Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

OPEL REGRESSA AO DESPORTO AUTOMÓVEL.

21/Nov/2012

  • Programa desportivo da Opel para clientes e novos talentos, em ralis e circuitos;
  • Taça Opel ADAM para ralis;
  • Taça Astra OPC é novidade nas pistas alemãs.
Opel ADAM: Opel regressa ao desporto automóvel

A Opel está de regresso ao desporto automóvel através de duas vertentes distintas. A marca vai implementar um programa de âmbito internacional na área de ralis, com o Opel ADAM, ao mesmo tempo que centra atenções nas pistas alemãs com o Astra OPC.

 

«Estas novas atividades no plano do desporto automóvel desempenham um papel importante no realinhamento estratégico da companhia, já que a competição constitui um elemento fundamental no perfil da nossa marca» afirma o Presidente da Comissão Executiva da Opel, Thomas Sedran.

 

A Opel tem uma longa tradição de sucessos nas competições amadoras e mais populares. O objetivo é criar novas condições para pilotos privados competirem, oferecendo meios que possuem elevado nível de sofisticação técnica mas são, simultaneamente, acessíveis do ponto de vista de orçamento. Com estas iniciativas, a Opel pretende estabelecer uma plataforma que permita a jovens pilotos ambiciosos desenvolverem o seu talento.

Opel Astra OPC: Opel regressa ao desporto automóvel

Ralis: desenvolvimento profissional de talentos em cooperação com o ADAC

A Opel desenhou um programa de alcance europeu para o seu envolvimento nos ralis. O interesse da marca vai para além da Alemanha, alargando-se a alguns dos seus mercados principais na Europa.

 

Lançando mão dos regulamentos da Federação Internacional do Automóvel que promovem o acesso e progressão nos ralis a jovens pilotos, a Opel vai oferecer o novo modelo ADAM numa versão de competição ‘cliente’, já em 2013, desenvolvida de acordo com as especificações FIA R2.

 

Os pilotos que aderirem à iniciativa concorrerão em provas do calendário ‘ADAC Rally Masters’, integrados numa competição específica: a ‘ADAC Opel Rally Cup’. Haverá um sistema de pontuação especial dedicado a pilotos com idade inferior a 27 anos.

 

Para além de prémios monetários aliciantes, a Opel oferecerá ao vencedor absoluto de 2013 orientação durante o ano seguinte.

Opel ADAM: Opel regressa ao desporto automóvel

Além de parceiro da Opel, o ADAC (automóvel clube alemão) é também um aliado que partilha uma visão estratégica idêntica à da marca relativamente à formação de novos talentos. O projeto de cooperação visa a utilização da infraestrutura de desporto automóvel da ADAC.

 

O plano desportivo da Opel está atualmente delineado até 2016, seguindo-se um programa modular que permitirá aos pilotos mais talentosos evoluírem da “ADAC Opel Rally Cup” para um nível internacional.

 

O ADAM será utilizado nas primeiras duas das quatro fases do programa, cedendo então o lugar à próxima geração do Corsa.

Opel Astra OPC e Opel ADAM: Opel e o desporto automóvel

Nos circuitos: ‘Taça Astra OPC’ integrada no Campeonato de Resistência

O Astra OPC é o modelo escolhido para o envolvimento da Opel nas provas de circuito, ficando disponível já a partir da temporada de 2013 para pilotos privados.

 

Estes automóveis foram preparados de acordo com as regras do Campeonato de Resistência VLN, que encontram correspondência noutras competições amadoras similares na Europa. Os participantes ao volante dos Astra OPC pontuarão para a ‘Taça Astra OPC’.

 

O ponto alto da temporada deverá ser a corrida de 24 horas disputada no mítico circuito grande de Nürburgring, na Alemanha.

 

Os pilotos privados beneficiarão de condições especialmente atrativas, incluindo apoio técnico dentro e fora das pistas, preços especiais para peças e prémios monetários.

Opel regressa ao desporto automóvel

A História da Opel na competição automóvel

A época áurea da Opel nos ralis iniciou-se em meados dos Anos 70 do passado século. Foi literalmente conduzida pelo alemão Walter Röhrl, um dos maiores pilotos de ralis de sempre. Ao serviço da Opel, Rohrl sagrou-se campeão da Europa de ralis em 1974 (1904 SR). A coroa de glória foi o título mundial em 1982, ao volante do lendário Opel Ascona 400.

 

Também nas pistas a Opel granjeou um palmarés digno de nota, sendo uma das marcas com maior tradição nos circuitos de Nürburgring. A partir de 1993, Manuel Reuter colocou repetidamente o modelo Calibra V6 na lista dos vencedores de provas do DTM, tendo alcançado o título de campeão em 1996. A Opel alcançou outros títulos em campeonatos de Turismo com o Astra V8 e com o Vectra.