/km de CO2 até ao OPC com 280 cv

Opel Astra Sports Tourer

No domínio das motorizações, a nova gama Astra está apta a oferecer um vastíssimo leque de soluções, que podem ir do eficiente e económico Astra 1.7 CDTI ecoFLEX de 130 cv, com apenas 99 g/km de emissões de CO2 e consumo médio de 3,7 l/100 km, ao motor Diesel mais potente do Astra, o novo 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv.

 

Parte da equação é também o Astra mais potente da História, o novo Astra OPC de 280 cv.

 

A oferta de motorizações da gama Astra é uma das mais variadas do segmento dos familiares compactos.

 

No início do próximo ano, o leque alargar-se-á com a estreia da nova geração 1.6 Turbo ECOTEC com injeção direta de gasolina, com valores de potência que podem chegar a 200 cv.

Novos sistemas de assistência à condução ampliam tecnologias inovadoras

Opel Astra 5 portas

Os sistemas de assistência à condução levam os padrões técnicos do Astra a um nível ainda mais avançado. Muitas das tecnologias anteriormente estreadas no Insignia e no Zafira Tourer passam também a estar disponíveis na nova gama Astra, garantindo ainda mais segurança e conforto.


Essas tecnologias incluem a câmara dianteira ‘Opel Eye’ de segunda geração, com a avançada Deteção de Sinais de Trânsito (TSA II), o sistema de Aviso de Saída de Faixa (LDW), o Programador de Velocidade Automático e o sistema de Alerta de Colisão Dianteira (FCA).


Estes dispositivos emitem avisos para ajudar a evitar situações críticas se o condutor perder momentaneamente a concentração.


Outros sistemas de assistência à condução são a câmara traseira, a assistência avançada ao estacionamento, que identifica espaços de estacionamento e ajuda nas manobras, bem como um aviso de veículo no ângulo cego lateral e um programador automático da velocidade de cruzeiro baseado em radar, com função de travagem automática (CIB) em caso de colisão iminente, que atua entre velocidades de 50 km/h e 180 km/h.


O programador de velocidade automático ajuda o condutor a manter a velocidade selecionada, acelerando ou desacelerando automaticamente, e mantendo uma distância de segurança programada em relação ao veículo que segue à frente.


Os novos sistemas complementam a ampla oferta de tecnologias inovadoras que já existe no Astra, algumas das quais continuam a ser únicas no segmento dos compactos e outras raramente se encontram noutros produtos.


Entre estes está a mais recente geração de faróis bi-xénon adaptativos AFL+, com funções de iluminação inteligentes tais como comutação automática médios/máximos, luz de curva, luz de cruzamento e distribuição variável dos feixes que se adapta automaticamente às condições do momento, nomeadamente as condições atmosféricas.

FlexRide maximiza a dinâmica; HiPerStrut presente em todos os GTC e OPC

Opel Astra GTC

O sistema FlexRide de controlo eletrónico da suspensão consegue otimizar os já de si elevados padrões de comportamento em estrada de todos os Astra. O chassis FlexRide adapta-se automaticamente às condições de condução existentes. O condutor pode selecionar um de três modos de funcionamento: o ‘Standard’, o ‘Tour’, orientado para o conforto, ou o mais ativo modo ‘Sport’.

 

Para proporcionar uma dinâmica ainda mais precisa, as variantes Astra GTC e OPC dispõem de suspensão dianteira HiPerStrut. Esta configuração controla melhor os ângulos das rodas, maximizando o comportamento dinâmico e reduzindo significativamente o efeito do binário na direção, permitindo que o condutor explore ao máximo a performance do Astra.

 

Os bancos ergonómicos com o selo de aprovação AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V) são oferecidos em toda a linha Astra.

 

O sistema FlexFix de transporte de bicicletas, exclusivo da Opel, está totalmente integrado no pára-choques traseiro, recolhendo para o interior deste, como uma gaveta, quando não é utilizado. A mais recente geração FlexFix permite à carrinha Astra Sports Tourer transportar até quatro bicicletas de uma só vez. A versão de cinco portas pode transportar até duas bicicletas.

