Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Cada vez mais à vontade na cidade:
novo Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

23/Jun/2016

  • Estreia da mais recente caixa Easytronic 3.0 dá ao KARL uma opção ‘automática’
  • Motor 1.0 de três cilindros da mais recente geração é refinado e económico
  • Equipamento de conforto e segurança próprios de segmentos superiores
  • Sistemas IntelliLink e Opel OnStar da nova geração
Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

O Opel KARL é o modelo de entrada de gama da Opel, concebido para ser versátil e fácil de utilizar, na cidade e não só. Pequeno mas surpreendentemente espaçoso, com ‘design’ atraente mas sóbrio e, acima de tudo, muito prático, o Opel KARL é também um modelo acessível, com preços a partir de 11.990 euros. Para reforçar ainda mais os atributos, a Opel lançou em junho uma versão Easytronic equipada com a mais recente geração 3.0 da caixa de velocidades automatizada. Sem pedal de embraiagem, o KARL torna-se ainda mais fácil e agradável de conduzir no seu meio de eleição: a cidade.

 

O KARL é um ‘cinco portas’ apelativo com apenas 3,68 m de comprimento, espaçoso para cinco pessoas e dotado de um grande número de tecnologias de segurança e conforto sem paralelo no seu segmento. O mais acessível dos Opel está também disponível com a última geração de tecnologia de conetividade automóvel, nomeadamente com o sistema de informação e entretenimento IntelliLink e o sistema de assistência e conetividade Opel OnStar, os quais tornam o KARL no automóvel com os melhores níveis de ligação digital e de apoio do seu segmento. Sob o capô surge um motor 1.0 ‘atmosférico’ a gasolina, de três cilindros, com baixos níveis de consumos e de emissões - 4,5 l/100 km e 103 gramas de CO2 por quilómetro, respetivamente, em ciclo misto. O prático modelo base-de-gama KARL, o expoente máximo da personalização ADAM e o polivalente Corsa formam a gama de automóveis pequenos mais completa de sempre da Opel e, simultaneamente, a mais recente no mercado.

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

O KARL foi desenvolvido a pensar na funcionalidade e na versatilidade. Assente numa arquitetura completamente nova, com distância entre eixos de 2385 mm de comprimento, e com um peso total de 939 kg, a carroçaria de cinco portas comporta espaço de sobra para acomodar cinco pessoas. O banco do condutor e a coluna da direção são reguláveis e existem fixações para duas cadeiras de criança ISOFIX nos lugares traseiros. O banco traseiro de costas rebatíveis com divisão assimétrica (60:40) cria um amplo e versátil espaço de carga. Com as costas do banco traseiro rebatidas, o KARL consegue oferecer 1013 litros de arrumação até ao tejadilho.

 

O Opel KARL sobressai igualmente pela qualidade do desempenho dinâmico. A suspensão dianteira possui molas com compensação de carga lateral, casquilhos de revestimento duplo e uma estrutura de ancoragem extremamente rígida que permite melhorar o trabalho da suspensão e reduzir níveis de ruído e vibrações. Focada nas mesmas prioridades, a suspensão traseira é de eixo de torção de secção tubular, com apoios à frente das rodas. Os amortecedores, por seu turno, estão colocados em posição vertical, atrás das rodas. Esta articulação proporciona o melhor controlo de movimentos das rodas.

Novo motor 1.0 ECOTEC de três cilindros

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

O Opel KARL recorre a um motor oriundo da mais recente linha de motorizações da Opel. O 1.0 ECOTEC de 75 cv de potência - um evoluído motor 1.0 a gasolina de três cilindros construído em alumínio - faz parte da mesma família do elogiado 1.0 Turbo disponível nos modelos Corsa e ADAM. Destaca-se pela suavidade de funcionamento e pela eficiência. Durante a fase de desenvolvimento, os engenheiros dedicaram especial atenção à atenuação de vibrações, tendo adotado múltiplas medidas para criar um motor excecionalmente silencioso e refinado para o seu segmento e respetiva faixa de preço.

 

O motor 1.0 do KARL faz parte da grande ofensiva de motorizações da Opel, que a marca iniciou em 2014. Até 2018, esta ‘revolução’ comporta 17 novos motores ultramodernos. Os resultados já são visíveis: em pouco tempo, a Opel renovou grande parte da sua gama de motores.

