Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel KARL lançado em Portugal

20/Jul/2015

  • Novo modelo de entrada de gama da Opel
  • Desenho apelativo e habitáculo com execução de qualidade
  • Motor 1.0 de três cilindros da mais recente geração é refinado e económico
  • Equipamento de conforto e segurança próprios de segmentos superiores
  • Sistemas IntelliLink e Opel OnStar da nova geração disponíveis em breve
Novo Opel KARL

Pequeno mas espaçoso, com ‘design’ atraente mas sóbrio e, acima de tudo, muito prático: este é o novo modelo base-de-gama da Opel, que chega a Portugal em julho.

 

O novo Opel KARL é um modelo acessível, com preço de 11.850 euros. Este ‘mini’ totalmente novo fez a estreia no grande palco do Salão Internacional de Genebra no passado mês de março.

 

O KARL é um ‘cinco portas’ apelativo com 3,68 m de comprimento e 1,48 m de altura, espaço para cinco pessoas e um grande número de tecnologias de segurança e conforto sem paralelo no seu segmento.

 

O mais acessível dos Opel estará também disponível em breve com a mais recente tecnologia de conetividade automóvel. A partir do outono de 2015 será possível encomendar este modelo com o sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e o sistema de assistência e conetividade Opel OnStar, os quais tornam o KARL no automóvel com os melhores níveis de conetividade e apoio do seu segmento.

 

Sob o capô surge um novo motor 1.0 ‘atmosférico’ a gasolina, de três cilindros, com baixos níveis de consumos e de emissões - 4,3 l/100 km e 99 gramas de CO2 por quilómetro, respetivamente, em ciclo misto.

 

Com o prático modelo base-de-gama KARL, o campeão da personalização ADAM e o polivalente Corsa, a Opel passa a deter aquela que é a gama de automóveis pequenos mais completa de sempre da marca alemã, e a mais recente no mercado.

Novo Opel KARL

O KARL foi desenvolvido a pensar na funcionalidade e na versatilidade.

 

Assente numa nova arquitetura com distância entre eixos de 2385 mm de comprimento, e com um peso total de 939 kg, a carroçaria de cinco portas comporta espaço de sobra para acomodar cinco pessoas. O banco do condutor e a coluna da direção são reguláveis e existem fixações para duas cadeiras de criança ISOFIX nos lugares traseiros. O banco traseiro de costas rebatíveis com divisão assimétrica (60:40) cria um amplo e versátil espaço de carga. Com as costas do banco traseiro rebatidas, o KARL oferece 1013 litros de arrumação até ao tejadilho.

 

O Opel KARL sobressai igualmente pela qualidade do desempenho dinâmico. A suspensão dianteira possui molas com compensação de carga lateral, casquilhos de revestimento duplo e uma estrutura de ancoragem extremamente rígida que permite melhorar o trabalho da suspensão e reduzir níveis de ruído e vibrações. Focada nas mesmas prioridades, a suspensão traseira é de eixo de torção de secção tubular, com apoios à frente das rodas. Os amortecedores, por seu turno, estão colocados em posição vertical, atrás das rodas. Esta articulação proporciona o melhor controlo de movimentos das rodas.

Novo motor 1.0 ECOTEC de três cilindros

Novo Opel KARL

O novo Opel KARL recorre a um motor oriundo da mais recente linha de motorizações da Opel. O 1.0 ECOTEC de 75 cv de potência - um ultramoderno motor 1.0 a gasolina de três cilindros construído em alumínio - faz parte da mesma família do elogiado 1.0 Turbo disponível nos modelos Corsa e ADAM.

 

Destaca-se pela suavidade de funcionamento e pela eficiência. Durante a fase de desenvolvimento, os engenheiros dedicaram especial atenção à atenuação de vibrações, tendo adotado medidas como a construção de baixa ressonância do bloco do motor, um cárter separado, a integração insonorizada do coletor de escape na cabeça de cilindros e uma tampa de válvulas capaz de isolar ruído. Deste modo, o KARL é um automóvel excecionalmente silencioso e refinado para o seu segmento e respetiva faixa de preço.

