Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Nova geração de controlo de velocidade para o Opel Astra

13/Dez/2016

  • Familiar compacto da Opel recebe a mais recente geração de ACC, ‘Automatic Cruise Control’ - Programador de Velocidade Automático;
  • Distância para o veículo da frente é mantida automaticamente;
  • Sistema recebe dados a partir de um radar e de uma câmara dianteira;
  • ACC é um dos componentes-chave da condução autónoma.
Opel Astra

O Opel Astra vai receber a mais recente tecnologia de ‘Cruise Control’ Automático (ACC), assente em radar e câmara dianteira. O novo sistema estará disponível nas variantes de cinco portas e Sports Tourer equipadas com caixa automática de seis velocidades.


Por comparação com os programadores de velocidade convencionais, o ACC oferece maior conforto à condução ao ajustar automaticamente a velocidade para manter uma distância predeterminada para o veículo da frente. O Astra desacelera autonomamente quando se aproxima de um veículo mais lento e aplica travagem limitada, se necessário. Se esse veículo acelerar, o ACC aumenta a velocidade do Astra até ao ponto previamente programado. O sistema comporta-se como um programador de velocidade convencional se não houver tráfego, mas até nestas condições é agora capaz de aplicar os travões para manter a velocidade constante em descidas.


A geração mais recente do Programador de Velocidade Automático da Opel recorre a um radar semelhante ao dos sistemas ‘cruise control’ convencionais mas acrescenta a câmara dianteira do Astra para conseguir localizar o veículo que segue à frente, na mesma faixa de rodagem. O sistema funciona a velocidades entre 30 e 180 km/h. Uma particularidade importante é o facto de conseguir mesmo parar completamente o automóvel, o que significa que pode ser utilizado para tornar mais confortável a condução em tráfego muito condicionado. Na verdade, em condições de ‘para-arranca’, uma vez imobilizado automaticamente, o Astra retoma o movimento em menos de três segundos, quando o veículo da frente volta a rolar (a função de retoma automática de movimento está disponível com motores turbodiesel 1.6 CDTI e 1.6 Turbo a gasolina). Em alternativa, nomeadamente para encurtar este intervalo, o condutor pode premir a tecla do volante “Set-/Res+” ou carregar momentaneamente no acelerador para o Astra arrancar.


«Para nós, na Opel, a condução é um prazer quando não se torna nem aborrecida nem demasiado exigente», explica William F. Bertagni, Vice-Presidente de Engenharia de Veículos. «A nova tecnologia do Astra no campo da programação de velocidade ativa vai ao encontro da nossa filosofia de facilitar a tarefa do condutor em longas viagens ou nos engarrafamentos, o que significa que estamos a contribuir para que se mantenha ‘fresco’ e concentrado».


Os controlos do Programador de Velocidade Automático estão localizados no volante, podendo ser selecionadas diferentes distâncias para o veículo precedente: “Perto”, “Intermédio” ou “Longe”. A tecla “Set-/Res+” serve para programar a velocidade pretendida, enquanto o ecrã digital do centro do painel de instrumentos apresenta símbolos que informam sobre a velocidade programada, distância selecionada e se o sistema detetou algum veículo à frente.


O Programador de Velocidade Automático está disponível como equipamento opcional nos Astra de cinco portas e ‘stationwagon’ Sports Tourer, com os motores a gasolina 1.4 Turbo (150 cv), 1.6 Turbo (200 cv) e o turbodiesel 1.6 CDTI (136 cv).


O novo ACC e os sistemas de apoio à condução que equipam o Astra são componentes-chave dos automóveis ‘inteligentes’ do futuro e da condução autónoma. O sistema de Manutenção de Faixa de Rodagem aplica autonomamente correções suaves na direção quando o automóvel está prestes a sair da faixa de rodagem. Se isso ocorrer, o Alerta de Saída de Faixa produz um aviso sonoro. A Travagem Autónoma de Emergência, a Assistência à Travagem de Emergência e o Alerta de Colisão Dianteira Iminente são sistemas destinados a evitar ou a mitigar colisões dianteiras. A câmara dianteira instalada no topo do para-brisas recolhe os dados que fazem funcionar todos estes dispositivos.