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Opel KARL FlexFuel:
citadino prático e acessível, também a GPL

2/Jun/2016

  • Nova versão a GPL do modelo de entrada de gama da Opel
  • GPL auto reduz custos com combustível até 40 por cento
  • Preço acessível: 11.990 euros; campanha de lançamento oferece o equipamento GPL
  • Motor 1.0 de três cilindros da mais recente geração é refinado e económico
  • Equipamento de conforto e segurança próprios de segmentos superiores
  • Sistemas IntelliLink de nova geração e Opel OnStar
Opel KARL FlexFuel

A Opel lançou uma versão a GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) do citadino KARL. O modelo acessível da marca alemã constitui uma proposta alternativa que reduz emissões de CO2 e oferece uma utilização mais económica, reforçando a completa gama Opel FlexFuel que passa a englobar um total de dez versões e sete modelos, do KARL ao Insignia.

 

As variantes FlexFuel da Opel são ‘bi-fuel’ (podem funcionar a gasolina ou a GPL auto) e possuem equipamento de gás integralmente instalado de fábrica. Com um moderno motor tricilíndrico construído em alumínio - 1.0 ‘atmosférico’, 73 cv de potência - o KARL FlexFuel emite apenas 93 g de CO2 por quilómetro no ciclo misto quando funciona a gás. Isso corresponde ao consumo médio de 5,7 litros de GPL auto a cada 100 km. Reconhecida pela capacidade de produzir uma combustão mais eficiente, a mistura de gases butano e propano apresenta a vantagem adicional de reduzir até 80 por cento as emissões de óxido de azoto por comparação com a gasolina.

 

Ao benefício do ambiente alia-se a economia de utilização, bem patente em duas vertentes importantes. Por um lado, o preço do GPL auto é praticamente metade do da gasolina. Depois, o facto de possuir dois depósitos de combustível - um para gasolina e outro para gás - aumenta significativamente a autonomia do veículo, que passa a ser superior a 1000 quilómetros.

Opel KARL FlexFuel

Tal como em todos os produtos GPL da Opel, o sistema de alimentação a GPL do KARL FlexFuel, incluindo o depósito de gás e o sistema de injeção, é instalado na fábrica. O recentíssimo motor de três cilindros foi desenvolvido a pensar também no desempenho com gás como combustível. Recorrendo a uma tecla no tabliê, o condutor pode selecionar a alimentação a gás ou a gasolina. A gestão eletrónica, com duas unidades de controlo, garante que a transição entre combustíveis é efetuado de forma eficaz. Os processos de injeção e ignição têm regulações independentes para ambos os tipos de combustível, obtendo-se com isso a maior eficiência possível em consumo de combustível e emissões. É possível alternar entre gás e gasolina, e vice-versa, em qualquer altura, sem alteração percetível de ‘performances’. O arranque do motor a frio é efetuado a gasolina. Uma vez estabilizada a temperatura de combustão, normalmente em cerca de um minuto, o motor está apto a funcionar a gás.

O computador de bordo do novo KARL FlexFuel indica valores de consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e consumo médio para a operação com cada um dos combustíveis. A autonomia alargada não é obtida a custas de espaço. O depósito de GPL auto, com capacidade de 24,8 litros, está instalado no compartimento originalmente destinado à roda sobressalente, o que quer dizer que o KARL continua a ser pequeno por fora e grande por dentro, capaz de transportar cinco pessoas e de disponibilizar um máximo de 958 litros para bagagens.

 

Pequeno mas espaçoso, com ‘design’ atraente mas sóbrio e, acima de tudo, muito prático, o Opel KARL é um modelo vocacionado para a cidade mas capaz de enfrentar qualquer autoestrada. Este ‘mini’, que se estreou no mercado português em junho de 2015, é um ‘cinco portas’ apelativo com 3,68 m de comprimento e 1,48 m de altura, lotação para cinco pessoas e um grande número de tecnologias de segurança e conforto sem paralelo no seu segmento. O mais acessível dos Opel já está também disponível com a mais recente tecnologia de conetividade automóvel, nomeadamente o sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e o sistema de assistência e conectividade Opel OnStar. O KARL torna-se, assim, no automóvel com os melhores níveis de conectividade e apoio do seu segmento.