 

Com configuração ecoFlex, que consiste num estabilizador aerodinâmico dianteiro otimizado, num estabilizador aerodinâmico no tejadilho e em pneus de baixa resistência ao rolamento, o KARL consome apenas 4,3 litros de gasolina a cada 100 km e emite 99 g/km de CO2, em ciclo misto.

 

A caixa de cinco velocidades acoplada a este motor é nova, oferecendo um comando especialmente rápido e suave. A sofisticação do binómio motor-caixa destaca claramente a nova proposta da Opel no segmento extremamente competitivo dos ‘minicarros’.

Tecnologias e sistemas evoluídos

Novo Opel KARL

Paralelamente, o KARL está equipado com um vasto número de sistemas de segurança e conforto que não é habitual encontrar a este preço.

 

Além de sistemas de série como o ABS, o controlo de tração TCPlus, o programa eletrónico de estabilidade ESPPlus e a assistência ao arranque nas subidas (“Hill Start Assist”), que impede que o automóvel descaia para trás ou para a frente ao arrancar num plano inclinado, o KARL pode ser ainda equipado com outro sistema de segurança: o de aviso de saída de faixa. Graças a uma câmara dianteira, o sistema alerta o condutor com um sinal sonoro e um ícone amarelo a piscar no painel de instrumentos se o veículo começar a sair involuntariamente da faixa de rodagem. A função de luz de curva integrada nos faróis de nevoeiro garante melhor visibilidade. O equipamento de segurança de série inclui nada menos que seis airbags e um sistema de libertação dos pedais.

 

O novo Opel KARL é um automóvel inovador também em termos de conforto. Nos dias frios oferece volante aquecido forrado a couro e bancos dianteiros aquecidos. O modo “City” da direção assistida, acionado através de uma tecla, reduz o esforço nas manobras mais apertadas, à imagem do que já acontece no ADAM e no Corsa.

 

O sistema “Park Assist” auxilia no estacionamento, emitindo um aviso acústico de aproximação aos obstáculos nas manobras de marcha-atrás. O programador de velocidade com limitador revela-se extremamente útil em situações de tráfego urbano intenso ou em zonas residenciais com limite de velocidade de 30 km/h. E além de tudo isto, os dias de verão tornam-se ainda mais aprazíveis com o teto de abrir com comando elétrico.

Apoio em emergência e conetividade sem paralelo no segmento

Novo Opel KARL

Já a partir do próximo outono será possível encomendar o KARL com um sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e com o serviço de assistência e conetividade Opel OnStar. Com estes dispositivos, o novo modelo base-de-gama da Opel define novos padrões de conectividade no segmento dos ‘mini’.

 

O Opel OnStar facultará aos assinantes uma vasta série de serviços. Em caso de acidente com ativação de airbag o sistema alerta automaticamente o centro de operações Opel OnStar. Em sequência imediata, é estabelecido contacto de voz com os ocupantes do veículo. O assistente OnStar averigua se é necessária assistência. Se não houver resposta, é de imediato enviada uma equipa de emergência para a localização exata do veículo. Este é apenas um dos diversos serviços e funcionalidades do Opel OnStar. O condutor e os passageiros podem contactar o OnStar durante as 24 horas de cada um dos 365 dias do ano para solicitar assistência em viagem e outros serviços de ligação à distância, na certeza de serem encaminhados para um assistente que fala a sua língua. Além disso, o Opel OnStar fará do KARL um hotspot wi-fi de Internet 4G/LTE, permitindo ligação até sete dispositivos móveis.

 

O novo KARL oferece rádio com seis altifalantes, entradas para dispositivos auxiliares e USB, bem como o sistema Bluetooth de ligação telefónica mãos‑livres e transmissão de áudio (audio streaming). A partir do outono, o sistema IntelliLink de nova geração permitirá transpor para o automóvel a conetividade global dos telefones inteligentes e o funcionamento de várias aplicações, recorrendo aos Apple CarPlay e Android Auto.

