Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Corsa estreia
no Salão Mundial de Paris em Outubro.

28/Ago/2014

  • Novos motores e transmissões de baixo atrito
  • Segurança reforçada: novos sistemas de assistência à condução, incluindo o alerta de colisão frontal iminente
  • Habitáculo de qualidade superior e máxima conetividade com o sistema IntelliLink
Novo Opel Corsa estreia no Salão Mundial de Paris

O pano está prestes a subir para revelar a mais recente estrela da Opel: o novo Corsa. O palco escolhido é o Salão Mundial do Automóvel de Paris, que abre portas ao público no dia 4 de Outubro.


O Opel Corsa é um ‘bestseller’ inquestionável, cuja História se faz de fiabilidade, inovação e qualidade. Ao longo de 32 anos e quatro gerações do modelo, foram produzidas quase 12 milhões de unidades na Europa, incluindo 2,8 milhões do atual Corsa D.


A quinta geração Corsa (a E) começará a ser produzida nas fábricas de Eisenach (Alemanha) e Saragoça (Espanha) antes do final do ano.

Novíssimo 1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta

Novo Opel Corsa estreia no Salão Mundial de Paris

Com tónica na qualidade e mais sofisticado do que nunca, o novo Corsa atinge novos patamares em precisão, dinâmica e conforto, assumindo uma faceta ‘premium’ a que os utilizadores apenas estão habituados em automóveis mais caros e de maiores dimensões.


Um dos grandes destaques vai para o avançado motor tricilíndrico 1.0 Turbo ECOTEC, com injeção direta de gasolina, que integra a mais recente geração de motores com que a Opel está a renovar a maior parte da sua linha de motorizações.


Este propulsor é o único 1.0 de três cilindros na indústria dotado de um veio de equilíbrio, o que lhe permite fixar novas referências em matéria de baixos níveis de ruído e vibrações.


Com bloco e cabeça construídos em alumínio, o novo 1.0 Turbo da Opel está disponível à saída da fábrica em duas configurações, com potências diferentes: 90 cv e 115 cv. Ambas oferecem um elevado binário máximo de 170 Nm a apenas 1800 rpm, o que lhes confere um desempenho dinâmico notável, nomeadamente no capítulo das recuperações de velocidade.


Registe-se que o novo Corsa 1.0 Turbo de 115 cv consegue acelerar de 80 para 120 km/h, em quinta velocidade, em apenas 11,3 segundos. Apesar deste elevado grau de ‘performances’, o novo Corsa 1.0 Turbo apresenta valores de consumo extremamente baixos para um automóvel a gasolina, com médias em ciclo misto a partir de 4,3 l/100 km (versão de 90 cv, na carroçaria de três portas).

Novo Opel Corsa estreia no Salão Mundial de Paris

A gama de motorizações do Corsa E surge ainda mais alargada que nas gerações anteriores.


À saída da fábrica, há um novo 1.4 Turbo de 100 cv, com binário de 200 Nm.


Os ‘atmosféricos’ 1.2 e 1.4, já conhecidos da anterior geração, foram alvo de evoluções e passam a cumprir a exigente norma de emissões Euro 6. Debitam, respetivamente, 70 cv e 90 cv de potência.


Também do lado dos turbodiesel há novidades a registar. O popular 1.3 CDTI foi profundamente revisto, estando agora mais refinado no funcionamento e ainda mais económico. Ambas as versões de 75 cv e 95 cv passam a respeitar a norma Euro 6. Com a inclusão de novos turbocompressores, os dois estão mais silenciosos e mais lestos nas recuperações a partir de baixas rotações.


O Corsa a gasóleo mais económico é o 1.3 CDTI de 95 cv, com caixa manual de cinco velocidades e sistema de recuperação de energia na travagem. O patamar de emissões de CO2 desce para 85 g/km, o que reflete um consumo médio em ciclo misto de apenas 3,2 l/100 km. Este Corsa ganha a classificação energética de A+ de acordo com o regulamento EC 715/2007.