 

O preço recomendado de venda ao público da nova versão a GPL do KARL é de 13.290 euros. Até final de junho, para um volume restrito de lançamento, a Opel tem em vigor uma promoção que prevê a oferta do valor correspondente ao equipamento de GPL (1300 euros), trazendo a versão FlexFuel para o mesmo preço do KARL ‘normal’: 11.990 euros.

 

O novo Opel KARL FlexFuel já está disponível no mercado português. Com o prático modelo base-de-gama KARL, o superpersonalizável ADAM e o polivalente Corsa, a Opel passa a deter aquela que é a gama de automóveis pequenos mais completa de sempre da marca alemã, e a mais recente no mercado.

Versátil e fácil de utilizar

Opel KARL FlexFuel

O KARL foi desenvolvido a pensar na funcionalidade e na versatilidade. Assente numa nova arquitetura com distância entre eixos de 2385 mm de comprimento, e com baixo peso, a carroçaria de cinco portas comporta espaço de sobra para acomodar cinco pessoas. O banco do condutor e a coluna da direção são reguláveis e existem fixações para duas cadeiras de criança ISOFIX nos lugares traseiros. O banco traseiro de costas rebatíveis com divisão assimétrica (60:40) cria um amplo e versátil espaço de carga. Com as costas do banco traseiro rebatidas, o KARL FlexFuel oferece 958 litros de arrumação até ao tejadilho.

 

O Opel KARL sobressai igualmente pela qualidade do desempenho dinâmico. A suspensão dianteira possui molas com compensação de carga lateral, casquilhos de revestimento duplo e uma estrutura de ancoragem rígida que permite melhorar o trabalho da suspensão e reduzir níveis de ruído e vibrações. Focada nas mesmas prioridades, a suspensão traseira é de eixo de torção de secção tubular, com apoios à frente das rodas. Os amortecedores, por seu turno, estão colocados em posição vertical, atrás das rodas. Esta articulação proporciona o melhor controlo de movimentos das rodas.

Novo motor ‘bi-fuel’ 1.0 ECOTEC de três cilindros

Opel KARL FlexFuel

O novo Opel KARL FlexFuel recorre a um motor oriundo da mais recente linha de motorizações da Opel. O 1.0 ECOTEC de 73 cv de potência - um ultramoderno motor 1.0 a gasolina de três cilindros construído em alumínio - faz parte da mesma família do elogiado 1.0 Turbo disponível nos modelos Corsa, ADAM e Astra. Destaca-se pela suavidade de funcionamento e pela eficiência. Durante a fase de desenvolvimento, os engenheiros dedicaram especial atenção à atenuação de vibrações, tendo adotado medidas como a construção de baixa ressonância do bloco do motor, um cárter separado, a integração insonorizada do coletor de escape na cabeça de cilindros e uma tampa de válvulas capaz de isolar ruído. Deste modo, o KARL é um automóvel excecionalmente silencioso e refinado para o seu segmento e respetiva faixa de preço.

 

Com alimentação a gasolina, o KARL FlexFuel consome apenas 4,6 litros a cada 100 km e emite 106 g/km de CO2, em ciclo misto. Selecionado o funcionamento a GPL auto, as emissões de CO2 baixam para apenas 93 g de CO2 por quilómetro no ciclo misto, correspondendo a um consumo médio de 5,7 l/100 km de gás.

 

A caixa de cinco velocidades acoplada a este motor é nova, oferecendo um comando especialmente rápido e suave. A sofisticação do binómio motor-caixa destaca claramente a nova proposta da Opel no segmento extremamente competitivo dos ‘minicarros’.

