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Novidades da Opel em Genebra: GT Concept, Mokka X e Astra BiTurbo

9/Fev/2016

  • A estreia mundial do GT Concept;
  • Novo Mokka X: aventureiro bem ligado;
  • Novo motor Diesel 1.6 CDTI BiTurbo com 160 cv estreia na gama Astra.
Opel GT Concept

Com a revelação mundial do GT Concept no Salão de Genebra (3 a 13 de março) a Opel vai fazer uma demonstração da sua confiança, da sua paixão pelo automóvel e da sua visão sobre o automóvel desportivo do futuro. O protótipo é um sucessor direto do Experimental GT que, em 1965, se tornou no primeiro ‘concept car’ apresentado por um fabricante europeu.

 

Outro destaque da marca alemã no certame suíço será o Mokka X, o SUV sub-compacto que a Opel renovou com novo desenho no exterior e no interior, e com novos sistemas de informação e entretenimento.

 

A gama Astra, agora com a ‘station wagon’ Sports Tourer, está também em plano de evidência. A estrela da Opel mostra pela primeira vez o novo motor Diesel 1.6 BiTurbo CDTI, com potência de 160 cv e 350 Nm de binário. No mesmo palco estará também a versão Astra TCR para as competições de pista. O CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann, fará a apresentação de todas estas novidades na conferência de imprensa que a Opel realiza no seu ‘stand’ da exposição no dia 1 de março, às 11 horas.

 

«O que vamos revelar em Genebra reflete bem o que a nossa marca é hoje. O GT Concept demonstra que somos inovadores e que temos uma visão clara sobre o rumo que estamos a seguir. O novo Astra e o novo Mokka X mostram que escutamos os nossos clientes e que os colocamos no centro de tudo o que fazemos, produzindo automóveis atrativos e acessíveis. E o Astra TCR mostra que queremos estar no lado mais emocional do automóvel, onde temos tradição», afirma Karl-Thomas Neumann.

GT Concept: o desportivo puro do futuro

Opel GT Concept

2016 vai ser um ano importante na longa História de 154 anos da Opel. Os números de vendas estão em tendência de subida e a empresa mostra o seu empenho num futuro empolgante ao revelar, com o GT Concept, uma perspetiva de como poderá vir a ser um automóvel desportivo acessível. O GT Concept será seguramente uma das estrelas do certame helvético por ter tudo para apelar aos entusiastas de todas as idades. Com motor central-dianteiro e tração às rodas traseiras, este protótipo é um descendente direto do Opel GT dos anos 1960 e 70, e do Monza Concept que foi apresentado no Salão de Frankfurt em 2013. Levando a filosofia de ‘design’ da Opel a um novo patamar, o GT Concept assume uma aparência futurista para ser ‘puro’ no sentido em que renuncia a elementos que perturbam a forma pura, como puxadores de portas ou espelhos retrovisores exteriores, prescindindo igualmente de elementos decorativos supérfluos. Trata-se de uma dinâmica máquina de condução, algo que é sublinhado através de proporções típicas de um ‘desportivo, com um longo capô e projeções extremamente curtas, além de uma acentuada linha vermelha que divide visualmente a carroçaria na horizontal. A ausência de tampa da mala, a intrigante e inovadora conceção das portas, a dupla saída central de escape, a forma do volante, para além, obviamente, da designação, tudo remete para o GT original. No entanto, o GT Concept não é uma espécie de cópia moderna; reinventa o espírito desafiador e empolgante do modelo de há 50 anos, mas sem nostalgia nem sinais de ‘design retro’.

 

Concebido como um ‘desportivo popular’ e não como um supercarro de sonho, o Opel GT Concept possui um potente motor tricilíndrico 1.0 colocado em posição central-dianteira. Esta unidade extremamente eficiente, com turbo e injeção direta, é uma evolução do motor conhecido do ADAM, do Corsa e do novo Astra, capaz de debitar 145 cv de potência e um binário máximo de 205 Nm (os valores de consumo para o GT Concept ainda não estão disponíveis). A potência é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa sequencial de seis velocidades, comandada com patilhas no volante, e diferencial autoblocante mecânico. Este ‘desportivo’ de dois lugares pesa menos de 1000 kg, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos e atinge a velocidade máxima de 215 km/h.

Mokka X mais moderno e com total conectividade

Novo Opel Mokka X

Para além do GT Concept, outra estreia mundial da Opel é o novo Mokka X, que chegará ao mercado no outono de 2016. O modelo Mokka obteve enorme sucesso na Europa desde o lançamento, há três anos, tendo sido produzidas mais de 500.000 unidades. Para garantir que o Mokka permanece na rota do sucesso, a Opel modernizou substancialmente o seu SUV subcompacto e acrescentou à designação a letra X, inspirada no carácter mais aventureiro, com a qual a marca alemã distinguirá todos os seus futuros modelos SUV (Sport Utility Vehicle) e CUV (Crossover Utility Vehicle).

