Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Corsa OPC chega a Portugal

29/Jul/2015

  • Motor 1.6 Turbo com 207 cv de potência e binário de 280 Nm
  • 0-100 km/h em apenas 6,8 s; 80-120 km/h em 6,4 s; velocidade máxima de 230 km/h
  • No mercado português, com preço de 24.990 euros
Novo Opel Corsa OPC

A versão de elevada ‘performance’ da nova geração Corsa está dotada de motor 1.6 Turbo de 207 cv de potência, o que representa mais 15 cv e mais 50 Nm que o anterior Corsa OPC.

 

Desenvolvido a pensar no máximo desempenho em pista e em estradas exigentes, o novo Corsa OPC continuará a poder ser utilizado normalmente no dia-a-dia visto que o habitáculo não perde em espaço e a suspensão possui características especiais para manter bons níveis de conforto.

 

O conceito sofisticado deste novo desportivo permite igualmente obter consumos de combustível invulgarmente baixos para estes patamares de potência e desempenho.

Novo Opel Corsa OPC

«As nossas versões OPC são os topos das respetivas gamas. Refletem a tradição desportiva da marca e distinguem-se com evoluída tecnologia e dinâmica de condução ímpar. O novo Corsa OPC demonstra o nível elevadíssimo em que os nossos engenheiros colocaram a fasquia no que se refere a desportivos neste segmento dos utilitários», afirmou o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann.

‘Design’ OPC a condizer com a dinâmica

Novo Opel Corsa OPC

Mantendo a tradição OPC, o Corsa mais potente possui traços de ‘design’ que o identificam imediatamente como membro da família nascida no Opel Performance Center.

 

A secção dianteira tem entradas de ar de maiores dimensões, nomeadamente as aberturas abaixo dos faróis. Atrás, destaca-se o ‘spoiler’ no topo do óculo traseiro e o escape, que tem assinatura da conceituada especialista Remus, com dupla saída integrada num difusor aerodinâmico.

Novo Opel Corsa OPC

A personalidade dinâmica do Corsa OPC está igualmente bem vincada no habitáculo, onde sobressaem desde logo os bancos ‘bacquet’ Recaro que oferecem ótimo suporte dos ocupantes mesmo nos percursos mais exigentes.

 

Especiais são também o volante, com base plana, o punho da alavanca da caixa de velocidades, os pedais e a instrumentação com desenho OPC.

1.6 Turbo ECOTEC com 207 cv e 280 Nm

Novo Opel Corsa OPC

Na base da excecional dinâmica do novo Opel Corsa OPC está um motor de 1,6 litros sobrealimentado, a gasolina, capaz de debitar 207 cv.

 

A disponibilidade de potência a qualquer regime é bem revelada pelo binário máximo de 245 Nm que se mantém num patamar constante entre as 1900 e as 5800 rpm.

 

A função ‘overboost’ garante 35 Nm adicionais.

 

A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades cujo comando se destaca por ser curto e rápido. Este é mais um fator que contribui para que o Corsa OPC consiga cumprir a aceleração de zero a 100 km/h em meros 6,8 segundos - quase meio segundo mais rápido que o OPC da geração anterior - e recuperar de 80 a 120 km/h em apenas 6,4 segundos - menos três décimos de segundo.

 

Apesar de todos estes respeitáveis números no que toca a ‘performance’, o 1.6 Turbo consegue ser económico e apresentar uma média de consumo em ciclo misto de apenas 7,5 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 174 g/km.

Suspensão com Amortecimento de Frequência Seletiva (FSD)

Novo Opel Corsa OPC

No desenvolvimento da suspensão do novo Corsa OPC os engenheiros da Opel estabeleceram uma equipa com os especialistas da Koni.

 

Em conjunto, criaram uma solução inovadora em matéria de amortecimento que é extremamente eficaz e inquestionavelmente dinâmica, mas que consegue simultaneamente oferecer bons níveis de conforto. Este binómio tornou-se possível com a adoção da tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), a qual permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão.

 

Registe-se que ambos ESP e TC podem ser completamente desligados pelo condutor. O sistema de direção do mais recente membro da família OPC também foi otimizado. Reage de forma mais direta e precisa, conseguindo tornar-se mais ‘informativa’.

‘Pack Performance’ eleva o patamar da dinâmica

Novo Opel Corsa OPC

A Opel disponibiliza para o novo Corsa OPC um conjunto de equipamento que eleva o desempenho dinâmico em vários degraus.

 

A transmissão passa a contar com um diferencial autoblocante mecânico viscoso multidiscos, feito pela Drexler, as rodas de 17” são substituídas por jantes de 18” e as regulações da suspensão assumem um pendor mais desportivo. O ‘pack’ oferece ainda um sistema de travagem Brembo com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro.

 

Tal como todos os produtos criados pelo Opel Performance Center, o novo Corsa OPC foi intensamente testado no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife durante a fase de desenvolvimento.

Corsa OPC em Portugal

Novo Opel Corsa OPC

O Opel Corsa OPC da nova geração é comercializado em Portugal a um preço inusitadamente competitivo de 24.990 euros.

 

«Os nossos novos modelos evoluem em qualidade e oferecem cada vez mais tecnologia. A nossa filosofia é tornar essa qualidade e essa tecnologia acessível a mais pessoas. O posicionamento da nossa marca no mercado é cada vez mais competitivo. Um dos exemplos é o novo Corsa OPC, cuja exclusividade não o impede de apresentar um preço especialmente aliciante para este tipo de automóveis sofisticados», explica João Falcão Neves, Diretor-Geral da Opel em Portugal.

 

Do equipamento de série fazem parte bancos ‘bacquet’ Recaro, sistema de monitorização da pressão de pneus, programador de velocidade, computador de bordo, ar condicionado com controlo eletrónico, faróis de xénon com comutação automática médios-máximos, sensores de chuva e de luz, bancos dianteiros e volante aquecidos, entre outros.

 

A mais recente geração IntelliLink, que permite a integração de aplicações de dispositivos móveis Android e Apple iOS, está também incluída no equipamento de série. Na lista de opcionais destaca-se o sofisticado ‘Pack Performance’, que é proposto por 2400 euros.