Tecnologias e sistemas evoluídos

Opel KARL FlexFuel

Paralelamente, o KARL está equipado com um vasto número de sistemas de segurança e conforto que não é habitual encontrar a este preço. Além de sistemas de série como o ABS, o controlo de tração TCPlus, o programa eletrónico de estabilidade ESPPlus e a assistência ao arranque nas subidas (“Hill Start Assist”), que impede que o automóvel descaia para trás ou para a frente ao arrancar num plano inclinado, o KARL pode ser ainda equipado com outro sistema de segurança: o de aviso de saída de faixa. Graças a uma câmara dianteira, o sistema alerta o condutor com um sinal sonoro e um ícone amarelo a piscar no painel de instrumentos se o veículo começar a sair involuntariamente da faixa de rodagem. A função de luz de curva integrada nos faróis de nevoeiro garante melhor visibilidade. O equipamento de segurança de série inclui nada menos que seis airbags e um sistema de libertação dos pedais.

 

O novo Opel KARL é um automóvel inovador também em termos de conforto. Nos dias frios oferece volante aquecido forrado a couro e bancos dianteiros aquecidos. O modo “City” da direção assistida, acionado através de uma tecla, reduz o esforço nas manobras mais apertadas, à imagem do que já acontece no ADAM e no Corsa. Os sensores traseiros auxiliam no estacionamento, emitindo um aviso acústico de aproximação aos obstáculos nas manobras de marcha-atrás. O programador de velocidade com limitador revela-se extremamente útil em situações de tráfego urbano intenso ou em zonas residenciais com limite de velocidade de 30 km/h. E além de tudo isto, os dias de verão tornam-se ainda mais aprazíveis com o teto de abrir com comando elétrico.

Apoio em emergência e conetividade sem paralelo no segmento

Opel KARL FlexFuel

O KARL pode ser encomendado com um sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e com o serviço de assistência e conetividade Opel OnStar. Com estes dispositivos, o novo modelo base-de-gama da Opel define novos padrões de conectividade no segmento dos ‘mini’.

 

O Opel OnStar oferece aos assinantes uma vasta série de serviços. Em caso de acidente com ativação de airbag o sistema alerta automaticamente o centro de operações Opel OnStar. Em sequência imediata, é estabelecido contacto de voz com os ocupantes do veículo. O assistente OnStar averigua se é necessária assistência. Se não houver resposta, é de imediato enviada uma equipa de emergência para a localização exata do veículo. Este é apenas um dos vários serviços e funcionalidades do Opel OnStar. O condutor e os passageiros podem contactar o centro OnStar durante as 24 horas de cada um dos 365 dias do ano para solicitar assistência em viagem e outros serviços de ligação à distância, na certeza de serem encaminhados para um assistente que fala a sua língua. Além disso, o Opel OnStar equipa o KARL com um hotspot wi-fi de Internet 4G/LTE que permite ligação até sete dispositivos móveis.

Opel KARL FlexFuel

O novo KARL oferece rádio com seis altifalantes, entradas para dispositivos auxiliares e USB, bem como o sistema Bluetooth de ligação telefónica mãos‑livres e transmissão de áudio (audio streaming). Em opção está disponível o sistema IntelliLink de nova geração que permite transpor para o aparelho do automóvel as funcionalidades de várias aplicações de telemóveis, recorrendo ao Apple CarPlay e ao Android Auto, consoante o sistema operativo de cada telefone.

 

O Apple CarPlay e o Android Auto proporcionam um modo simples de aceder a algumas funções dos telefones inteligentes através do sistema de infoentretenimento IntelliLink do automóvel. Essas funções incluem navegação, mensagens ditadas, acesso a listas de contactos, e várias funções de notícias e de música. Muitas destas funções podem ser controladas com as teclas do volante, o que permite que o condutor mantenha os olhos na estrada.

