Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Nova geração Opel Corsa vai ter versão OPC de alta ‘performance’

4/Fev/2015

  • Motor 1.6 Turbo com 207 cv de potência e binário de 280 Nm;
  • Aceleração 0-100 km/h em apenas 6,8 segundos; velocidade máxima de 230 km/h;
  • Estreia mundial no Salão de Genebra, em março.
Novo Opel Corsa OPC

A Opel revela no Salão de Genebra, no início do próximo mês de março, a versão de elevada ‘performance’ da nova geração Corsa.

 

O novo Corsa OPC foi desenvolvido a pensar no máximo desempenho em pista e em estradas exigentes, mas continuará a poder ser utilizado normalmente no dia-a-dia visto que o habitáculo não perde em espaço e a suspensão possui características especiais para manter bons níveis de conforto.

Novo Opel Corsa OPC

«As nossas versões OPC são os ponta de lança das respetivas gamas. Refletem a tradição desportiva da marca e distinguem-se com evoluída tecnologia e dinâmica de condução ímpar. O novo Corsa OPC demonstra o nível elevadíssimo em que os nossos engenheiros colocaram a fasquia no que se refere a desportivos neste segmento dos utilitários», afirmou o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann depois de completadas as voltas rápidas do programa final de calibração do novo Corsa OPC no centro de testes da marca em Dudenhofen.

Design OPC: aparência poderosa

Novo Opel Corsa OPC

Mantendo a tradição OPC, o Corsa mais potente possui traços de ‘design’ que o identificam imediatamente como membro da família nascida no Opel Performance Center.

 

A secção dianteira tem entradas de ar de maiores dimensões, nomeadamente as aberturas abaixo dos faróis, semelhantes às do Astra OPC.

Novo Opel Corsa OPC

Atrás destaca-se o ‘spoiler’ no topo do óculo traseiro, que poderá assumir dois formatos à escolha. De série, este Corsa oferece um ‘spoiler’ discreto mas pode ser equipado com um de maiores dimensões que reforça a carga aerodinâmica no eixo traseiro.

 

O escape tem assinatura da conceituada especialista Remus, o que é evidenciado pela dupla saída e pelo inconfundível ruído que é produzido assim que o acelerador é pressionado.

Novo Opel Corsa OPC

A personalidade dinâmica do Corsa OPC está igualmente bem vincada no habitáculo, onde se destacam desde logo os bancos ‘bacquet’ Recaro que oferecem ótimo suporte dos ocupantes mesmo nos percursos mais exigentes.

 

Especiais são também o volante, com base plana, o punho da alavanca da caixa de velocidades, os pedais e a instrumentação com desenho OPC.

 

A mais recente geração IntelliLink, que permite a integração de aplicações de dispositivos móveis Android e Apple iOS, está igualmente incluída no equipamento de série.

1.6 Turbo ECOTEC com 207 cv e 280 Nm

Novo Opel Corsa OPC

Na base da excecional dinâmica do novo Opel Corsa OPC está um motor de 1,6 litros sobrealimentado, a gasolina, capaz de debitar 207 cv.

 

A disponibilidade de potência a qualquer regime é bem revelada pelo binário máximo de 245 Nm que se mantém num patamar constante entre as 1900 e as 5800 rpm. A função ‘overboost’ oferece 35 Nm adicionais. Os engenheiros da Opel focaram-se na rápida formação de binário e na extensão da faixa em que aquele valor se mantém no máximo. A nova geração Corsa OPC representa um avanço considerável neste campo, tendo melhorado muito a resposta do motor a baixas rotações. Registe-se que o anterior Corsa OPC Nürburgring Edition atingia o binário máximo às 2250 rpm.

 

A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades cujo comando se destaca por ser curto e rápido. Este é um fator que contribui para que o Corsa OPC consiga cumprir a aceleração de zero a 100 km/h em meros 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h. Apesar de todos estes respeitáveis números no que toca a ‘performance’, o 1.6 Turbo consegue ser económico e apresentar uma média de consumo em ciclo misto de apenas 7,5 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 174 g/km.

Suspensão com Amortecimento de Frequência Seletiva (FSD)

Novo Opel Corsa OPC

No desenvolvimento da suspensão do novo Corsa OPC os engenheiros da Opel estabeleceram uma equipa com os especialistas da Koni. Em conjunto, criaram uma solução inovadora em matéria de amortecimento que é extremamente eficaz e inquestionavelmente dinâmica mas consegue oferecer bons níveis de conforto. Este binómio tornou-se possível com a adoção da tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), a qual permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão.

 

A suspensão do Corsa OPC recebe também novas molas que reduzem a altura ao solo em 10 mm. O conjunto do chassis foi calibrado a pensar num desempenho dinâmico capaz de desafiar limites. A utilização de sistemas de controlo eletrónico da mais recente geração permite diferentes modos de funcionamento do programa eletrónico de estabilidade (ESP) e do controlo de tração (TC). No ‘Modo Competição’, por exemplo, o controlo de tração é desligado e o ESP intervém mais tarde. Registe-se que ambos ESP e TC podem ser completamente desligados pelo condutor.

 

O sistema de direção do mais recente membro da família OPC também foi otimizado. Reage de forma mais direta e precisa, conseguindo tornar-se mais ‘informativa’. A travagem está a cargo de quatro discos, com os dianteiros, ventilados, a assumirem diâmetro de 308 mm. E os pneus Michelin 215/45 montados em jantes de liga leve de 17 polegadas são de série.

‘Pack Performance’ eleva o patamar da dinâmica

Novo Opel Corsa OPC

A Opel disponibiliza para o novo Corsa OPC um conjunto de equipamento que eleva o desempenho dinâmico em alguns degraus.

A transmissão passa a contar com um diferencial autoblocante mecânico viscoso multidiscos, feito pela Drexler, as rodas de 17” são substituídas por jantes de 18” e as regulações da suspensão assumem um pendor mais desportivo. O ‘pack’ oferece ainda um sistema de travagem Brembo com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro.

 

Tal como todos os produtos criados pelo Opel Performance Center, o novo Corsa OPC foi intensamente testado no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife durante a fase de desenvolvimento.