 

O novo propulsor 1.0 da Opel foi desenvolvido em Rüsselsheim e poderá ser utilizado por todas as marcas da General Motors. Este motor de três cilindros apresenta melhores caraterísticas de funcionamento e emissão de ruído do que alguns motores de quatro cilindros. Obviamente, por natureza, o equilíbrio de massa de um motor de três cilindros não é o ideal. No entanto, os engenheiros da Opel lograram refinar esta unidade. O bloco do motor foi construído de forma a reduzir a ressonância; o cárter foi dividido em dois; a integração do coletor de escape na cabeça de cilindros contribui para atenuar o ruído, a tampa de válvulas é especial para absorver o ruído e a corrente de distribuição funciona sob princípio de comando concêntrico. Ao contrário do que acontece numa corrente normal de rolos, os dentes virados para trás fixam-se na engrenagem da cambota e das árvores de cames. Todo o comportamento e a tensão automática da corrente asseguram também um funcionamento especialmente silencioso.

As quatro válvulas por cilindro na cabeça do 1.0 ECOTEC são acionadas por dois veios de excêntricos à cabeça. O comando das árvores de cames é variável tanto na admissão como no escape. A eficiência é o domínio de preferência do motor de três cilindros da Opel já que o atrito interno é bastante mais baixo do que em motores de quatro cilindros equiparáveis. Para tornar o motor o mais leve possível, a cambota forjada em ferro fundido é oca e a bomba de óleo tem atrito extremamente reduzido, sendo capaz de funcionar com dois níveis de pressão - uma novidade neste segmento de veículos. A caixa de cinco velocidades manual acoplada de série a este motor é nova, oferecendo um comando especialmente rápido e suave. Em alternativa a esta, a Opel propõe uma versão Easytronic com caixa manual robotizada. Em qualquer dos casos, a sofisticação do binómio motor-caixa destaca claramente a nova proposta da Opel no segmento extremamente competitivo dos ‘minicarros’.

Tecnologias e sistemas evoluídos

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

Paralelamente, o KARL está equipado com um vasto número de sistemas de segurança e conforto que não é habitual encontrar a este preço. Além de sistemas de série como o ABS, o controlo de tração TCPlus, o programa eletrónico de estabilidade ESPPlus e a assistência ao arranque nas subidas (“Hill Start Assist”), que impede que o automóvel descaia para trás ou para a frente ao arrancar num plano inclinado, o KARL pode ser ainda equipado com outro sistema de segurança: o de aviso de saída de faixa. Graças a uma câmara dianteira, o sistema alerta o condutor com um sinal sonoro e um ícone amarelo a piscar no painel de instrumentos se o veículo começar a sair involuntariamente da faixa de rodagem. A função de luz de curva integrada nos faróis de nevoeiro garante melhor visibilidade. O equipamento de segurança de série inclui nada menos que seis airbags e um sistema de libertação dos pedais.

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

O Opel KARL é um automóvel inovador também em termos de conforto. Nos dias frios oferece volante aquecido forrado a couro e bancos dianteiros aquecidos. O modo “City” da direção assistida, acionado através de uma tecla no tabliê, reduz o esforço nas manobras mais apertadas, à imagem do que já acontece no ADAM e no Corsa. Os sensores traseiros auxiliam no estacionamento, emitindo um aviso acústico de aproximação aos obstáculos nas manobras de marcha-atrás. O programador de velocidade com limitador (de série) revela-se extremamente útil em situações de tráfego urbano intenso ou em zonas residenciais com baixos limites de velocidade. E além de tudo isto, os dias de verão tornam-se ainda mais aprazíveis com o teto de abrir com comando elétrico.

Apoio em emergência e conetividade sem paralelo no segmento

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

O Opel KARL pode ser encomendado com um sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e com o serviço de assistência e conetividade Opel OnStar. Com estes dispositivos, o novo modelo base-de-gama da Opel define novos padrões de conectividade no segmento dos ‘mini’.

