Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Tubarões avistados em modelos Opel.

15/Abr/2014

  • Versão diferente da ‘caça’ aos ovos da Páscoa: onde estão os tubarões no ADAM?
  • Do esboço à produção em série: há tubarões dentro de modelos da Opel
  • Desenhos de tubarões gravados em locais escondidos dos ADAM, Corsa e Zafira Tourer
Opel ADAM - Tubarões avistados em modelos Opel

Há minúsculos tubarões selvagens a bordo do irreverente Opel ADAM.

 

Mas ninguém precisa preocupar-se: não mordem. Estão escondidos e são praticamente invisíveis no habitáculo.

 

Nesta época festiva, há países que mantêm a tradição de desafiar as crianças para a ‘caça’ aos ovos da Páscoa escondidos. Para estes países, e os outros também, a Opel sugere uma reinterpretação deste passatempo e propõe aos proprietários dos ADAM que vão em busca dos tubarões que estão gravados em locais recônditos do habitáculo. A marca garante que encontrarão pelo menos dois, desde que procurem com a atenção necessária.

Como entraram os tubarões no ADAM e companhia

Opel Corsa - Tubarões avistados em modelos Opel

Mas como é que os tubarões chegaram ao interior do Opel ADAM?

 

Desde 2006, alguns ‘designers’ da Opel têm vindo a encontrar formas discretas de inserir desenhos de tubarões dentro dos modelos pelos quais são responsáveis.

 

Tudo começou num Domingo à tarde, em 2004, quando o ‘designer’ Dietmar Finger fazia uns esboços para o novo Opel Corsa. Em detalhe, Finger trabalhava na peça lateral de articulação da tampa do porta-luvas, que está quase sempre tapada pela porta fechada do lado do passageiro. Brincando com o filho, sempre curioso com o seu trabalho, desenhou um tubarão nessa peça. E a criança achou que ficara «o máximo». Dietmar sorriu. Mas, no dia seguinte, não resistiu a partilhar o desenho com o australiano Nils Loeb, à época desenhador-chefe do Corsa.

 

A ideia evoluiu de imediato e, assim, o tubarão no porta-luvas passou à produção. Hoje, faz parte do equipamento de bem mais de dois milhões de Corsa que foram produzidos desde 2006.

Opel Zafira Tourer - Tubarões avistados em modelos Opel

A história do ‘Opel Shark’ não ficou por aqui.

 

Nils Loeb mencionou a proeza a Karim Giordimania, encarregue da conceção do habitáculo do Zafira Tourer, que de imediato colocou três pequeníssimos desenhos de tubarões em outros tantos locais secretos no monovolume da Opel.

 

Estes desenhos estão bem escondidos porque, afinal, o Zafira Tourer é um automóvel mais sério.

Opel ADAM - Tubarões avistados em modelos Opel

Mais tarde, assim que lhe foi atribuída a responsabilidade do desenho do interior do ADAM, Stefan Arndt defendeu: «Os tubarões têm de continuar». Nils Loeb, a cargo do desenho exterior, obviamente encorajou-o.

 

Dada a personalidade mais irreverente do citadino da Opel, os tubarões podiam aparecer em locais mais evidentes e mais divertidos. E podiam estar na companhia de outras espécies aquáticas, assim decidiu Arndt.

 

Um dos desenhos pode ser descoberto com bastante facilidade. O outro é de um tubarão acompanhado de outros dois peixes inocentes. Mas onde é que estão escondidos? Vivem na água, não é?. Boa ‘caça’!