Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Opel ADAM S: citadino de alta ‘performance’.

A Opel no Salão Internacional de Genebra 2014.

4/Mar/2014

  • Revelação em Genebra: nova estrela do ADAM destaca-se nas ‘performances’
  • 1.4 Turbo com 150 cv de potência e chassis desportivo são exclusivos do ADAM S
  • Sistema de travagem desenvolvido pelo OPC (Opel Performance Center)
  • Tema ‘Red ‘n Roll’ dá estilo exclusivo ao ADAM S
Opel ADAM S: citadino de alta ‘performance’

Com um motor 1.4 Turbo, o ADAM S mostra-se numa versão próxima da produção e revela o lado desportivo mais radical do citadino da Opel, que se vai colocar no topo da gama ADAM. As credenciais vão dos 150 cv à suspensão desportiva, passando pelo sistema de travagem OPC e pelo visual ‘Red n’ Roll.

 

O ADAM S mostra-se pela primeira vez ao público no Salão Internacional de Genebra, a par de outras novidades de relevo na gama: o novo motor tricilíndrico 1.0 Turbo ECOTEC de injeção direta, que ficará disponível para várias versões, e o novo ‘crossover’ ADAM ROCKS.

 

A gama completa em exposição mostra como a família do modelo ADAM será daqui a cerca de um ano, com um leque alargado de motores cujas potências vão de 70 cv a 150 cv. Nessa altura, o ADAM S surgirá no topo da gama, na sua versão de produção, acrescentado músculo e mais desempenho ao citadino que já se impôs pelo estilo, pelas inúmeras possibilidades de personalização e pela capacidade de se ligar com exterior.

Opel ADAM S: citadino de alta ‘performance’

O motor 1.4 Turbo de 150 cv e 220 Nm de binário máximo da nova versão ADAM S apresenta uma potência específica que ultrapassa a mítica barreira de 100 cv/litro.

 

Trata-se de uma unidade de elevada performance, sobrealimentada, elaborada com base no bloco 1.4 de quatro cilindros que já fazia parte da gama. Por comparação com este, a variante do S debita uma potência superior em 50 por cento e mais 70 por cento em binário.

 

A transmissão integra uma caixa manual de seis velocidades. O ADAM S consegue atingir a velocidade máxima de 220 km/h.

Opel ADAM S: citadino de alta ‘performance’

Esta versão especial do motor 1.4 Turbo de 150 cv possui comando variável das válvulas de admissão e de escape. O turbocompressor está integrado no coletor de escape para reduzir peso e tornar o motor mais compacto.

 

Outras características que permitem poupar no peso são o bloco em ferro fundido com estrutura principal oca, os veios de excêntricos ocos e o coletor de admissão feito de plástico especial.

 

O sistema Start/Stop é de série, o que dá mais um contributo para este propulsor conseguir já cumprir a futura norma de emissões Euro 6.

 

A potência elevada é apenas um dos fatores que atrai atenções para o ADAM S. Na verdade, o chassis recebe evoluções ao nível de travões, suspensão e direção. Ao mesmo tempo que recebe um novo sistema de travagem desenvolvido pelo OPC, com discos de grande diâmetro (16” à frente e 15” atrás) e pinças pintadas de vermelho, a direção é mais direta e incisiva. As jantes de 18” possuem pneus 225/35.

Estilo ‘Red n’ Roll’

Opel ADAM S: citadino de alta ‘performance’

O ADAM S em exposição em Genebra revela mais detalhes sobre o modelo de produção, nomeadamente novas opções de personalização.

 

A cor vermelha da carroçaria está conjugada com um cinzento antracite no tejadilho, onde sobressai um ‘spoiler’ traseiro.

 

A barra da grelha dianteira e as capas dos espelhos retrovisores imitam fibra de carbono.

 

O ‘spoiler’ dianteiro, as saias laterais e o novo pára-choques traseiro com saída de escape visível completam o visual mais dinâmico.

Opel ADAM S: citadino de alta ‘performance’

O habitáculo comporta bancos ‘bacquet’ Recaro forrados com couro e adota o tema de ‘design’ ‘Red n’ Roll’, com couro vermelho no volante e nos punhos da alavanca da caixa e do travão de mão.

 

O tablier e os forros das portas possuem aplicações também em vermelho.

 

O equipamento do ADAM S inclui ainda vidros laterais traseiros escurecidos, luzes diurnas e farolins traseiros em LED, ar condicionado com controlo eletrónico e o sofisticado sistema de informação e entretenimento IntelliLink, que proporciona múltiplas formas de o condutor permanecer conectado com o exterior.

Opel ADAM S: citadino de alta ‘performance’

Capaz de integrar funções e aplicações de um ‘smartphone’ que lhe esteja ligado, o IntelliLink garante total compatibilidade com os mais recentes telefones inteligentes com sistemas operativos Android e Apple iOS.

 

Integra funções de conectividade USB e Bluetooth, função de audio streaming (transmissões de áudio via Internet), um ecrã tátil a cores de alta definição de 7 polegadas e sete altifalantes.

 

O sistema IntelliLink do ADAM assegura as funções de navegação com a aplicação BringGo, oferecendo ainda as aplicações Stitcher e TuneIn.

 

A integração de dispositivos Apple iOS permite utilizar o sistema de comando por voz SIRI EYES FREE, que possibilita ao condutor, por exemplo, ouvir as mensagens SMS recebidas em voz alta ou ditá-las sem tirar os olhos da estrada e as mãos do volante.

 

O sistema IntelliLink é uma tecnologia premiada, segura, fácil de utilizar e, ao mesmo tempo, surpreendentemente acessível em termos de preço, que faz do ADAM o automóvel citadino com a melhor conectividade.