Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Opel vai revelar ‘station wagon’ Astra Sports Tourer em Frankfurt

10/Set/2015

  • Nova arquitetura: mais espaço, menos peso
  • Confortável, prática e engenhosa: nova arquitetura de bancos e abertura automática do portão traseiro com um movimento de pé
  • Elegante e bem concebido: o design da futura station wagon mais vendida
  • Veloz e eficiente: motores da mais recente geração, com potências até 200 cv
  • Ultramoderno, conectado, seguro: Opel OnStar, novo IntelliLink e IntelliLux LED®
Novo Opel Astra Sports Tourer

A Opel prepara-se para dar continuidade à História de sucesso da marca na classe dos automóveis familiares compactos com nada menos que dois novos modelos que têm estreia mundial agendada para o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (17 a 27 de Setembro).

 

A versão ‘dois volumes’ do Astra de nova geração faz a sua primeira apresentação perante um público internacional e faz-se acompanhar da variante ‘station wagon’ Astra Sports Tourer. A carrinha compacta oferece as mesmas funcionalidades pioneiras que o ‘irmão’ de cinco portas, disponível para encomenda desde Junho.

 

O Astra Sports Tourer tem por base uma arquitetura de baixo peso totalmente nova que o torna até 200 quilos mais leve que o modelo anterior. Será equipado exclusivamente com motores da mais recente geração Opel, destacando-se com dinâmica apurada e economia de combustível.

 

O Astra Sports Tourer estará disponível com Opel OnStar e os novos sistemas de infoentretenimento IntelliLink, assumindo-se, por isso, como uma referência absoluta no segmento em matéria de conectividade com o exterior. O mesmo se pode aferir face aos numerosos sistemas de segurança e assistência, que constituem equipamentos que antes só existiam em segmentos superiores. E por último, mas não menos importante, o Astra Sports Tourer concentra atenções pelo ‘design’ sofisticado e carroçaria de formas extremamente elegantes.

 

O habitáculo demonstra na perfeição em que medida o ‘design’ e todo o packaging vêm em benefício do conforto. O Astra Sports Tourer tem exatamente as mesmas dimensões do anterior, mas oferece um habitáculo consideravelmente mais espaçoso, a par de maior volume disponível para bagagem.

 

«O novo Astra Sports Tourer e o novo Astra de cinco portas são dois lados da mesma moeda. Com conectividade avançada e ‘design’ evolucionário, a variante ‘station wagon’ centra-se ainda mais na eficiência», refere o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neuman. «O nosso Sports Tourer é a combinação perfeita de funcionalidade e dinamismo: mais espaço, menor peso e equipamentos práticos como o portão traseiro elétrico que se abre e fecha automaticamente mediante um movimento do pé».

Packaging eficiente: design elegante e amplo espaço

Novo Opel Astra Sports Tourer

Tal como o irmão de cinco portas, o Astra Sports Tourer produz nova evolução ao nível da filosofia de ‘design’ da Opel "Arte escultural aliada à precisão alemã". A nova barra cromada da grelha, que ostenta o emblema da marca, forma uma unidade gráfica com os faróis.

 

A carrinha amplia as linhas dinâmicas do modelo de cinco portas. A linha do tejadilho é ligeiramente arqueada e alonga visualmente a carroçaria – um efeito que é reforçado pelo pilar C dividido. A perspetiva de traseira alia a elevada funcionalidade ao ‘design’ dinâmico e elegante. O Astra Sports Tourer tem uma postura sólida, com contornos pronunciados das cavas das rodas de trás. E os grupos óticos divididos reforçam esta impressão.

 

Com um comprimento de 4702 milímetros, largura de 1871 milímetros (com os espelhos rebatidos) e uma altura de 1499 milímetros, a nova geração Sports Tourer exibe as mesmas dimensões que o modelo anterior mas disponibiliza bastante mais espaço para ocupantes e bagagem. À frente, o condutor e o passageiro dispõem de mais 26 milímetros em espaço livre em altura. Atrás, verifica-se um acréscimo de 28 milímetros em espaço para pernas para os ocupantes dos bancos traseiros. Estes são melhoramentos que contribuem decisivamente para o conforto acrescido que a nova carrinha da Opel oferece. Além disso, o novo Astra Sports Tourer abre um compartimento de bagagem com 1630 litros de capacidade.

Sentido prático no quotidiano

Novo Opel Astra Sports Tourer

A Opel disponibiliza um equipamento extremamente prático no novo Astra Sports Tourer, que será uma ajuda preciosa no dia-a-dia. Pela primeira vez no Astra, o portão traseiro pode ser aberto sem contacto do utilizador ou sem comando à distância. Em combinação com o sistema Open&Start de fechadura e ignição sem chave, um simples movimento de pé sob o para-choques traseiro é suficiente para abrir a tampa. Para fechar, bastará repetir o gesto. O sistema está apto a detetar qualquer obstrução, parando o mecanismo em caso de emergência. Além disso, o portão traseiro continua a poder ser aberto por meio de um interruptor na porta do lado do condutor ou através do comando à distância na chave.