 

A página inicial do sistema IntelliLink dá acesso a cinco funções principais: efetuar chamadas telefónicas (Telefone), ouvir música (Áudio), ver fotografias e vídeos (Galeria), alterar definições como, por exemplo, o idioma do sistema (Definições) ou utilizar a integração de aplicações telefónicas.

Linhas vincadas e com personalidade

Opel KARL FlexFuel

O design do KARL é tão atraente como sóbrio. A frente exibe uma grelha trapezoidal larga e rebaixada com a barra da marca, em posição de sustentação do logótipo da Opel.

 

A barra surge mais fina e com “extremidades aladas” que encaminham a atenção para os faróis em forma de “olho de águia”.

 

De lado, o perfil dinamicamente ascendente é reforçado pela ‘lâmina’ moldada nas portas. As duas linhas vincadas ao nível dos puxadores das portas destacam, uma vez mais, a modernidade e o dinamismo do KARL. Na traseira sobressaem grandes grupos óticos que ilustram bem a atenção excecional ao detalhe, pouco comum na conceção de automóveis deste segmento. O KARL está disponível em dez cores diferentes, que vão do roxo ‘Mystic’ ao verde ‘Fresh Lime’.

 

O KARL tem um habitáculo invulgarmente grande para esta classe de veículos. Oferece espaço e qualidade a um nível que antes era habitual encontrar-se apenas em automóveis de preços superiores. Múltiplas soluções de arrumação, tais como o espaço suplementar por cima do porta‑luvas ou as grandes bolsas das portas dianteiras, que permitem colocar uma garrafa normal de um litro, dizem bem da utilização eficiente do espaço interior. O KARL possui vidros traseiros de abertura descendente, outra raridade em automóveis deste segmento.

Equipamento completo

Opel KARL FlexFuel

A Opel dotou o KARL de uma completa lista de equipamento de série, onde se incluem ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, fecho centralizado com comando à distância, espelhos reguláveis eletricamente, computador de bordo, programador de velocidade, com limitador, rádio com Bluetooth e entrada USB e assistência ao arranque em subidas. No domínio da segurança, o KARL dispõe de sistema de monitorização de pressão de pneus, ESP, ABS, airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina.

 

Com’ design’ atraente, motor evoluído, variados dispositivos de apoio e de segurança, e tecnologia de conetividade e infoentretenimento que define novos padrões, o KARL é um membro de pleno direito da família Opel, propondo-se num conjunto prático e convincente por preço acessível.

O GPL auto

Com um preço por litro que é, normalmente, cerca de metade do da gasolina de 95 ron, o GPL pode representar uma poupança em torno de 40 por cento nos custos com combustível. Para um condutor que percorra anualmente 25.000 quilómetros, a redução do gasto no posto de abastecimento pode ser superior a 1000 euros ao final de 12 meses. O autogás dá igualmente um contributo em matéria de ambiente, com emissões de CO2 que são inferiores em cerca de 15 por cento por comparação com a gasolina.

 

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, cujos principais componentes são o butano e o propano. O GPL pode ser obtido a partir de gás natural ou do processo de refinação de petróleo bruto. A composição do GPL permite a liquefação, à temperatura ambiente, sob uma pressão moderada, e uma completa vaporização quando libertado à pressão atmosférica. Estas características conferem ao autogás grande versatilidade e facilidade de armazenamento, transporte, distribuição e utilização.

 

Quando funciona com GPL, o motor produz cerca de 15 por cento menos emissões de CO2 por comparação com a gasolina. No mesmo plano de comparação, não há diferença verdadeiramente percetível em ‘performances’. O consumo no funcionamento a GPL auto é ligeiramente superior, mas o fator economia prevalece graças ao preço significativamente mais baixo do GPL.

 

A rede de abastecimento GPL auto em Portugal engloba cerca de 300 postos, cobrindo todo o território.

 

O GPL faz parte do leque de opções da Opel em matéria de propulsão alternativa, incluindo o GNC - Gás Natural Comprimido (rede de abastecimento inexistente em Portugal) - e a motorização elétrica.