Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Nova Opel Astra Sports Tourer:
referência entre as carrinhas familiares compactas

15/Mar/2016

  • Nova arquitetura: mais espaço, menos peso;
  • Confortável, prática e engenhosa: nova arquitetura de bancos e abertura automática do portão traseiro com um movimento de pé;
  • Veloz e eficiente: motores da mais recente geração, a gasolina e a gasóleo, com turbo;
  • Ultramoderno, conectado, seguro: Opel OnStar, novo IntelliLink e IntelliLux LED®.
Nova Opel Astra Sports Tourer

A Opel prepara-se para dar continuidade à História de sucesso da marca na classe dos automóveis familiares compactos. Na sequência do bem sucedido lançamento da variante ‘dois volumes’, no final de 2015, o modelo Astra de nova geração vai alargar a sua gama com uma versão ‘station wagon’ Astra Sports Tourer a lançar esta primavera. Registe-se que a Opel já recebeu mais de 130.000 encomendas de ambas as variantes.

 

O mais novo membro do segmento de carrinhas familiares compactas segue a tradição que a Opel tem vindo a vincar desde que lançou a primeira ‘station wagon’ Kadett CarAvan em 1963. Até hoje, 5,4 milhões de um total de 24 milhões de Kadett e Astra A vendidos foram da variante carrinha. A nova Astra Sports Tourer constitui a 10ª geração de ‘station wagon’ compactas Opel. Oferece as mesmas funcionalidades pioneiras que o ‘irmão’ de cinco portas.

 

A Astra Sports Tourer tem por base uma arquitetura de baixo peso totalmente nova que a torna até 190 quilos mais leve que o modelo anterior. Será equipada exclusivamente com motores da mais recente geração Opel, destacando-se com dinâmica apurada e economia de combustível.

Nova Opel Astra Sports Tourer

A carrinha Astra Sports Tourer está disponível com Opel OnStar e os novos sistemas de infoentretenimento IntelliLink, assumindo-se, por isso, como uma referência absoluta no segmento em matéria de conectividade digital com o exterior. O mesmo se pode aferir face aos numerosos sistemas de segurança e assistência, que constituem equipamentos que antes só existiam em segmentos superiores. E por último, mas não menos importante, a Astra Sports Tourer concentra atenções pelo ‘design’ sofisticado e carroçaria de formas elegantes.

 

A aerodinâmica e o habitáculo demonstram na perfeição em que medida o ‘design’ e todo o packaging vêm em benefício da eficiência e do conforto. Com um coeficiente aerodinâmico de 0.272, a nova carrinha Astra é tão eficiente como a variante de cinco portas. Tem exatamente as mesmas dimensões do modelo anterior, mas oferece um habitáculo consideravelmente mais espaçoso, a par de maior volume disponível para bagagem. A todos os ocupantes é agora oferecido mais espaço na vertical, mais espaço para pernas atrás e largura suficiente para instalar três cadeiras de segurança para crianças no banco traseiro. O compartimento de bagagens aumenta capacidade em 80 litros, para um total de 1630 litros. Tudo isso torna a nova Astra Sports Tourer numa carrinha ideal para a utilização diária no trabalho ou no lazer.

 

«A nova Astra Sports Tourer e o novo Astra de cinco portas são dois lados da mesma moeda. Com conectividade avançada e ‘design’ moderno, a variante ‘station wagon’ centra-se ainda mais na eficiência», refere o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neuman. «A nossa Sports Tourer é a combinação perfeita de funcionalidade e dinamismo: mais espaço, menor peso e equipamentos práticos como o portão traseiro elétrico que se abre e fecha automaticamente mediante um movimento do pé».

Packaging eficiente: ‘design’ elegante e amplo espaço

Nova Opel Astra Sports Tourer

Tal como o irmão de cinco portas, o Astra Sports Tourer produz nova evolução ao nível da filosofia de ‘design’ da Opel "Arte escultural aliada à precisão alemã". A nova barra cromada da grelha, que ostenta o emblema da marca, forma uma unidade gráfica com os faróis. A carrinha amplia as linhas dinâmicas do modelo de cinco portas. A linha do tejadilho é ligeiramente arqueada e alonga visualmente a carroçaria – um efeito que é reforçado pelo pilar C dividido. A perspetiva de traseira alia a elevada funcionalidade ao ‘design’ dinâmico e elegante. O Astra Sports Tourer tem uma postura sólida, com contornos pronunciados das cavas das rodas de trás. E os grupos óticos divididos reforçam esta impressão.