 

O párabrisas panorâmico, inventado e patenteado pela Opel, prolonga-se até ao meio do tejadilho, proporcionando ao condutor e a todos os passageiros dos modelos Astra GTC e OPC uma visibilidade para o exterior muito pouco comum. Ao contrário do que sucede noutras soluções com tejadilho vidrado, não há nenhuma travessa a reduzir a visibilidade.

Design mais moderno e requintado

Opel Astra 4 portas

O Astra de cinco portas e a station wagon Sports Tourer surgem com uma secção dianteira renovada, mais estilizada, o mesmo acontecendo com o novo Astra sedan de quatro portas.

 

A equipa de design da Opel criou uma grelha inferior mais pronunciada, inspirada na do recém-lançado Astra GTC, que exibe uma malha com desenho tecnicamente mais preciso. Na parte superior surge uma barra cromada mais proeminente e com profundidade visual tridimensional. Esta barra tem agora as extremidades orientadas para cima, parecendo mais centrada.


Na secção traseira, a cavidade da chapa de matrícula do Astra de cinco portas foi esculpida com uma nova forma, para criar a impressão de maior largura.

 

Tanto na versão de cinco portas como na Sports Tourer, surge uma nova faixa cromada no párachoques, mesmo abaixo da chapa de matrícula, que reforça a mesma sensação de largura.


As novas versões Diesel BiTurbo de cinco portas, Sports Tourer e GTC ganham um visual exterior ainda mais dinâmico e marcante, que pode variar ligeiramente de modelo para modelo.

 

A grelha superior tem a mesma forma que a do Astra GTC, mas a barra é da cor da carroçaria, em vez de cromada. A parte inferior da entrada de ar recebeu também um tratamento de design diferente: a zona onde a grelha central se funde com a grelhas laterais foi esculpida em forma de barbatana de tubarão, tornando estas versões mais agressivas do que um Astra convencional. Os contornos dos vidros laterais apresentam inserções cromadas. Na retaguarda, os Astra 2.0 BiTurbo CDTI possuem duas saídas de escape e párachoques com formas mais salientes.


No interior do habitáculo, o Astra de cinco portas, a Sports Tourer e o sedan de quatro portas surgem com novos tecidos e cores, bem como com aplicações decorativas com uma nova pintura brilhante.

 

Nos modelos BiTurbo, os tecidos ou couro de tom preto combinam com costuras especiais nos bancos, nas inserções das portas e no revestimento da alavanca das mudanças. Um novo volante com base plana, forrado a couro, é outra componente especialmente dinâmica do habitáculo das versões BiTurbo.


A nova gama Astra conta com novas jantes em liga leve de 17, 18 e 19 polegadas de diâmetro.

Astra dá continuidade à História de sucesso da Opel no segmento dos compactos

Opel Astra 4 portas

Com o renovado Astra, a Opel reúne os argumentos com que quer dar continuidade ao sucesso de um best-seller que arrecadou numerosos prémios, como o prestigiado Volante de Ouro na Alemanha (2009), e, recentemente, recebeu a classificação máxima no Relatório DEKRA 2012, que distingue a qualidade de veículos em utilização.

 

A família de modelos Astra corresponde a cerca de um terço dos automóveis vendidos da Opel.

 

A marca está hoje na sua décima geração de veículos compactos e na quarta geração Astra, que já conquistou mais de 641.000 clientes em toda a Europa, graças à variante de cinco portas, lançada no Outono de 2009, seguida da Sports Tourer (um ano mais tarde) e do GTC de três portas (final de 2011).

 

Isto significa que o Astra ocupa o terceiro lugar da tabela europeia de vendas (segundo na Alemanha) do maior segmento de veículos na Europa, que perfaz perto de um quarto do mercado.