Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Ainda mais aventureiro - o novo Mokka X

4/Fev/2016

  • Novo desenho: dinâmico por fora, refinado no interior;
  • Novo motor 1.4 Turbo com injeção direta, caixa automática e tração integral;
  • Faróis LED adaptativos e câmara OpelEye de nova geração;
  • Novo sistema de infoentretenimento com integração de ‘smartphones’ e Opel OnStar.
Novo Opel Mokka X

Desde o lançamento em 2012, o Opel Mokka ganhou de pleno direito uma posição de relevo no mercado europeu. Com dimensões muito compactas, aparência ‘desportiva’ e posição de condução elevada, este SUV subcompacto já ultrapassou a fasquia das 500.000 unidades produzidas e tornou-se, há muito, num dos automóveis mais populares neste segmento de mercado.

 

Com o Mokka X, a Opel não esconde que quer ir ainda mais além. O novo modelo tem estreia marcada para o Salão Mundial do Automóvel de Genebra, em março, e chegará ao mercado português em outubro. O Mokka X tem novas linhas no exterior, habitáculo completamente renovado e um sistema de informação e entretenimento de nova geração que o torna num dos SUVs mais bem conectados do mercado. A par da nova geração de motores turbodiesel 1.6 CDTI, o Mokka X vai alargar o leque de motorizações a gasolina ao integrar o mais recente 1.4 Turbo da Opel, com injeção direta, que estará associado a transmissão automática com Start/Stop e a um evoluído sistema de quatro rodas motrizes.

Atitude dinâmica

Novo Opel Mokka X

O Mokka constitui um dos símbolos de sucesso da fase de ressurgimento da Opel. Este SUV subcompacto trouxe novos clientes para a marca alemã, atraídos por dimensões reduzidas, estilo ‘desportivo’ e capacidades reais de todo-o-terreno.

 

O Mokka X estreia a nova designação da Opel para uma futura gama de automóveis SUV e ‘crossover’: o ‘X’ pretende sublinhar um carácter mais aventureiro e ‘duro’ face aos restantes modelos mais convencionais.

Novo Opel Mokka X

O desenho da frente do novo Mokka X segue os traços mais recentes da filosofia de ‘design’ da Opel, nomeadamente no formato da grelha e na assinatura em forma de asa integrada nos faróis. As linhas e as superfícies são mais elegantes e existem agora menos aplicações de plástico. Atrás, os novos grupos óticos voltam a interpretar a assinatura de ‘asa’, especialmente na opção com LED. No perfil, as linhas que dão volume aos flancos continuam a destacar-se, contribuindo para sublinhar o porte atlético.

Novo Opel Mokka X

O habitáculo foi redesenhado por completo. O tabliê do Mokka X é totalmente novo, inspirado no do novo Astra. Tem uma aparência mais simples e é, simultaneamente, mais sofisticado e elegante. A consola central foi desenhada em torno do grande ecrã tátil de oito polegadas que comanda a mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento da Opel. De imediato, salta à vista um ‘design’ mais purista, com menos teclas, já que boa parte dos comandos está agora acessível no ecrã tátil.

Caixa automática de seis velocidades e tração integral adaptativa

Novo Opel Mokka X

Na sequência do lançamento da nova geração turbodiesel 1.6 CDTI, é agora a vez de alargar o leque de opções de motores a gasolina. O novíssimo 1.4 Turbo com injeção direta, que estreou no Astra há poucos meses, estará disponível no Mokka X em combinação com uma caixa automática de seis velocidades com Start/Stop, e tração adaptativa às quatro rodas. Os valores preliminares apontam para 152 cv de potência e consumo médio de 6,6 l/100 (emissões de 154 g/km). O sistema de tração integral é especialmente eficiente graças a um diferencial multidisco com comando eletromagnético. Em circulação normal, com piso seco, a tração faz-se apenas às rodas dianteiras com o objetivo de manter o consumo de combustível no patamar mais baixo possível. Dependendo das condições da estrada, a variação de binário pode ir de 100% à frente, até 50% para cada eixo em casos extremos como uma estrada coberta de água.

Faróis AFL de LED e nova geração da câmara OpelEye

Novo Opel Mokka X

Para além do sistema de tração às quatro rodas, os engenheiros da Opel executaram uma vez mais a estratégia da Opel de oferecer tecnologia inovadora a uma larga base de clientes, criando os faróis Adaptive Forward Lighting (AFL) de LED. O novo sistema adapta os diferentes padrões de feixes luminosos às condições em que o automóvel está a ser utilizado. Desta forma, fica garantida a melhor iluminação sem encandear os outros utilizadores da via. O AFL de LED da Opel possui um total de nove funções/padrões diferentes de luz para situações tão diversas como circulação em cidade, em estrada nacional e em autoestrada, para além de iluminação de curva e cruzamento, marcha-atrás e sinalização quando parado. Este novo sistema de LED substitui o anterior AFL bi-xénon. Por um lado, a luz LED tem propriedades que permitem que os objetos retenham a sua cor natural, o que tem vantagens significativas ao nível do conforto de visão. Ao mesmo tempo, o módulo do farol com LED não possui peças mecânicas, tornando-se mais rápido nas reações e sendo substancialmente mais durável.

 

Outro avanço importante no Mokka X é a nova câmara dianteira OpelEye, que tem maior resolução e capacidade acrescida de processamento de imagens, com resultados determinantes na precisão de todas as funções que suporta, incluindo a comutação automática médios/máximos dos novos faróis AFL de LED. O Reconhecimento de Sinais de Trânsito foi apurado e inclui funcionalidades acrescidas, também graças à integração do apoio do sistema de navegação. O Indicador de Distância para o Veículo da Frente recorre à câmara para fazer uma leitura detalhada do tráfego que circula à frente do Mokka X. Recorrendo aos mesmos dados, o Alerta de Colisão Dianteira Iminente possui agora luzes LED de alerta que são projetados no para-brisas no campo de visão do condutor. Este aviso, acompanhado de um sinal sonoro, é acionado quando a aproximação ao veículo da frente é mais rápida do que o normal. Por seu turno, o sistema de Aviso de Saída de Faixa é ativado a velocidades superiores a 60 km/h e consta de um alerta sonoro e de uma luz no tabliê.

O automóvel mais confortável do segmento, com a melhor conectividade

Novo Opel Mokka X

Tal como o novo Astra, o Mokka X vai disponibilizar os serviços OnStar logo desde o lançamento. Além desses, o mais evoluído sistema de informação e entretenimento IntelliLink permitirá a integração e projeção de ‘smartphones’ através de Apple CarPlay e Android Auto.

 

O Mokka X também pode reclamar para si o título de automóvel mais confortável do segmento. Tal como muitos modelos Opel, o pequeno SUV oferece bancos certificados pelos especialistas alemães de ergonomia da AGR. Para além disso, pode ser equipado com sistema de abertura e ignição sem chave, bastando ao condutor manter a chave no bolso para comandar as portas e a ignição mediante o toque em pequenas teclas.

 

Com novo desenho, gama de motores mais completa, capacidades comprovadas de todo-o-terreno, conectividade de topo com o mundo exterior e equipamento de segurança e conforto completo, o novo Mokka surge plenamente preparado para dar continuidade ao sucesso do antecessor, o qual, entre outros, foi premiado duas vezes com o “Carro do Ano de Quatro Rodas Motrizes” e outras duas com o “Carro de Empresa do Ano” na Alemanha.