Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

OPEL ADAM: O AUTOMÓVEL URBANO MAIS INDIVIDUALIZADO.

6/Nov/2012

  • O primeiro Opel para o segmento A intensifica a ofensiva de produto da marca;
  • ADAM oferece um potencial de individualização praticamente ilimitado;
  • Novo sistema IntelliLink de comunicação, informação e entretenimento;
  • Tecnologias de nível superior dão mobilidade fácil e muito agradável;
  • Único automóvel do segmento desenvolvido e construído na Alemanha.
Opel ADAM: o automóvel urbano mais individualizado

A contagem decrescente já começou. Em março do próximo ano o novíssimo Opel ADAM chega ao mercado português e começará a fazer sensação. O citadino ‘chique’ da Opel, que é um expoente máximo da individualização, despertará atenções nas nossas cidades tal como o fez, em Setembro, na estreia mundial no Salão de Paris. O ADAM destaca-se pelo visual moderno e ousado. Tem um potencial praticamente ilimitado de individualização, o que faz com que cada ADAM possa ser único.

 

Com este novo modelo, a Opel entra numa faixa de mercado que não tem cessado de crescer: o segmento A. De dimensões compactas, o ADAM mede quase 3,70 metros de comprimento e 1,72 metros de largura.

 

Tratando-se de um jovial dois volumes de três portas, este novo citadino ajusta-se idealmente aos ambientes citadinos. Mas a sua dinâmica de condução evidencia-se também fora da cidade, já que a conceção de componentes-chave como o chassis e a direção pôs a tónica no prazer da condução e na agilidade.

 

No habitáculo, o ADAM tem lotação para quatro pessoas, que usufruem de um ambiente de grande qualidade e espaço invulgar para os ocupantes da frente num automóvel deste tipo. O interior do ADAM pode ser personalizado com uma vasta gama de cores, revestimentos, forros de tejadilho e efeitos de luz ambiente.

Opel ADAM: o automóvel urbano mais individualizado

O Opel ADAM também oferece tecnologias que são oriundas de segmentos superiores. O novo sistema de comunicação, informação e entretenimento a bordo, IntelliLink, que integra o smartphone do proprietário no sistema do automóvel, assegura um nível de conectividade ímpar.

 

Outros equipamentos, ideais para o ambiente urbano, são o sistema de estacionamento automático de nova geração, o alerta de ângulo cego lateral e o sistema de direção assistida que inclui o modo CITY com comando por tecla.

 

O ADAM não proporciona apenas um grau de individualidade que os produtos de outras marcas não conseguem alcançar.

 

Com um elevado nível de equipamento de série, o citadino ‘chique’ da Opel sobressai também pela melhor relação qualidade/preço. Na linha mais pura da filosofia da marca, até mesmo as tecnologias premium e as vastas opções de individualização são propostas a preços acessíveis.

Opel ADAM: o automóvel urbano mais individualizado

«O Opel ADAM capta o espírito da urbanidade moderna, oferecendo enorme liberdade. É divertido, pode ser personalizado como nenhum outro automóvel e alia a atitude algo irreverente a uma elegância notória. O ADAM é decididamente o automóvel para os condutores jovens ou de espírito jovem», afirma o Presidente da Comissão Executiva da Opel, Thomas Sedran.

 

«O nosso ADAM combina todo este apelo emocional com o melhor da engenharia e qualidade alemãs. Por isso, desempenhará um papel importante no nosso plano de crescimento na Europa.»

Opel ADAM: o automóvel urbano mais individualizado

Agilidade: ADAM, o recém-chegado ao segmento dos pequenos automóveis

O ADAM é lançado num momento crucial da ofensiva de produto da Opel. Deste 2008, a marca tem vindo a reformular completamente a sua gama de modelos, a começar pelo topo de gama Insignia, prosseguindo com os modelos de grande volume de vendas e entrando agora em novos segmentos de mercado.

 

O Ampera (automóvel elétrico com extensor de autonomia), o Mokka (pequeno SUV), o ADAM (citadino ‘fashion’) e o futuro Cascada (descapotável do segmento médio) fazem parte da terceira vaga deste vasto programa de ampliação da gama de produtos.

 

A Opel está a reforçar em especial a sua presença nos segmentos A e B, que incluem, atualmente, o ADAM (3,70 metros de comprimento), o Ágila (3,74 metros), o Corsa (4,00 metros), o novo SUV Mokka (4,28 metros) e o Meriva (4,29 metros).

