Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Opel Monza Concept:
a nossa visão sobre o futuro da Opel.

8/Jul/2013

  • CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, levanta a ponta do véu sobre o protótipo que a marca vai apresentar no Salão de Frankfurt em setembro;
  • Nova filosofia de design da Opel; evolução do estilo ‘escultural’;
  • Tónica na máxima eficiência de arquitetura, motorização e materiais;
  • Soluções inovadoras de conetividade na mobilidade individual.
Opel Monza Concept: a nossa visão sobre o futuro da Opel

A Opel prepara-se para apresentar no dia 10 de Setembro, em estreia mundial no Salão de Frankfurt, um protótipo que revela as principais linhas orientadoras da estratégia que o fabricante traçou para a sua próxima geração de modelos de automóveis.

 

O protótipo chama-se Opel Monza Concept e foi o próprio CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, a fazer o anúncio, levantando simultaneamente um pouco do véu sobre este estudo relevante para a marca.

 

«O nosso plano DRIVE!2022 traça uma estratégia clara no que se refere ao futuro da Opel como empresa e como marca», explica Karl-Thomas Neumann. «Essa estratégia assenta em variados elementos e cobre múltiplas áreas. No que diz respeito ao futuro dos nossos produtos, agregámos todos os nossos objetivos e espelhámo-los no Opel Monza Concept. Este protótipo é a nossa visão sobre o futuro da Opel e integra os nossos valores fundamentais: engenharia e precisão, design cativante e inovações úteis para o dia-a-dia. O Monza Concept projeta estes elementos de forma visionária, traduzindo-os com inspiração e clareza. Este automóvel é um estudo que terá impacte por longo período na próxima geração de modelos Opel.»

O início da próxima geração de mobilidade Opel

Opel Monza Concept: a nossa visão sobre o futuro da Opel

O Monza Concept revela o que vai ser possível ver em futuros produtos da Opel. O estudo está centrado em dois temas principais que constituirão prioridades absolutas para mais de seis mil engenheiros, técnicos e desenhadores que trabalham em Rüsselsheim no desenvolvimento da próxima geração de modelos Opel: eficiência e conetividade.

 

O Monza Concept demonstra elevada eficiência através da conceção da arquitetura e da utilização de materiais, bem como da aerodinâmica e da configuração inovadora da motorização. No que diz respeito a conetividade, oferece possibilidades que representam um salto enorme no desenvolvimento de sistemas de informação e entretenimento.

 

O estilo deste Monza Concept pode ser reconhecido como uma evolução. Para refletir a busca incessante da Opel por eficiência acrescida, o estudo exibe uma nova interpretação da filosofia de design da marca ‘arte escultural e precisão alemã’, com formas atraentes que traduzem uma afirmação de agilidade atlética em vez de puro músculo.

 

Esta nova premissa de design revela-se de imediato nos traços da secção dianteira. O plano mais baixo, com linhas que fluem, o capô bem definido e grupos óticos que se destacam, são elementos que se combinam para criar uma aparência indubitavelmente atraente e moderna. Outros elementos vão inspirar-se em assinaturas reconhecíveis da herança mais recente do design da Opel, como o vinco central do capô – que surge em plano mais tridimensional e, logo, mais proeminente – e a barra cromada da grelha agora com extremidades viradas para cima. As ‘lâminas’ traçadas sob os grupos óticos são uma inegável assinatura de originalidade. No geral, o Monza Concept possui uma aparência que transmite agilidade, eficiência, emoção e dinamismo.

 

O apelo do dinamismo dos modelos Opel esteve sempre associado a funcionalidade. Neste aspeto, o Monza Concept presta homenagem ao original Opel Monza, produzido entre os anos de 1978 e 1986. À época, este coupé associava da melhor forma o estilo elegante a soluções funcionais para condutor e passageiros. Há semelhanças entre os dois automóveis, visíveis em elementos de design como as grandes superfícies vidradas e a linha de cintura baixa.

 

O Opel Monza original foi o primeiro automóvel no mercado a possuir um painel de instrumentos digital. O Monza Concept dá continuidade a este tema inovador ao apresentar tecnologias que representam um ponto de viragem para futuros sistemas de informação e entretenimento, alcançando novos patamares de conetividade. O protótipo da Opel revela a forma como a próxima geração de modelos do fabricante vai dar resposta às necessidades de uma sociedade cada vez mais interligada e orientada para a partilha de informação. Estes automóveis assegurarão a mobilidade do futuro, que assentará em bastante mais do que uma simples boa experiência de condução.

Opel Experimental GT: o primeiro de todos os protótipos

O Monza Concept é o estudo mais recente de uma longa série de protótipos visionários apresentados pela Opel, inaugurada em 1965 com o Opel Experimental GT. A Opel foi o primeiro fabricante a criar um concept car na Europa e a revelá-lo num Salão – com enorme sucesso, refira-se. Como montra de ideias inovadoras e de novos desenvolvimentos a aplicar em produtos futuros, o Experimental GT gerou grande entusiasmo na comunicação social e no público, tornando-se no precursor de uma tendência que perdura até aos nossos dias. Os estudos da Opel nos anos 1960 atraíram tantas atenções que, desde então, todos os construtores automóveis europeus começaram também a desenvolver e apresentar os seus próprios protótipos.

 

«O Opel Monza é o nosso futuro revelado de forma tangível», afirma o CEO da Opel. Estimulando ainda mais a curiosidade antes da apresentação mundial do mais recente estudo de Rüsselsheim, Karl-Thomas Neumann acrescenta: «Não vou por enquanto dizer como é que o design do interior do Monza Concept, e as tecnologias que integra, mudam a experiência de condução. No entanto, posso garantir que, visto de qualquer ângulo, o Monza Concept é extremamente cativante, pelo design inovador da carroçaria e pelas proporções perfeitas. Mas isso é apenas a expressão visível da grande substância que está sob a carroçaria».