 

O Opel OnStar faculta aos assinantes uma vasta série de serviços. Em caso de acidente com ativação de airbag o sistema alerta automaticamente o centro de operações Opel OnStar. Em sequência imediata, é estabelecido contacto de voz com os ocupantes do veículo. O assistente OnStar averigua se é necessária assistência. Se não houver resposta, é de imediato enviada uma equipa de emergência para a localização exata do veículo. Este é apenas um dos diversos serviços e funcionalidades do Opel OnStar. O condutor e os passageiros podem contactar o OnStar durante as 24 horas de cada um dos 365 dias do ano para solicitar assistência em viagem e outros serviços de ligação à distância, na certeza de serem encaminhados para um assistente que fala a sua língua. Além disso, o Opel OnStar fará do KARL um hotspot wi-fi de Internet 4G/LTE, permitindo ligação até sete dispositivos móveis.

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

O novo KARL oferece rádio com seis altifalantes, entradas para dispositivos auxiliares e USB, bem como o sistema Bluetooth de ligação telefónica mãos‑livres e transmissão de áudio (streaming). O sistema IntelliLink de nova geração permite transpor para o automóvel a conetividade global dos telefones inteligentes e o funcionamento de várias aplicações, recorrendo aos Apple CarPlay e Android Auto.

 

O Apple CarPlay e o Android Auto proporcionam um modo simples de aceder a algumas funções dos telefones inteligentes através do sistema de infoentretenimento IntelliLink do automóvel. Essas funções incluem navegação, mensagens ditadas, acesso a listas de contactos, e várias funções de notícias e de música. Muitas destas funções podem ser controladas com as teclas do volante, o que permite que o condutor mantenha os olhos na estrada.

 

A página inicial do sistema IntelliLink dá acesso a cinco funções principais: efetuar chamadas telefónicas (Telefone), ouvir música (Áudio), ver fotografias e vídeos (Galeria), alterar definições como, por exemplo, o idioma do sistema (Definições) ou utilizar a integração de aplicações telefónicas.

Linhas vincadas e com personalidade

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

O design do KARL é igualmente atraente e sóbrio. A frente exibe uma grelha trapezoidal larga e rebaixada com a barra da marca, em posição de sustentação do logótipo da Opel. A barra surge mais fina e com “extremidades aladas” que encaminham a atenção para os faróis em forma de “olho de águia”. De lado, o perfil dinamicamente ascendente é reforçado pela ‘lâmina’ moldada nas portas. As duas linhas vincadas ao nível dos puxadores das portas destacam, uma vez mais, a modernidade e o dinamismo do KARL. Na traseira sobressaem grandes grupos óticos que ilustram bem a atenção excecional ao detalhe, pouco comum na conceção de automóveis deste segmento. O KARL está disponível em dez cores diferentes, que vão do roxo ‘Mystic’ ao verde ‘Fresh Lime’.

 

O KARL tem um habitáculo invulgarmente grande para esta classe de veículos. Oferece espaço e qualidade a um nível que antes era habitual encontrar-se apenas em automóveis de preços superiores. Múltiplas soluções de arrumação, tais como o espaço suplementar por cima do porta‑luvas ou as grandes bolsas das portas dianteiras, que permitem colocar uma garrafa normal de um litro, dizem bem da utilização eficiente do espaço interior. O KARL possui vidros traseiros de abertura descendente, outra raridade em automóveis deste segmento.

KARL em Portugal

Opel KARL Easytronic com caixa automatizada

A Opel dotou o KARL de uma completa lista de equipamento de série, onde se incluem ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, fecho centralizado com comando à distância, espelhos reguláveis eletricamente, computador de bordo, programador de velocidade, com limitador, rádio com Bluetooth e entrada USB e assistência ao arranque em subidas. No domínio da segurança, o KARL dispõe de sistema de monitorização de pressão de pneus, ESP, ABS, airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina.

 

«O KARL é um citadino de cinco portas e cinco lugares que constitui uma solução muito versátil para o dia-a-dia, especialmente agora nesta versão com a nova caixa automatizada. A um preço francamente acessível, oferecemos um automóvel de qualidade, com equipamento de série completíssimo em ambos os capítulos de segurança e conforto. Esta é uma fórmula imbatível no nosso mercado», afirma o Diretor-Geral da Opel, João Falcão Neves.

 

Os preços do Opel KARL iniciam-se em 11.990 euros. A versão Easytronic é proposta por 12.640 euros. Da gama faz ainda parte o recém-lançado KARL FlexFuel a gasolina e GPL, com preço de 13.290 euros.