Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Estreia europeia no Salão de Genebra: Opel OnStar fixa novas referências em segurança e em conetividade

4/Mar/2015

  • Opel OnStar é lançado este ano em 13 países europeus;
  • Em caso de acidente, o sistema coloca automaticamente um especialista em emergência em contato com os ocupantes da viatura;
  • Outras funcionalidades: ‘hotspot’ Wi-Fi 4G LTE, assistência em caso de roubo do veículo e aplicação para ‘smartphone’;
  • Opel OnStar e Wi-Fi: período de experimentação de 12 meses, sem custos.
Opel OnStar fixa novas referências em segurança e em conetividade

A Opel vai fazer um avanço decisivo na área da conetividade automóvel com o lançamento do Opel OnStar na Europa.

 

Este sistema é líder mundial do setor em soluções de conetividade de segurança, serviços de mobilidade e tecnologias avançadas de informação.

 

O Opel OnStar será disponibilizado a partir do mês de agosto deste ano em 13 países europeus, incluindo Portugal, contemplando a gama de modelos de passageiros da Opel.

 

Durante um ano, os utilizadores poderão fazer uso de todas as funcionalidades do sistema, incluindo o ponto de rede Wi-Fi, sem custos de assinatura. Atualmente, o OnStar tem mais de 7 milhões de assinantes nos Estados Unidos, Canadá, China e México.

«A conetividade é uma prioridade para a Opel, como já demonstrámos com o nosso sistema de infoentretenimento IntelliLink. O Opel OnStar constitui mais uma prova de que queremos oferecer inovação neste domínio a um leque mais alargado de pessoas», afirmou o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann.

 

«O Opel OnStar é um grande avanço tecnológico. A utilização do automóvel beneficiará de um grau superior em matéria de segurança. O contacto direto com os nossos clientes vai criar laços mais estreitos com a marca. Tudo isto convencerá um número ainda maior de pessoas de que a Opel é a escolha acertada».

Ligação 4G LTE com ‘hotspot’ Wi-Fi

Opel OnStar fixa novas referências em segurança e em conetividade

Com velocidades de transmissão de dados que são 10 vezes superiores à tecnologia 3G, a que se acrescenta melhor resposta e a capacidade de suportar simultaneamente ligações de dados e de voz, a rede 4G instalada a bordo do automóvel produz avanços significativos numa série de aspetos ligados às comunicações e ao entretenimento.

 

Com o Opel OnStar, cada Opel ganha um potente ‘hotspot’ Wi-Fi 4G LTE que garante ligação de alta velocidade sem fios à Internet, aceitando até sete dispositivos móveis a funcionar ao mesmo tempo, dentro e à volta do veículo. Os passageiros podem assim manter-se em contacto através de e-mail e canais de redes sociais, jogar, ver filmes, receber emissões de TV ou trabalhar fora do escritório.

 

A estrutura 4G LTE integrada no automóvel foi concebida especificamente para fazer parte do sistema elétrico do veículo, recorrendo a uma antena exterior para maximizar a cobertura e a ligação. A utilização dos serviços de comunicação OnStar não requer um telemóvel ‘smartphone’ já que o sistema a bordo é autónomo.

 

O dispositivo 4G LTE estará disponível primeiro na Alemanha, no Reino Unido e na Holanda, seguindo-se-lhe os outros países numa fase posterior.

Ajuda permanente em caso de emergência

Opel OnStar fixa novas referências em segurança e em conetividade

Para além das funções ligadas ao infoentretenimento e ao trabalho, o Opel OnStar é uma ferramenta especialmente útil em caso de emergência, seja solicitada ajuda ou não. O centro de operações Opel OnStar é alertado automaticamente se um ‘airbag’ é despoletado. De imediato, um operador entra em contacto com a viatura para determinar se a situação requer ajuda. Se não houver resposta, é imediatamente acionado o programa de emergência e enviado socorro para o local exato onde se encontra a viatura.

 

Os operadores estão sedeados no moderno centro de operações do Opel OnStar em Luton, em Inglaterra, que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. No automóvel, os comandos do sistema estão colocados numa consola superior separada, junto ao espelho retrovisor interior. Em alguns modelos as teclas estão integradas no próprio espelho retrovisor.

 

Além do apoio em emergência, o Opel OnStar inclui ainda a assistência em viagem.

Ligação remota com o OpelOnStar - a aplicação para ‘smartphone’

O sistema Opel OnStar faculta aos utilizadores a ligação à distância com o veículo através de uma aplicação para ‘smartphones’. Entre as variadas funcionalidades incluem-se:

 

  • o contato com o OnStar a partir de qualquer lugar, em qualquer altura;
  • o acesso a dados importantes do veículo, como a vida útil do óleo ou a pressão de pneus;
  • a possibilidade de trancar ou destrancar remotamente as portas do veículo;
  • a localização ‘on line’ do automóvel;
  • a possibilidade de fazer soar a buzina e ligar as luzes;
  • a receção de indicações de navegação;
  • a gestão das definições do ‘hotspot’ Wi-Fi do veículo.

Recuperação rápida do veículo

Opel OnStar: como funciona

O sistema OnStar pode constituir um precioso auxílio em caso de furto do veículo, assistindo o proprietário e as autoridades, nomeadamente através do bloqueio remoto da ignição.

 

À distância, os operadores OnStar conseguem enviar um sinal para o sistema de controlo eletrónico do automóvel, o qual impedirá que o motor arranque.

Diagnósticos mensais

O sistema Opel OnStar pode ser programado para enviar relatórios mensais por correio eletrónico, apresentando os dados principais do veículo no que se refere à utilização. Além disso, com um único comando simples, o utilizador pode efetuar uma verificação das funções do automóvel, o que será especialmente útil antes de iniciar uma viagem longa, por exemplo.

Gestão de dados

Opel OnStar fixa novas referências em segurança e em conetividade

Cada assinante do Opel OnStar poderá definir quais os serviços que pretende obter e terá controlo absoluto sobre os dados que lhe dizem respeito. Antes de ativados os serviços, são definidos os termos e condições do funcionamento do sistema.

 

Os assinantes podem determinar se querem revelar a sua posição através de GPS. Premindo uma tecla, este sistema de localização é desativado. De qualquer forma, com localização ligada ou desligada, o Opel OnStar destina-se apenas a fornecer serviços de apoio em caso de emergência e nunca será utilizado para seguir o utilizador.

 

Se um ‘airbag’ é despoletado, o sistema liga automaticamente a função de localização para que possa ser plenamente acionado o programa de assistência em emergência.