Novo Opel KARL

O Apple CarPlay e o Android Auto proporcionam um modo simples de aceder a algumas funções dos telefones inteligentes através do sistema de infoentretenimento IntelliLink do automóvel. Essas funções incluem navegação, mensagens ditadas, acesso a listas de contactos, e várias funções de notícias e de música. Muitas destas funções podem ser controladas com as teclas do volante, o que permite que o condutor mantenha os olhos na estrada.

 

A página inicial do sistema IntelliLink dá acesso a cinco funções principais: efetuar chamadas telefónicas (Telefone), ouvir música (Áudio), ver fotografias e vídeos (Galeria), alterar definições como, por exemplo, o idioma do sistema (Definições) ou utilizar a integração de aplicações telefónicas.

Linhas vincadas e com personalidade

Novo Opel KARL

O design do KARL é tão atraente como sóbrio.

 

A frente exibe uma grelha trapezoidal larga e rebaixada com a barra da marca, em posição de sustentação do logótipo da Opel. A barra surge mais fina e com “extremidades aladas” que encaminham a atenção para os faróis em forma de “olho de águia”.

 

De lado, o perfil dinamicamente ascendente é reforçado pela ‘lâmina’ moldada nas portas. As duas linhas vincadas ao nível dos puxadores das portas destacam, uma vez mais, a modernidade e o dinamismo do KARL.

 

Na traseira sobressaem grandes grupos óticos que ilustram bem a atenção excecional ao detalhe, pouco comum na conceção de automóveis deste segmento. O KARL está disponível em dez cores diferentes, que vão do roxo ‘Mystic’ ao verde ‘Fresh Lime’.

 

O KARL tem um habitáculo invulgarmente grande para esta classe de veículos. Oferece espaço e qualidade a um nível que antes era habitual encontrar-se apenas em automóveis de preços superiores. Múltiplas soluções de arrumação, tais como o espaço suplementar por cima do porta‑luvas ou as grandes bolsas das portas dianteiras, que permitem colocar uma garrafa normal de um litro, dizem bem da utilização eficiente do espaço interior. O KARL possui vidros traseiros de abertura descendente, outra raridade em automóveis deste segmento.

KARL em Portugal

Novo Opel KARL

O novo citadino Opel KARL inicia comercialização em Portugal no mês de Julho, com preço de 11.850 euros. A Opel leva a cabo uma campanha de lançamento que contempla promoções que podem chegar a um total de 2450 euros, nomeadamente de 1000 euros de valorização de retoma e 1000 euros de financiamento ‘Opel Finance’, acrescendo a oferta do ‘pack’ de equipamento que integra jantes estruturais de 15 polegadas, faróis de nevoeiro e alerta de saída de faixa.

 

A Opel dotou o KARL de uma completa lista de equipamento de série, onde se incluem ar condicionado com controlo eletrónico, vidros dianteiros elétricos, fecho centralizado com comando à distância, espelhos reguláveis eletricamente, computador de bordo, programador de velocidade, com limitador, rádio com Bluetooth e entrada USB e assistência ao arranque em subidas. No domínio da segurança, o KARL dispõe de sistema de monitorização de pressão de pneus, ESP, ABS, airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina.

 

«Colocámos o KARL num patamar especialmente competitivo em Portugal», afirma o Diretor-Geral da Opel, João Falcão Neves. «O KARL é um citadino de cinco portas e cinco lugares, tornando-se, assim, numa solução muito versátil para o dia-a-dia. Além disso, a um preço francamente acessível, oferecemos um automóvel com equipamento de série completíssimo, em ambos os capítulos de segurança e conforto. Estamos convictos de que o KARL fará a diferença

 

A garantia da Opel para o KARL é de cinco anos ou 100.000 quilómetros.

Combinação ideal

Novo Opel KARL

Com’ design’ atraente, motor evoluído, variados dispositivos de apoio e de segurança, e tecnologia de conetividade e infoentretenimento que define novos padrões, o KARL é um membro de pleno direito da família Opel, propondo-se num conjunto prático e convincente por preço acessível.