Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Astra TCR revelado na Bélgica

15/Out/2015

  • Novo Astra para as corridas do ‘TCR Series’ tem motor com 330 cv
  • Destinado a provas de curta e longa distância
  • Primeiras unidades começam a ser entregues no final de fevereiro de 2016
Novo Opel Astra TCR

A Opel aproveitou a apresentação internacional da nova série TCR (Touring Car Racing) em Mettet, na Bélgica, para revelar o seu novo carro de competição para equipas privadas.

 

O Opel Astra TCR foi concebido de acordo com a mais avançada tecnologia do desporto automóvel mas mantém um conceito próximo do veículo de produção que lhe serve de base. Pode ser utilizado em corridas curtas de ‘sprint’ e em provas de longa duração, como as 24 Horas de Nürburgring, sem precisar de modificações técnicas.

 

Este Astra especial está equipado com motor de 2,0 litros que debita 330 cv de potência e 420 Nm de binário máximo. A potência é transmitida às rodas da frente através de uma caixa sequencial de seis velocidades com comando por patilhas colocadas no volante. A embraiagem é de dois discos feitos de metal sinterizado e possui um mecanismo duplo de acionamento. Os travões dianteiros integram grandes discos de 378 mm de diâmetro com pinças de seis êmbolos, enquanto os traseiros estão a cargo de discos de 265 mm e pinças de dois êmbolos. A distribuição da força de travagem pode ser efetuada manualmente pelo piloto.

Novo Opel Astra TCR

O peso do Astra TCR é de 1200 kg. A suspensão é totalmente regulável e recorre a amortecedores da mais recente tecnologia. A aerodinâmica comporta um difusor dianteiro e um ‘aileron’ traseiro, ambos reguláveis. Por razões de controlo de custos, o regulamento do TCR Series estipula que estes componentes são idênticos em todos os veículos participantes. Registe-se que sistemas eletrónicos de apoio à condução, como o ABS ou o ESP, não são autorizados.

 

Para assegurar o cumprimento de futuras regras da Federação Internacional do Automóvel previstas para 2017, estendendo assim a longevidade do Astra TCR sem obrigar a atualizações técnicas, o novo Opel de pista já está equipado com depósito de combustível de 100 litros de capacidade.

 

A participação em provas de Turismos constitui o essencial da História da Opel na competição, seja através de equipas privadas em variados países ou no envolvimento direto com equipas oficiais nos campeonatos DTM e STW na Alemanha. O conceito do novo TCR Series ajusta-se à filosofia da marca ao colocar em pista automóveis potentes, semelhantes aos carros de série e disponíveis a preços acessíveis. Estas são premissas que interessam também especialmente a equipas privadas, a quem o Astra TCR se destina.

Novo Opel Astra TCR

O TCR Series foi desenvolvido a pensar em três patamares de competição, a nível nacional, a nível europeu e a nível mundial. Os pilotos e as equipas podem participar em qualquer um destes campeonatos com o mesmo automóvel, visto que os regulamentos técnicos são iguais.

 

O novo Astra TCR está a ser desenvolvido pela Opel com a colaboração do seu parceiro de longa data Kissling Motorsport. Os primeiros testes em pista serão realizados antes do final do mês de outubro.

 

A partir de fevereiro, a Opel fará a entrega de um número limitado de unidades a equipas previamente selecionadas. Um carro pronto a correr custará 95.000 euros (sem IVA).