Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME.

Revelação no Salão Internacional de Genebra 2014.

26/Fev/2014

  • Um estudo para produção em série limitada
  • Da pista para a estrada - o Astra mais rápido de sempre
  • Potência e carbono: mais de 300 cv e menos 100 kg que a versão OPC
  • Visual dinâmico destaca formas da linguagem de ‘design’ da Opel
Superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME

O Astra OPC EXTREME é mais uma revelação da Opel no Salão de Genebra.

 

Trata-se de um ‘performance car’ com genes das corridas, desenvolvido na pista mais exigente do mundo: o circuito grande de Nürburgring. Está equipado com um motor 2.0 Turbo que debita mais de 300 cv de potência e integra vários componentes oriundos do seu ‘homólogo’ de competição do campeonato Opel Astra OPC Cup.

 

O Astra OPC EXTREME foi desenvolvido diretamente a partir da versão Cup e traz tecnologia das corridas para a estrada. Se a reação dos visitantes do salão suíço for tão positiva como se espera, a Opel planeia produzir um volume limitado deste superdesportivo.

Superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME

Sob o capô de fibra de carbono do EXTREME está um 2.0 Turbo com injeção direta e variador de fase das válvulas, que debita mais de 300 cv. Este é o motor de quatro cilindros mais potente jamais produzido pela Opel. O bloco e a cabeça são construídos em alumínio. A transmissão é formada por uma caixa manual de seis velocidades e por um diferencial autoblocante. O OPC EXTREME é 100 kg mais leve que o Astra OPC graças a vários componentes fabricados em fibra de carbono.

Superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME

Largamente utilizada na Fórmula 1 para reduzir peso e pelas características de elevada rigidez, a fibra de carbono intervém no fabrico de vários componentes deste Opel, como a ‘asa’ e o difusor traseiros, ‘spoiler’ dianteiro, capô e cobertura do motor, tejadilho, barras de suspensão, jantes e condutas de ar para os travões traseiros. Por exemplo, as jantes em carbono representam, por si só, uma redução de peso de 20 kg, feita onde é extremamente importante: na massa não suspensa.

Superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME

Noutra área, o tejadilho de fibra de carbono pesa apenas 2,6 kg, comparados com os 9,7 kg do tejadilho convencional em aço.

 

A redução de peso no topo do automóvel contribui decisivamente para baixar o centro de gravidade, melhorando o comportamento dinâmico. Os guarda-lamas são construídos em alumínio e cada destas peças pesa apenas 0,8 kg em vez de 2,2 kg do de aço..

Superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME

Menor peso representa maior agilidade e melhor comportamento dinâmico no geral.

A melhoria na relação peso-potência permite ao EXTREME curvar com mais precisão e praticamente tão depressa quanto o seu ‘irmão’ de corridas.

 

O sistema de travagem Brembo possui pinças de seis pistões e discos de 370 mm de diâmetro à frente. As jantes são de 19 polegadas, envolvidas por pneus de elevada performance 245/35, capazes de proporcionar praticamente a mesma capacidade que a versão de competição no que toca a aderência em curva e tração. A suspensão - molas e amortecedores - são reguláveis, tal como num automóvel de competição.

Superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME

Também no que toca a ‘design’, o Astra OPC EXTREME vai vários passos além do Astra OPC.

 

No lugar do banco traseiro está um arco de segurança (roll bar). Condutor e passageiro usufruem do excelente apoio de ‘bacquets’ Recaro especiais e de cintos de segurança de seis apoios da Schroth. O volante é reforçado a carbono e forrado a camurça. Em várias secções da carroçaria, dentro e fora, surgem aplicações com a assinatura Opel Motorsport, como nas embaladeiras e no ‘spoiler’ dianteiro.

Superdesportivo Opel Astra OPC EXTREME

«O nosso novo Astra OPC EXTREME é puro prazer de condução. Quisemos que fosse um estudo espetacular e não tenho dúvidas de que muita gente saberá apreciar o visual exterior e o habitáculo elaborado com as características que já são reconhecidas à Opel - emoção, precisão e qualidade feita na Alemanha.

O EXTREME é o novo topo de gama Astra, como todos os atributos de um superdesportivo», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.