 

Com um comprimento de 4702 milímetros, largura de 1871 milímetros (com os espelhos rebatidos) e uma altura de 1510 milímetros, a nova geração Sports Tourer exibe praticamente as mesmas dimensões que o modelo anterior mas disponibiliza bastante mais espaço para ocupantes e bagagem. À frente, o condutor e o passageiro dispõem de mais 26 milímetros em espaço livre em altura. Atrás, verifica-se um acréscimo de 28 milímetros em espaço para pernas para os ocupantes dos bancos traseiros. Estes são melhoramentos que contribuem decisivamente para o conforto acrescido que a nova carrinha da Opel oferece. Além disso, o novo Astra Sports Tourer abre um compartimento de bagagem com 1630 litros de capacidade e tem largura no banco de trás para instalar três cadeiras de segurança para crianças.

Sentido prático no quotidiano

Nova Opel Astra Sports Tourer

A Opel disponibiliza equipamento extremamente prático na nova Astra Sports Tourer, pensado para facilitar a utilização no dia-a-dia. Pela primeira vez no Astra, o portão traseiro pode ser aberto sem contacto do utilizador ou sem comando à distância. Em combinação com o sistema Open&Start de fechadura e ignição sem chave, o simples movimento de um pé sob o para-choques traseiro é suficiente para abrir a tampa. Para fechar, bastará repetir o gesto. O sistema está apto a detetar qualquer obstrução, parando o mecanismo em caso de emergência. Além disso, o portão traseiro continua a poder ser aberto por meio de um interruptor na porta do lado do condutor ou através do comando à distância na chave.

 

A nova Astra Sports Tourer pode oferecer bancos traseiros rebatíveis tripartidos na proporção 40/20/40, permitindo assim multiplicar as configurações da bagageira. Em opção, a Opel disponibiliza o sistema FlexOrganizer de calhas laterais, redes divisórias e múltiplas possibilidades de fixação, permitindo, assim, a arrumação ordenada e segura de todos os tipos de volumes.

Baixo peso e motores de nova geração

Nova Opel Astra Sports Tourer

Cada componente da Sports Tourer foi estudado tendo em mente a funcionalidade e a eficiência. Isto é visível na utilização eficiente do espaço, mas sobretudo no que diz respeito ao peso. O ‘design’ compacto, a par da carroçaria de baixo peso, contribuíram para que a ‘station wagon’ ‘emagrecesse’ até 190 quilos. A utilização de aços resistentes e ultrarresistentes e as modificações ao nível das suspensões dianteira e traseira, entre outras medidas, desempenharam um papel crucial neste resultado notável. A Astra Sports Tourer de entrada na gama pesa 1188 quilos (sem o condutor) revelando-se, assim, mais leve que o modelo anterior. Isto tem, obviamente, um efeito positivo na agilidade, conforto em andamento, consumos e custos de utilização.

 

A gama de motorizações, com potências entre 105 cv e 200 cv (consumos de 3,4 a 6,2 l/100 km e emissões de 89 a 142 g/km), contribui também para todo o conjunto de virtudes. A nova Astra Sports Tourer será equipada apenas com motores de última geração. Os motores a gasóleo e gasolina com cilindradas entre 1.0 e 1.6 combinam a mais elevada eficiência com uma excelente capacidade de resposta e suavidade de funcionamento.

 

Novo na linha de motores é o 1.6 BiTurbo CDTI a gasóleo. Este propulsor especialmente compacto debita 160 cv de potência e 350 Nm de binário máximo logo a apenas 1500 rpm. A superioridade deste 1.6 com injeção direta ‘common rail’ vem do sistema de sobrealimentação com dois turbocompressores. A primeira turbina é de geometria variável e assegura pronta resposta nas rotações mais baixas. A carrinha Astra Sports Tourer 1.6 BiTurbo CDTI precisa de apenas 8,1 segundos para recuperar de 80 a 120 km/h.

 

A par da potência surge uma surpreendente economia de combustível - com caixa manual de seis velocidades, sistema Start/Stop e pneus de baixa resistência ao rolamento, o consumo médio situa-se em 4,1 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros. Com o novo motor, a oferta Diesel da gama Astra alarga-se para três opções, todas baseadas no mesmo elogiado bloco, com níveis de potências de 110, 136 e 160 cv.