 

O novo Astra Sports Tourer pode oferecer bancos traseiros rebatíveis tripartidos na proporção 40/20/40, permitindo assim criar configurações ainda mais variáveis da bagageira. Em opção, a Opel disponibiliza o sistema FlexOrganizer de calhas laterais, redes divisórias e múltiplas possibilidades de fixação, permitindo, assim, a arrumação ordenada e segura de todos os tipos de volumes.

Baixo peso e motores de nova geração

Novo Opel Astra Sports Tourer

Cada componente do Sports Tourer foi estudado tendo em mente a funcionalidade e a eficiência. Isto é visível na utilização eficiente do espaço, mas sobretudo no que diz respeito ao peso. O ‘design’ compacto, a par da carroçaria de baixo peso, contribuíram para que a ‘station wagon’ ‘emagrecesse’ até 200 quilos.

 

A utilização de aços resistentes e ultrarresistentes e as modificações ao nível das suspensões dianteira e traseira, entre outras medidas, desempenharam um papel crucial neste resultado notável. O Astra Sports Tourer de entrada na gama pesa 1263 quilos (incluindo o condutor) revelando-se, assim, 130 quilos mais leve que o modelo anterior equiparável. Isto tem, obviamente, um efeito positivo na agilidade, conforto em andamento, consumo e custos de utilização.

 

A gama de motorizações, com potências entre 95 cv e 200 cv, contribui também para as virtudes atrás referidas. O novo Astra Sports Tourer será equipado apenas com motores de última geração. Os motores a gasóleo e gasolina com cilindradas entre 1.0 e 1.6 combinam a mais elevada eficiência com uma excelente capacidade de resposta e suavidade de funcionamento.

 

O 1.6 Turbo ECOTEC da nova geração de motores da Opel é o topo de gama do Astra Sports Tourer. A câmara de combustão desta unidade de injeção direta com 200 cv de potência suporta pressões máximas de 130 bar e debita um notável binário de 300 Nm (em overboost). Esta potente unidade proporciona também uma extraordinária suavidade em todos de regimes do motor. Para o conseguir, os engenheiros implementaram várias evoluções nos lados da admissão e do escape, incluindo o desacoplamento da tampa da árvore de cames da cabeça do motor através de fixadores específicos e um sistema de vedação exclusivo. Apesar da injeção direta, foi possível reduzir substancialmente os níveis de ruído comparativamente ao motor anterior. Como consequência destas medidas de "engenharia de som", o ‘ralenti’ é mais silencioso e regular, e a qualidade sonora é uma característica marcante, mesmo a alta velocidade e com regimes e cargas de motor elevados.

Segurança, conforto e conectividade levados a um novo nível

Novo Opel Astra Sports Tourer

Para além de se impor com uma gama moderníssima de motores, o novo Astra Sports Tourer estabelece também novos padrões em matéria de segurança, infoentretenimento e conforto.

 

Os inovadores faróis IntelliLux de matriz de LED são outra novidade absoluta no segmento dos familiares compactos. Permitem conduzir permanentemente com ‘máximos’ fora das cidades, desativando e ativando continuamente, de forma automática, elementos LED que estão direcionados às fontes de luz que correspondem a veículos circulando à frente ou em sentido contrário. A área em torno da fonte de luz é simplesmente obscurecida e o resto da estrada permanece bem iluminada. Este sistema pioneiro representa um incremento enorme em segurança ativa para todos os utentes da estrada, proporcionando também conforto adicional ao condutor do Astra Sports Tourer.

 

Numerosos sistemas de segurança inovadores, baseados na câmara dianteira Opel Eye de última geração, oferecem ao condutor mais apoio – desde o reconhecimento de sinais de trânsito, mais extenso e preciso, até ao sistema de manutenção na faixa de rodagem, que assegura correções autónomas do volante em caso de emergência, passando pelo alerta de colisão iminente com capacidade de intervir com travagem autónoma, que pode mesmo chegar a imobilizar o automóvel a velocidades inferiores a 40 km/h.

 

No habitáculo surge outro equipamento único no segmento dos familiares compactos: o Opel OnStar, o sistema de apoio permanente em viagem e em caso de emergência, que é uma espécie de anjo da guarda do condutor e dos passageiros. Tal como o ‘irmão’ Astra de cinco portas, o Astra Sports Tourer oferecerá à escolha dois novos sistemas IntelliLink. A mais recente geração deste sistema de infoentretenimento é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Por seu turno, os novos bancos ergonómicos com certificação AGR proporcionam conforto adicional graças ao inédito ajuste do apoio lateral e à função de massagem e às memórias de posicionamento, para além de ventilação. Os passageiros de trás podem contar também com aquecimento para os dois bancos das extremidades.

 

À ‘station wagon’ Astra Sports Tourer tem pertencido até hoje uma fatia de cerca de 30 por cento das vendas Astra na Europa. O novo modelo chega ao mercado no primeiro trimestre de 2016.