Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Inédito no segmento: Opel ADAM oferece controlo de voz interativo.

19/Jun/2013

  • Já está disponível: integração de iPhone com revolucionário ‘Siri Eyes Free’;
  • O único automóvel no segmento que responde a perguntas;
  • Acesso à Internet através de comandos por voz maximiza a segurança;
  • Unidades ADAM anteriores a junho podem atualizar o IntelliLink sem custos.
Opel ADAM oferece controlo de voz interativo

O Opel ADAM com sistema de informação e entretenimento IntelliLink já está disponível também com a integração plena do ‘Siri Eyes Free’, o inédito assistente inteligente da Apple que permite efetuar, durante a condução, uma série de operações no ‘smartphone’ através de comandos de voz.

 

Utilizando uma simples tecla no volante, o utilizador de um telefone iPhone1 com sistema operativo iOS 6 podem recorrer ao ‘Siri Eyes Free’, mantendo os olhos na estrada e as mãos no volante, em segurança. Este sistema inovador vai além da tradicional ativação por voz, já que é possível falar para o ‘Siri Eyes Free’ do ADAM tal como se se estivesse a falar com uma pessoa, em tom de conversação.

Opel ADAM oferece controlo de voz interativo

A Apple e a Opel decidiram levar a funcionalidade ‘mãos-livres’ a um novo patamar. Com o modo ‘Siri Eyes Free’ não é preciso mais do que a voz para interagir com os dispositivos da Apple. Para minimizar distrações, o ecrã do dispositivo não mostra o texto da conversação quando é utilizado no ADAM. Esta é uma das importantes medidas que a Apple implementou em colaboração com a Opel para garantir o máximo foco na segurança.

 

O ‘Siri Eyes Free’ passa a fazer parte, a partir de agora, do equipamento de todos os ADAM com sistema IntelliLink. A Opel, através da sua rede de Reparadores Autorizados, procederá à atualização dos sistemas dos automóveis que já circulam, sem qualquer custo para os proprietários. Esta atualização, que ficará disponível já em julho, acrescentará a funcionalidade ‘Siri Eyes Free’ no IntelliLink. O inovador centro de informação e entretenimento da Opel pode ser continuamente atualizado ao longo da vida do automóvel, o que permite que o utilizador usufrua sempre das mais recentes potencialidades do sistema.

Opel ADAM oferece controlo de voz interativo

Para iniciar sessões em modo ‘Siri Eyes Free’, o utilizador do ADAM só necessita de ligar o seu aparelho iOS da Apple ao sistema de infoentretenimento IntelliLink do ADAM via Bluetooth, emparelhar ambos os dispositivos e utilizar a tecla de ativação de voz no volante.

 

O ‘Siri Eyes Free’ pode ser ativado ao mesmo tempo que outras aplicações, como o BringGo, que continuam a funcionar. A reprodução de música ou instruções de navegação são interrompidas nestes casos.

 

As várias funções disponíveis com o ‘Siri Eyes Free’ incluem:

 

  • chamadas telefónicas mãos-livres ativadas por voz para os contactos memorizados no iPhone;
  • acesso a temas musicais da biblioteca iTunes do iPhone, sem ter que escolher a partir de listas no ecrã;
  • ouvir, compor e enviar uma “iMessage” ou mensagem de texto ou de correio eletrónico para um número de telefone ou para um dos contactos memorizados;
  • ouvir as notificações recebidas, inclusive de redes sociais;
  • acesso a lembretes da agenda pessoal e possibilidade de acrescentar marcações;
  • e, naturalmente, o ‘Siri’ também responde a perguntas simples como resultados de jogos, previsões meteorológicas ou feriados nacionais
Opel ADAM oferece controlo de voz interativo

O ADAM pode ainda ser equipado com uma base FlexDock onde qualquer ‘smartphone’ Apple, incluindo o iPhone 5, pode ser aplicado.

 

Nesta base, o ‘Siri Eyes Free’ consegue alargar a ativação por voz a outras aplicações Apple, como a ‘Apple Maps’. Outra vantagem do FlexDock da Opel é o facto de a bateria do telemóvel ser recarregada sem recurso a qualquer cabo.

Muitas funções do sistema IntelliLink do ADAM

Opel ADAM oferece controlo de voz interativo

Estreado no ADAM, o novo sistema de informação & entretenimento IntelliLink é compatível com iPhone, iPad e iPod touch, bem como com dispositivos Android.

 

O sistema consegue integrar várias aplicações, tais como o TuneIn, que dá acesso a estações de rádio de todo o mundo, o BringGo, de navegação, e o Stitcher, de rádio via Internet em formato podcast.

 

A possibilidade de utilizar estas aplicações é demonstrativa da capacidade e versatilidade do sistema IntelliLink, que possui ligações Bluetooth ou USB, e permite a integração das funcionalidades dos telefones inteligentes, facultando comandos através de um ecrã tátil a cores de alta resolução, de sete polegadas. O IntelliLink pode ter uma utilização tão pessoal como os conteúdos guardados num iPhone ou num dispositivo Android.

 

Na variante ADAM GLAM o IntelliLink faz parte do equipamento de série. Apesar da elevada sofisticação, o IntelliLink é proposto em opção, a um preço extremamente acessível de 250 euros, nos ADAM JAM e ADAM SLAM. Nestes, o sistema de infoentretenimento de série assenta num rádio-leitor de CD, CD 3.0 BT, que também integra ligações Bluetooth e USB, e função de mãos-livres.

 

Tal como no IntelliLink, o duplo sintonizador de rádio AM/FM pode ser combinado com a função de rádio digital DAB para aceder a um amplo leque de opções de escuta. O ADAM oferece ainda na lista de opcionais um sistema de alta-fidelidade Infinity com oito altifalantes.

 

1 O Siri está disponível em versão Beta apenas nos aparelhos iPhone 4S, iPhone 5, iPad (3.ª e 4.ª gerações), iPad mini e iPod touch (5.ª geração), necessitando de acesso à Internet. O Siri pode não estar disponível em todas as línguas ou em todas as zonas, podendo as funções variar consoante a zona. Dependendo do país e do operador, pode ser cobrado o carregamento de dados móveis.