Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Opel revela detalhes e preços do novo ADAM 1.0 Turbo.

17/Jul/2014

  • Novo motor 1.0 Turbo com injeção direta estreia no ADAM e no ADAM ROCKS
  • 0-100 km/h em menos de 10 segundos
  • Consumo médio abaixo de 5 l/100 km
  • Preços a partir de 15.895 euros
Opel ADAM 1.0 Turbo

A Opel está em plena fase de renovação da gama de motores, naquela que é a maior ofensiva de produto da História da marca.

Entre 2014 e 2017, a Opel vai apresentar 17 novas motorizações, prevendo substituir mais de 80 por cento da atual linha de propulsores.

 

Um dos pontos altos neste rejuvenescimento será a estreia do ultramoderno 1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta de gasolina.

Este motor de três cilindros equipará o citadino ADAM e a inovadora variante ADAM ROCKS, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades também nova.

 

O estreante 1.0 Turbo da Opel destaca-se pelo funcionamento extremamente refinado, com níveis de ruído e vibrações que chegam a ser melhores do que os de muitos motores de quatro cilindros.

Novo motor Opel 1.0 Turbo ECOTEC com 115 cv

O novo 1.0 Turbo ECOTEC tem 115 cv de potência e um elevado binário máximo de 170 Nm às 1800 rpm, que se mantém constante numa larga faixa de rotações. Esta é uma das razões por que as recuperações de velocidade estão entre os pontos fortes do ADAM 1.0, alcançando melhores resultados do que motores maiores, ao mesmo tempo que se faz valer da menor cilindrada e da sofisticação dos sistemas de alimentação para conseguir oferecer baixos consumos e emissões.

 

Por comparação com o atual 1.4 “atmosférico” (sem turbocompressor) de 100 cv, o novo ADAM 1.0 Turbo garante uma melhoria substancial em ‘performances’, nomeadamente na recuperação de 80-100 km/h, que é cumprida em apenas 10,9 segundos. A aceleração de zero a 100 km/h revela outra cifra de respeito: 9,9 segundos. A velocidade máxima é de 196 km/h.

Opel ADAM 1.0 Turbo

Apesar do desempenho especialmente dinâmico, o ADAM 1.0 Turbo apresenta um consumo médio de apenas 4,9 l/100 km.

Este valor torna-se possível graças a modernas tecnologias, onde se incluem recuperação de energia de travagem e pneus de baixo atrito (em jantes de 16 polegadas).

O novo tricilíndrico da Opel já cumpre a futura norma de emissões Euro 6.

 

As ‘performances’ da variante ADAM ROCKS são em tudo semelhantes às do ADAM. Excetua-se o consumo médio de combustível, que é de 5,1 l/100 km, devido à altura ao solo aumentada em 15 mm e aos guarda-lamas mais pronunciados - ainda assim, um acréscimo de apenas 4 por cento.

Opel ADAM ROCKS

A sofisticação do novo 1.0 Turbo da Opel está patente no sistema de injeção direta de alta pressão, no conjunto compacto do turbocompressor, na variação contínua de fase das válvulas, na construção em alumínio (bloco e cabeça) e na integração do coletor de escape na própria cabeça do motor.

 

O desempenho do motor ao nível acústico recebeu total atenção por parte dos engenheiros, produzindo resultados que tornam este 1.0 de três cilindros numa referência absoluta. O funcionamento extremamente refinado deve-se, entre outras características, a um bloco de cilindros concebido a pensar em baixa propagação de ruído, a um veio de equilíbrio situado no cárter do motor (inédito num motor tricilíndrico), ao isolamento estrutural do sistema de injeção, a sistemas de corrente com dentes invertidos e à tampa do motor com isolamento acústico.

Opel ADAM ROCKS

O novo 1.0 Turbo ECOTEC de 115 cv é a escolha da Opel para reforçar decisivamente o apelo do modelo ADAM no mercado português, estando disponível nos três “ambientes” ADAM JAM (mais jovial), ADAM GLAM (mais requintado) e ADAM SLAM (mais desportivo), e na nova variante ADAM ROCKS.

 

As versões com o novo motor apresentam-se com preços a partir de 15.895 euros. A gama ADAM está disponível a partir de 14.495 euros, com motor “atmosférico” 1.2 de 70 cv.

 

A produção arranca em breve na fábrica de Eisenach, na Alemanha, e a Opel já está a aceitar encomendas.

As primeiras unidades ADAM 1.0 Turbo chegarão a Portugal no início do próximo mês de Novembro.