Novo Opel Corsa estreia no Salão Mundial de Paris

Mas nem só de motores é feita a notável dinâmica do novo Corsa.


A Opel concebeu novas transmissões que proporcionam mais conforto e garantem maior eficiência. Ambas as versões do 1.0 Turbo de injeção direta têm acoplada uma caixa completamente nova, com seis velocidades.


Em particular destaque surge a precisão e a rapidez do comando manual, bem como o reduzido atrito e as dimensões extremamente compactas.


Outras novidades absolutas neste capítulo são a caixa automática de seis velocidades, da nova geração, e uma nova caixa manual robotizada Easytronic 3.0 de funcionamento extremamente suave. Esta é a transmissão que conjuga da melhor forma o conforto de uma caixa automática com a eficiência de uma caixa manual.

Segurança ao máximo nível, conetividade e sistemas de apoio à condução

Novo Opel Corsa estreia no Salão Mundial de Paris

A qualidade e o ambiente sóbrio e sofisticado são adjetivos que se aplicam com plena justiça ao habitáculo do novo Opel Corsa.


No interior do modelo alemão destaca-se um tabliê elegante que exibe ao centro o grande ecrã tátil de sete polegadas do sistema IntelliLink.


Este dispositivo oferece variadas possibilidades de conetividade e é compatível com aparelhos Apple e Android, aceitando comandos de voz.

Neste particular, pode ser utilizado Bluetooth e o sistema Siri Eyes Free. Várias aplicações de ‘smartphones’ são transportas automaticamente para o IntelliLink, como o BrinGo, para a navegação, ou o Stitcher e o TuneIn para a rádio de Internet.


A quinta geração Corsa estreia uma série de sistemas de assistência à condução, muitos dos quais são inéditos neste segmento. Os faróis dianteiros bi-xénon com luz de curva melhoram significativamente a visibilidade, aumentando o alcance do feixe, bem como o brilho e a intensidade de cor.


A facilidade de utilização ganha consideravelmente com o Advance Park Assist, que comanda automaticamente a direção durante as manobras de estacionamento. Os sensores do Alerta de Ângulo Cego têm alcance de três metros para a esquerda e para a direita do automóvel, alertando para a presença de obstáculos e veículos. Sempre que surge um veículo ao alcance destes sensores, o sistema acende uma luz colocada no espelho retrovisor exterior do lado correspondente.

Novo Opel Corsa estreia no Salão Mundial de Paris

A Assistência ao Arranque em Subidas é de série em todos os novos Corsa. Capaz de detetar se o automóvel está parado num plano inclinado, o sistema mantém os travões aplicados automaticamente durante cerca de dois segundos depois de o condutor soltar o pedal, eliminando a necessidade de efetuar ‘ponto de embraiagem’.

A Câmara Traseira joga igualmente um papel decisivo na facilidade de utilização do novo Corsa na cidade, nomeadamente nas manobras de estacionamento.


A segunda geração da Câmara Dianteira Opel Eye integra funções avançadas como Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Aviso de Saída de Faixa, Comutação Automática Médios/Máximos, Indicação de Distância para o Veículo da Frente e o Alerta de Colisão Iminente. Para garantir a máxima segurança, o Alerta de Colisão Frontal Iminente recorre a um aviso sonoro intenso e a uma luz vermelha projetada no para-brisas à frente do condutor assim que a distância para o veículo da frente fica mais curta do que o valor pré-programado. Finalmente, o sistema de Monitorização da Pressão de Pneus alerta o condutor, em qualquer altura, se ocorrer perda de pressão em alguma roda.


O Corsa E está dotado de uma nova geometria de direção, cuja assistência elétrica foi calibrada para garantir maior precisão e resposta mais direta, sem com isso afetar o conforto de utilização. O sistema inclui de série o modo de funcionamento City, acionado com um simples toque numa tecla, que reduz ainda mais o esforço para rodar o volante quando o automóvel circula a baixa velocidade. O volante, os bancos dianteiros e o para-brisas podem ser dotados de sistemas de aquecimento, o que se torna particularmente útil em dias rigorosos de Inverno.