Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Classificação 5 Estrelas Euro NCAP para o novo Opel Astra

2/Dez/2015

  • Conceito abrangente de segurança em especial destaque
  • Astra é o primeiro ‘compacto’ de volume no segmento a ter mono-câmara
Classificação 5 Estrelas Euro NCAP para o novo Opel Astra

O consórcio Euro NCAP confirmou em pleno a validade do conceito integral de segurança do novo Opel Astra. Nos resultados dos testes mais recentes, divulgados hoje, o Euro NCAP atribui ao Astra a classificação máxima de ‘5 Estrelas’. O familiar compacto da Opel alcançou elevadas pontuações em cada uma das categorias em análise - proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis, proteção de peões e assistência de segurança.

 

O objetivo da Opel em matéria de segurança para os seus automóveis de passageiros e veículos comerciais é otimizar a segurança, em circulação e em caso de acidente. O novo Astra segue rigorosamente esta regra, possuindo um conceito integrado de sistemas de segurança passiva e ativa.

 

A chamada ‘célula’ do habitáculo é extremamente estável e está desenhada para resistir a deformações, assegurando o maior espaço de sobrevivência possível em caso de acidente. Para dissipar a energia gerada por um impacto, o habitáculo está rodeado à frente, dos lados e atrás, de zonas de absorção de energia que deformam e protegem de maneira controlada.

 

No habitáculo, o novo Astra faz uma abordagem tripla no domínio da proteção com ‘airbags’: frontais, para condutor e passageiro da frente; laterais, para proteger zonas da anca e tórax dos ocupantes da frente e de trás; e integrais de cortina, para proteção da cabeça, ao longo de todo os vidros laterais. Os cintos de segurança possuem tensores e limitadores de força. Os assentos dos bancos incorporam rampas antiescorregamento.

Classificação 5 Estrelas Euro NCAP para o novo Opel Astra

Os elevados padrões do novo Astra no que se refere a proteção de adultos, crianças e peões são complementados com sistemas avançados de segurança ativa e apoio à condução.

 

Dispositivos sofisticados como o Alerta de Saída de Faixa e o sistema ativo de Manutenção de Faixa não só avisam o condutor como têm capacidade de intervir - suave, mas eficazmente - ao nível da direção para manter a trajetória do automóvel nos limites da faixa de rodagem. As consequências de uma colisão dianteira podem ser evitadas ou mitigadas graças às funções de Travagem Automatizada de Emergência, Assistência Integrada à Travagem, Alerta de Risco de Colisão Dianteira e Indicação de Distância para o Veículo da Frente. O alerta de colisão conta ainda com uma fila de luzes LED intermitentes que são projetadas do lado de dentro do para-brisas, mesmo em frente do condutor, quando a distância para o veículo à frente é demasiado curta ou a velocidade de aproximação é demasiado rápida. Todos estes sistemas trabalham com base em dados recolhidos por uma única câmara (‘mono’) instalada no topo do para-brisas.

 

O novo Astra torna-se no primeiro modelo de grande volume no segmento dos familiares compactos a estar equipado com sistema mono-câmara e no primeiro Opel a garantir assistência ativa à travagem de acordo com dados processados apenas pela câmara.

Classificação 5 Estrelas Euro NCAP para o novo Opel Astra

Os sistemas do novo Astra de segurança e apoio à condução são complementados pelo Alerta de Ângulo Cego (que recorre aos sensores ultrasónicos do sistema Park Assist) e os sofisticados faróis de matriz de LED IntelliLux. Este avançado sistema adapta-se continuamente às condições de tráfego para assegurar permanentemente a melhor iluminação.

 

Outra funcionalidade especialmente útil da mono-câmara é o reconhecimento dos sinais de trânsito. A informação ‘lida’ pela câmara é sempre comparada com informação da base de dados que consta da navegação NAVI 900 do sistema de infoentretenimento IntelliLink. Como resultado, o condutor obtém sempre no painel de instrumentos o sinal com o limite de velocidade específico para o troço em que circula.