 

O desenho da frente do novo Mokka X segue os traços mais recentes da filosofia de ‘design’ da Opel, nomeadamente no formato da grelha e na assinatura em forma de asa integrada nos faróis. As linhas e as superfícies são mais elegantes e existem agora menos aplicações de plástico. Atrás, os novos grupos óticos voltam a interpretar a assinatura de ‘asa’, especialmente na opção com LED. No perfil, as linhas que dão volume aos flancos continuam a destacar-se, contribuindo para sublinhar o porte atlético.

 

O habitáculo foi redesenhado por completo. O tabliê do Mokka X é totalmente novo, inspirado no do novo Astra. Tem uma aparência mais simples e é, simultaneamente, mais sofisticado e elegante. A consola central foi desenhada em torno do grande ecrã tátil de oito polegadas que comanda a mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento da Opel. De imediato, salta à vista um ‘design’ mais purista, com menos teclas, já que boa parte dos comandos está agora acessível no ecrã tátil.

Novo Opel Mokka X

O Mokka X será, seguramente, um dos modelos com melhor conectividade do seu segmento. O SUV da Opel oferece à escolha dois sistemas IntelliLink de informação e entretenimento capazes de integrar o mundo digital dos ‘smartphones’ através dos sistemas de projeção Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o sistema de assistência em viagem e em emergência OnStar - já lançado em 13 países e alargado a outros 16 durante o ano de 2016 - fará parte do equipamento do Mokka X logo desde o lançamento. A conectividade e os serviços de assistência colocam uma espécie de ‘anjo da guarda’ em cada carro. Registe-se que uma das importantes funcionalidades do OnStar é o potente ‘hotspot’ Wi-Fi 4G LTE, que permite a ligação até sete dispositivos móveis. Este serviço está atualmente disponível na Alemanha, no Reino Unido, na Holanda e em Espanha. Outros países alargarão a lista no decurso deste ano.

 

Sob o capô há a registar uma novidade: um motor de nova geração 1.4 Turbo com injeção direta, que debita 152 cv, estará associado a uma caixa automática de seis velocidades, com Start/Stop e sistema de tração integral adaptativa. De acordo com dados preliminares, o consumo de gasolina situar-se-á em 6,6 l/100 km e as emissões em 154 g/km de CO2.

 

Os engenheiros da Opel implementaram uma vez mais a estratégia da Opel de oferecer tecnologia inovadora a uma larga base de clientes, criando os faróis Adaptive Forward Lighting (AFL) de LED. O novo sistema adapta os diferentes padrões de feixes luminosos às condições em que o automóvel está a ser utilizado. Desta forma, fica garantida a melhor iluminação sem encandear os outros utilizadores da via. O AFL de LED da Opel possui um total de nove funções/padrões diferentes de luz.

Novo Opel Astra agora com motor BiTurbo e variante Sports Tourer

Novo Opel Astra 5 portas

Mais leve, mais económico e ágil, e mais confortável, a nova geração do modelo Opel Astra - nas variantes de 5 portas e ‘station wagon’ Sports Tourer - já ultrapassa, à data, a fasquia de 100.000 unidades encomendadas. A eficiência do novo Astra deve-se em grande parte à redução de peso - até menos 200 kg na variante de 5 portas e até menos 190 kg na ‘carrinha’, por comparação com o anterior modelo. Esta substancial redução de peso resulta em melhorias notáveis de comportamento dinâmico e economia de combustível.

 

A gama de motores desempenha igualmente um papel decisivo na dinâmica apurada do novo Opel, já que todos os motores pertencem à mais recente geração de propulsores da marca. As motorizações a gasolina e a gasóleo, até 1,6 litros de cilindrada, aliam elevada eficiência com excelente capacidade de resposta. Em Genebra, a Opel apresenta um novo Diesel 1.6 BiTurbo CDTI com potência de 160 cv e binário máximo de 350 Nm. Com caixa manual de seis velocidades, sistema Start/Stop e pneus de baixa resistência, o consumo de gasóleo deste motor na carrinha Astra situa-se em apenas 4,1 l/100 km, correspondendo a emissões de CO2 de 109 g/km (108 g/km na variante de cinco portas).

Novo Opel Astra Sports Tourer

Ambas as variantes Astra de cinco portas e carrinha Astra Sports Tourer têm mais espaço no habitáculo, especialmente nos lugares traseiros, que oferecem mais 35 mm e 28 mm de espaço para pernas, respetivamente. A Astra Sports Tourer consegue carregar mais bagagem, disponibilizando uma volumetria até 1630 litros - mais 80 litros do que o modelo anterior. A grande bagageira possui também acesso mais facilitado do que nunca graças ao comando elétrico de abertura e fecho que pode ser acionado com um simples movimento do pé sob o para-choques.

 

Para além da gama Astra, a Opel vai apresentar o novo Astra TCR de competição em pista. Elaborado de acordo com os regulamentos do novo Campeonato de Turismos, este Astra especial possui motor de 2,0 litros com turbo, capaz de debitar cerca de 330 cv e 420 Nm. A caixa de velocidades de competição é comandada através de patilhas no volante. Os travões de disco de grandes dimensões têm pinças de seis pistões à frente. O novo Astra TCR vai participar nos campeonatos nacionais de Turismos de vários países pela mão de pilotos e equipas privadas.