 

Com o lançamento do moderno ADAM, a Opel complementa a sua oferta no segmento A, a par do mini-monovolume Ágila de cinco portas. Enquanto o Ágila se impõe pelo elevado nível de funcionalidade e pelo caráter prático, o ADAM destaca-se pelo potencial de personalização sem paralelo, pelo design inovador e pela tecnologia superior.

Opel ADAM: o automóvel urbano mais individualizado

O Opel ADAM afasta-se de receitas conhecidas. Por oposição aos principais concorrentes do segmento, que optam pela via do design retro, o ADAM traça o seu próprio estilo e revela-se jovial e arrojado.

 

«O ADAM prova que a estética retro não tem que ser lei neste segmento. A inovação, a imaginação, a individualização e a qualidade foram estabelecidas como linhas mestras do nosso modelo», refere Thomas Sedran.

 

Em primeiro lugar, o visual moderno alia-se a possibilidades de personalização praticamente ilimitadas, que destacam o ADAM das restantes propostas do mercado. Além disso, o novo Opel possui características que normalmente só se encontram em modelos de categorias superiores, o que é visível na execução de grande qualidade do habitáculo e nas tecnologias destinadas a reforçar tanto a segurança como o conforto e o fator diversão. Apesar de tudo isto, a Opel mantém os preços do ADAM num patamar acessível, com equipamento de série completo em todas as versões.

 

A Opel prevê que cerca de 80 por cento dos clientes do ADAM sejam particulares. Metade desses deverão ser novos clientes para a marca. Mas o ADAM também irá afirmar-se como um ‘veículo de assinatura’ para empresas, prevendo-se que cerca de 20 por cento das vendas se concretizem nos setores de frotas.

 

De uma maneira geral, o ADAM deverá atrair clientes jovens, ou de espírito jovem, de ambos os sexos. São pessoas que querem que o automóvel reflita a sua personalidade. Essas pessoas valorizam a moda e a individualidade; não se limitam a seguir tendências; criam-nas, também, de forma ativa, sendo por isso, tendencialmente, líderes de opinião.

Opel ADAM: o automóvel urbano mais individualizado

«O ADAM apela aos clientes fidelizados da Opel, que querem possuir um automóvel citadino único e emocionante. Mas também conquista novos grupos de consumidores que até hoje não se haviam identificado com a marca. Reagem ao ADAM porque este é autêntico e simplesmente diferente dos seus potenciais concorrentes. Mais ainda: não terão que se habituar ao seu automóvel porque o ADAM consegue refletir o caráter e estilo de vida de cada um dos seus proprietários» explica Thomas Sedran.

 

Os especialistas de Marketing prevêem que o sub-segmento orientado para o lifestyle, no qual o ADAM se estreia, continuará a crescer de forma sustentada nos próximos anos.

 

Desde o ano 2000, as vendas de automóveis fashion do segmento A (cerca de 3,7 m de comprimento) aumentaram 30 por cento. Ao mesmo tempo, os utilitários do segmento B mais luxuosos (cerca de 4 metros de comprimento) tiveram um crescimento de 110 por cento.

 

Em 2011, foram registadas na Europa quase 630.000 unidades destes modelos ‘trendy’, contra 450.000 em 2008.

 

Com o ADAM, a Opel pretende ir à conquista deste mercado em crescimento. Assiste-se a uma procura particularmente elevada deste tipo de automóveis em vários mercados europeus, nomeadamente o de Itália, país que poderá vir a ser o maior mercado do ADAM. Outros mercados importantes para o novo citadino ‘chique’ da Opel serão a Alemanha, o Reino Unido, França e Holanda.

Opel ADAM: o automóvel urbano mais individualizado

Made in Germany: De Eisenach para as estradas da Europa

O novo ADAM vai ser lançado na Europa no início de 2013. Em Portugal, a data está agendada para o mês de março.

 

O novo modelo foi desenvolvido na Alemanha – no Centro Internacional de Desenvolvimento Técnico em Rüsselsheim – e é produzido nesse país, na fábrica de Eisenach. A Opel atualiza continuamente as instalações de Eisenach, mantendo as linhas de produção à altura dos mais recentes padrões de tecnologia de fabrico de automóveis.

 

No início da produção do ADAM foi investido um total de 190 milhões de euros. Um total de 120 milhões de euros destinou-se à própria fábrica, para novos edifícios e novo equipamento de produção. A fábrica de Eisenach produz os modelos ADAM e Corsa.