Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

AMPERA ESTREIA-SE NO RALI DE MONTE CARLO.

“Carro do Ano 2012” participa no Rali de Monte Carlo de Energias Alternativas.

19/Mar/2012

Opel Ampera estreia-se no Rali de Monte Carlo

A Opel vai participar com o automóvel elétrico Ampera no prestigiado Rali de Monte Carlo de Energias Alternativas. Seis Opel Ampera competirão nesta prova reservada a veículos eficientes de baixas emissões. As partidas, que tradicionalmente se realizam em cidades diferentes, estão agendadas para dia 22 de Março em Annecy-le-Vieux, Clermont-Ferrand e Lugano. A meta, na capital do Principado do Mónaco, Monte Carlo, será alcançada três dias mais tarde.

 

De acordo com o regulamento, os automóveis participantes não podem ter emissões de CO2 superiores a 115 g/km. Os objetivos da competição estão focados na utilização do mínimo de energia possível e na manutenção de uma velocidade constante durante o percurso. Estão inscritas cerca de 150 equipas na edição deste ano.

 

A participação da Opel com o Ampera elétrico dotado de extensor de autonomia demonstra liderança da marca em matéria de mobilidade elétrica. «Os espetadores vão poder ver o nosso modelo elétrico em ação sob as exigentes condições em que este rali é disputado», afirma Enno Fuchs, Diretor da Opel para a Mobilidade Elétrica.

 

O Opel Ampera é o primeiro automóvel elétrico da Europa que pode “ir a qualquer lado em qualquer altura”. A unidade motriz elétrica com 111 kW (150 cv) de potência é alimentada por uma bateria de iões de lítio de 16 kWh de capacidade. Dependendo das condições de utilização, a autonomia do Ampera com uma carga completa de bateria é de 40 a 80 quilómetros, exclusivamente com eletricidade, sem emissões.

 

Quando a bateria atinge o mínimo de carga, as rodas do Ampera continuam a ser movidas a eletricidade graças à energia gerada pelo motor a gasolina do extensor de autonomia. Este motor-gerador entra em funcionamento de forma automática, sem transições percetíveis, alargando a autonomia para mais de 500 quilómetros. O sistema de motorização elétrica do Ampera debita um elevado binário instantâneo de 370 Nm, o que se traduz em performances dinâmicas. O modelo elétrico da Opel consegue acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos e atinge a velocidade máxima de 161 km/h.