 

Do lado da oferta a gasolina, à saída da fábrica, a Opel tem quatro opções, incluindo o motor em alumínio 1.0 Turbo de três cilindros, o 1.4 Turbo de quatro cilindros e o topo de gama 1.6 Turbo, todos da nova geração de motores da marca alemã. A unidade 1.6 Turbo, com injeção direta e 200 cv de potência, debita um notável binário de 300 Nm (em overboost). Com pneus de baixa resistência ao rolamento, o consumo médio fixa-se em 6,0 l/100 km e as emissões de CO2 em 139 g/km.

Qualidade superior e baixos custos de utilização

Nova Opel Astra Sports Tourer

A notável eficiência da nova carrinha Astra não está apenas ligada às inovadoras tecnologias de motores e transmissões. Graças a processos avançados de produção e à utilização de materiais de elevada qualidade, a Astra Sports Tourer alcança um nível elevado de qualidade geral, o que tem grande influência no chamado ‘Total Cost of Ownership’ (custo total de utilização), área em que a nova carrinha da Opel fixa novos referenciais. O valor residual apontado para a versão Astra Sports Tourer 1.4 Turbo está 7 por cento acima, para um período de cinco anos e 100.000 km, representando uma poupança até 3374 euros.

 

Do lado das versões Diesel, tome-se como exemplo a Astra Sports Tourer 1.6 CDTI de 110 cv, que reterá 48,8 por cento do seu valor total ao fim de três anos ou 90.000 km - quase 12 por cento mais do que o anterior modelo. Isso significa uma poupança potencial de 3391 euros. Estes valores catapultam a nova Astra Sports Tourer para o melhor lugar da tabela de TCO. Nenhum outro modelo neste segmento é mais económico. E registe-se que, nestas contas, os intervalos alargados de 30.000 km entre revisões assumem um papel tão importante como os reduzidos valores de consumo de combustível.

Segurança, conforto e conectividade elevados a um novo nível

Faróis IntelliLux de matriz de LED do Opel Astra Sports Tourer

Para além de se impor com uma gama moderníssima de motores, a Astra Sports Tourer estabelece também novos padrões em matéria de segurança, infoentretenimento e conforto.

 

Os inovadores faróis IntelliLux de matriz de LED são mais uma novidade absoluta trazida pela Opel para o segmento dos familiares compactos. Permitem conduzir permanentemente com ‘máximos’ fora das cidades, desativando e ativando continuamente, de forma automática, elementos LED que estão direcionados às fontes de luz que correspondem a veículos circulando no mesmo sentido ou em sentido contrário. A área em torno da fonte de luz é simplesmente obscurecida e o resto da estrada permanece bem iluminada. Este sistema pioneiro representa um incremento enorme em segurança ativa para todos os utentes da estrada, proporcionando também conforto adicional ao condutor.

 

Numerosos sistemas de segurança inovadores, assentes na câmara dianteira Opel Eye de última geração, oferecem ao condutor mais apoio – desde o reconhecimento de sinais de trânsito, mais extenso e preciso, até ao sistema de manutenção na faixa de rodagem, que assegura correções autónomas do volante em caso de emergência, passando pelo alerta de colisão iminente com capacidade de intervir com travagem autónoma de emergência, que pode mesmo chegar a imobilizar o automóvel a velocidades inferiores a 40 km/h.

Habitáculo do novo Opel Astra Sports Tourer

No habitáculo surge outro equipamento único no segmento dos familiares compactos: o Opel OnStar, o sistema de apoio permanente em viagem e em caso de emergência, que é uma espécie de anjo da guarda do condutor e dos passageiros. Tal como o ‘irmão’ Astra de cinco portas, a carrinha Astra Sports Tourer oferece à escolha dois novos sistemas IntelliLink. A mais recente geração deste sistema de informação e entretenimento é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Por seu turno, os novos bancos ergonómicos com certificação AGR proporcionam conforto adicional graças ao inédito ajuste do apoio lateral e à função de massagem e às memórias de posicionamento, para além de ventilação. Os passageiros de trás podem contar também com aquecimento para os dois bancos das extremidades.

 

À ‘station wagon’ Astra Sports Tourer tem pertencido até hoje uma fatia de cerca de 30 por cento das vendas Astra na Europa. O novo modelo chega ao mercado português em abril.