Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Insignia
estreia sistema de infoentretenimento inovador.

29/Jul/2013

  • Novo sistema de informação e entretenimento com ‘touchpad’, controlo por voz, e comandos no volante;
  • Utilização radicalmente simplificada com muitas opções de personalização;
  • Ecrã tátil de oito polegadas, a cores, colocado na consola central.
Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

O novo Opel Insignia e o Insignia Country Tourer, nos quais se destaca um habitáculo com novo tabliê e com a mais recente geração de informação e entretenimento, têm estreia marcada para a 65ª edição do Salão Automóvel de Frankfurt, que estará patente ao público entre os próximos dias 12 e 22 de Setembro.

 

Ao desenvolverem um tabliê novo e ao criarem um avançado sistema de informação e entretenimento, os técnicos da Opel concentraram todas as atenções em aspetos que a marca elege como fundamentais: facilidade de leitura, simplicidade e utilização intuitiva, por um lado, e capacidade de personalização, conforto e segurança, por outro.

Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

«Com esta geração mais recente de informação e entretenimento, e um moderno comando por ‘touchpad’, oferecemos um sistema que não tem paralelo neste segmento», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.

 

«Grande ecrã, menos teclas e soluções inovadoras de conetividade são características que também contribuem para o puro prazer de condução do novo Insignia.»

Novo desenho da consola central

Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

A consola central do novo Insignia é totalmente nova, integrando funções e tecnologias avançadas. O painel de controlo foi muito simplificado, tornando as operações do infoentretenimento e da climatização do ar extremamente rápidas e intuitivas.

 

A nova geração de sistema de informação e entretenimento faz parte da inovadora família IntelliLink estreada pelo Opel ADAM no início deste ano. Com esta nova tecnologia torna-se possível transpor para o sistema do automóvel uma série de funções de ‘smartphones’.

Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

A bordo do Insignia, é possível escolher entre quatro tipos de comando. O novo sistema Navi 900 Europa Touch pode ser comandado por toque no grande ecrã de oito polegadas. A partir da página inicial, o utilizador tem acesso a todas as funções principais e aos respetivos submenus, desde estações de rádio e títulos de gravações de música, até ligações com o telefone inteligente e mapa de navegação 3D. Em alternativa ao ecrã tátil, é possível optar pelos comandos no volante, pela voz, ou pelo novíssimo ‘touchpad’ localizado na base da consola central.

 

A personalização do sistema é elevada a um patamar nunca antes atingido, permitindo gravar até 60 ‘favoritos’. Enquanto sistemas anteriores apenas permitiam a memorização de estações de rádio, o condutor e o passageiro da frente do novo Insignia podem gravar em listas preferenciais várias localizações no sistema de navegação, contatos da agenda de telefone e opções de entretenimento. Deste modo, por exemplo, o sistema pode mostrar as estações de rádio favoritas a par dos principais números da agenda do telefone, estando a lista de endereços gravados na diretoria do sistema de navegação a apenas um toque de dedo.

Infoentretenimento com ‘touchpad’

Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

O ‘touchpad’ do sistema de informação e entretenimento do novo Insignia está integrado ergonomicamente na base da consola central. Este ‘rato tátil’ oferece uma forma completamente nova de aceder às funções de infoentretenimento, sendo rápido e intuitivo. A superfície é sensível ao toque e reconhece a escrita manual, reagindo prontamente aos movimentos dos dedos. O ‘touchpad’ vibra suavemente para dar resposta ao condutor. Este dispositivo inovador em automóveis torna a utilização dos aparelhos de bordo mais simples e mais segura.

Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

Tal como num computador, basta um dedo para fazer mover o cursor. A abertura de um menu faz-se com um ligeiro toque. Mas para além disso há outros comandos diretos – com o movimento de dois dedos é possível mudar, por exemplo, a fonte de áudio; e com a passagem de três dedos acede-se às listas da memória. Os mapas de navegação possuem uma função de magnificação que pode ser controlada com dois dedos, tal como se procede num telefone inteligente.

 

O sistema reconhece também o desenho de letras na superfície do ‘touchpad’, o que é útil, por exemplo, para procurar um título de uma gravação musical ou o nome de uma localidade no sistema de navegação. Quando é introduzida a primeira letra da palavra, o sistema exibe no ecrã uma lista de localidades correspondentes. Este ‘touchpad’ que reage a movimentos que já se tornaram comuns em ‘smartphones’ traduz um avanço importante na interação entre homem e máquina.

Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

Mas os comandos inteligentes do sistema de infoentretenimento do Insignia vão mais além. Na navegação, quando o condutor procura uma rua numa localidade onde já se encontra, bastará inserir apenas o nome da rua. Se se tratar de outra localidade, precisará somente de inserir o nome da rua seguido do nome da localidade. A seleção do país só será necessária se se tratar de um país diferente da localização do automóvel. Para facilitar a utilização, o sistema não precisa de introdução de vírgulas ou pontos, requerendo apenas espaços a separar as palavras. Os mapas de navegação de mais de 30 países europeus podem ser mostrados em duas ou três dimensões.

 

A sincronização do sistema de infoentretenimento com um telefone inteligente é extremamente simples. O utilizador terá apenas que ligar o ‘smartphone’ ao sistema do automóvel e de imediato o ecrã tátil policromático mostrará vários conteúdos do telefone. E estes não se limitam a listas de telefones e ficheiros de música. Os filmes armazenados na memória do telefone podem ser exibidos no ecrã de oito polegadas do Insignia quando o automóvel está parado.

 

Para além de teclas, ecrã tátil e ‘touchpad’, o condutor pode operar este avançado sistema de infoentretenimento através de comandos no volante, os quais assumem nova disposição face à anterior geração, e de comandos de voz. O reconhecimento de voz é ativado ao toque de uma tecla no volante. Falando, o condutor pode então inserir um endereço no sistema de navegação, selecionar uma gravação de música ou iniciar uma chamada telefónica. O comando por voz é uma função particularmente útil quando se trata de maximizar a segurança, uma vez que o condutor mantém as mãos no volante e os olhos na estrada.

Novo painel de instrumentos

Novo Opel Insignia estreia sistema de infoentretenimento inovador

O novo Opel Insignia surge também com um novo painel de instrumentos. Para além das tradicionais informações sobre velocidade, regime do motor e nível de combustível, o grande ecrã central policromático pode mostrar detalhes de navegação, utilização do ‘smartphone’ ou opções de áudio, mesmo no campo de visão direto do condutor.

 

Tal como sucede no ecrã da consola central, o condutor pode selecionar várias funções a partir de menus, utilizando, para este efeito, os comandos situados no braço direito do volante. Os comandos do braço esquerdo reúnem funções de segurança como o programador de velocidade (de cruzeiro e limitador).

 

O novo Opel Insignia está equipado de série com sistemas de som de elevada qualidade. O topo de gama é um sistema Bose com nove altifalantes, dois ‘subwoofers’ e um avançado processador de som digital.