Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Nova variante de 200 cv do motor 1.6 SIDI Turbo estreia no Opel Cascada.

8/Ago/2013

  • Novo 1.6 de alta performance com turbo e injeção direta alcança 300 Nm de binário;
  • Dinâmica num descapotável: velocidade máxima de 235 km/h;
  • Refinamento de topo e consumo de combustível moderado;
  • Estreia no Salão de Frankfurt, em Setembro; chega ao mercado no Outono.
Motor 1.6 SIDI Turbo com 200 cv estreia no Opel Cascada

Duzentos cavalos de potência, 300 Nm de binário máximo e 235 km/h de velocidade máxima – estas são as principais credenciais da nova variante de alta performance do motor 1.6 SIDI Turbo que a Opel vai revelar na edição deste ano do Salão de Frankfurt, em setembro, equipando o modelo Cascada.

 

Esta novíssima versão da recém-lançada família 1.6 SIDI Turbo passa a constituir o topo de gama do descapotável da Opel, a qual se distinguirá pela dupla saída de escape.

 

A variante de 200 cv é a mais potente da série 1.6 de quatro cilindros a gasolina com injeção direta (SIDI, Spark Ignition Direct Injection) e junta-se ao 1.6 SIDI Turbo de 170 cv que já tinha sido estreado, também no Cascada, há poucos meses.

Motor 1.6 SIDI Turbo com 200 cv estreia no Opel Cascada

Por comparação com o anterior motor 1.6 Turbo (180 cv), o novo 1.6 SIDI Turbo de 200 cv oferece potência superior em 11 por cento. Ainda mais expressivo é o acréscimo de 30 por cento em binário, já que o novo propulsor com injeção direta consegue atingir 300 Nm com ‘overboost’.

 

Debitando uma potência específica de 125 cv/litro, o 1.6 SIDI Turbo de alta performance está no topo da sua classe e é capaz de levar o Cascada até aos 235 km/h.

 

Apesar do desempenho notável, este descapotável apresenta um consumo médio de 6,7 l/100 e emissões de 158 g/km CO2 (valores preliminares, norma [EC] No 715/2007).

Motor 1.6 SIDI Turbo com 200 cv estreia no Opel Cascada

A base do motor é um novo bloco, em ferro fundido com base de alumínio, que consegue suportar pressões máximas de combustão nos cilindros até 130 bar. A Opel desenvolveu novos pistões para a versão de 200 cv, diferentes da variante de 170 cv, e baixou a relação de compressão de 10.5:1 para 9.5:1.

 

Os engenheiros também quiseram aliar o débito elevado de potência com a suavidade de funcionamento, no sentido de garantir o melhor conforto. Neste aspeto, realizaram numerosas otimizações ao nível dos sistemas de admissão e de escape. Isso traduz-se num motor silencioso e de funcionamento suave, com um comportamento acústico sempre agradável seja qual for a carga e o regime. Estas características de refinamento na condução recebem um contributo importante do sistema de suspensão dianteira HiPerStrut (High Performance Strut).

Motor 1.6 SIDI Turbo com 200 cv estreia no Opel Cascada

O lançamento do Cascada com esta nova unidade de 200 cv com injeção direta de gasolina constitui mais um passo na ofensiva de novos modelos e na profunda renovação de motores que a Opel está a realizar.

 

Nos próximos cinco anos, a marca trará 23 novos modelos ao mercado. E até 2016 a Opel vai lançar três famílias completamente novas de motorizações, num total de 13 novos motores, que renovarão 80 por cento da gama.

 

Do lado das transmissões, o fabricante está a preparar novidades importantes de caixas manuais e automáticas.

Motor 1.6 SIDI Turbo com 200 cv estreia no Opel Cascada

Os novos motores a gasolina 1.6 SIDI Turbo destacam-se pela elevada densidade de potência e pelo refinamento, combinados com economia de combustível e emissões baixas.

 

O mais recente Cascada 1.6 SIDI Turbo de 200 cv, com caixa manual de seis velocidades, ficará disponível no Outono.

 

O novo motor estreia no Cascada e equipará outros modelos Opel no futuro.