Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Opel OnStar alarga-se a mais 18 países na Europa

10/Nov/2016

  • Mais de 5,5 milhões de interações desde o lançamento no final de 2015
  • OnStar equipa cerca de metade dos Opel vendidos atualmente
  • Serviço Wi-Fi 4G LTE já está disponível em Portugal
Opel OnStar alarga-se a mais 18 países na Europa

Um ano volvido sobre o lançamento nos principais mercados da Europa, o sistema Opel OnStar alarga-se a 18 novos países, principalmente da região nórdica e do leste, completando, assim, uma cobertura abrangente do Velho Continente. O ‘anjo da guarda’ da Opel funciona agora num total de 19 idiomas. Também no que diz respeito a Wi-Fi a bordo, o OnStar passa a disponibilizar a ligação 4G LTE à Internet em países como Áustria, França, Irlanda e Portugal, que assim se juntam aos mercados que já ofereciam este serviço, nomeadamente o alemão, o espanhol o holandês e o britânico.

 

Desde o mês de setembro de 2015, altura em que o Opel OnStar foi lançado na Europa, o centro de comando já registou mais de 5,5 milhões de interações com utilizadores Opel, que estabeleceram contacto através de telefone, da aplicação de telemóvel, do sítio de Internet do Opel OnStar, ou diretamente a partir da tecla azul do sistema na consola do automóvel. Até outubro deste ano, o centro de comando europeu do OnStar recebeu mais de 880 mil chamadas e enviou cerca de 830 mil mensagens de correio eletrónico com diagnóstico de funcionamento de veículo. Na Internet, o portal específico Opel OnStar registou mais de um milhão de entradas, ao mesmo tempo que a aplicação de telemóvel foi lançada mais de 3,1 milhões de vezes. Registe-se que, atualmente, um em cada dois Opel são vendidos com OnStar.

 

«O elevado número de interações demonstra a forma como os nossos clientes valorizam a confiança e a utilidade que o Opel OnStar acrescenta à utilização do automóvel», explica a CMO da Opel, Tina Müller. «E é com muito orgulho que alargamos estes serviços a mais países europeus».

Opel OnStar alarga-se a mais 18 países na Europa

Ao longo dos últimos meses o Opel OnStar tem recebido variadas distinções. Por exemplo, a revista especializada alemã Auto Bild AllRad atribuiu-lhe o “Prémio Conectividade 2016” enquanto equipamento de série do novo Opel MOKKA X. Mais a sul, em Espanha, recebeu o troféu Ponle Freno pela inovação em segurança rodoviária.

 

O sistema Opel OnStar liga o utilizador Opel a um centro de comando que funciona 24 horas por dia, 365 dia por ano, e onde trabalham dezenas de operadores. Eulalia Serrano, por exemplo, viu-se envolvida num acidente de alguma gravidade. Os sensores do seu Zafira alertaram automaticamente o operador OnStar, que por seu turno ficou em posição de acionar rapidamente os serviços de emergência. Enquanto estes meios não chegavam ao local, o operador manteve contacto permanente com a utilizadora acidentada, através da comunicação de voz mãos-livres do automóvel.

 

A resposta automática em caso de colisão é apenas uma das valências do Opel OnStar. O completo sistema telemático tem igual eficácia na localização do automóvel em caso de furto. Além disso, permite acionar remotamente o sistema de fecho centralizado de portas, envia itinerários solicitados diretamente para o sistema de navegação e envia automaticamente mensagens de correio eletrónico ao proprietário com relatórios de diagnóstico sobre o funcionamento do automóvel.

 

A função OnStar mais popular, com cerca de 3,1 milhões de ligações, é a aplicação de telemóvel inteligente “myOpel”, que os utilizadores podem descarregar ‘on line’ das lojas Google Play ou Apple App Store. Os comandos mais usados são a abertura/fecho remoto de portas, localização do veículo em tempo real e sinalização através de luzes e buzina. É relevante notar que a mesma aplicação de telemóvel permite consultar dados como a pressão de pneus ou a duração do óleo, enviar itinerários para o sistema de navegação do automóvel e gerir o ‘hotspot’ Wi-Fi que pode ligar até sete dispositivos móveis à Internet.

 

Através de ligação direta a um operador do centro de comando ou via-aplicação myOpel de telemóvel, o utilizador pode programar facilmente o sistema de navegação do automóvel. No caso do telemóvel, basta inserir o endereço de destino e enviá-lo para o automóvel tocando num comando no ecrã. A mesma aplicação oferece outras utilidades. Por exemplo, depois de estacionar, o utilizador pode tomar nota diretamente no telemóvel do local exato de parqueamento, e até guardar uma fotografia, que o ajudará posteriormente a encontrar o veículo. Para controlar o tempo do parquímetro, o sistema faculta inclusivamente a inserção de horas e função de alerta de período expirado.

Opel OnStar alarga-se a mais 18 países na Europa

O Opel OnStar é também extremamente útil na recuperação do veículo em caso de furto, garantindo útil apoio às autoridades, nomeadamente através do bloqueio remoto da ignição, enviando um sinal de comando à gestão eletrónica do automóvel que impede que o motor arranque de novo logo depois de ter sido desligado.

 

O Opel OnStar está disponível em todos os modelos Opel de passageiros, do citadino KARL ao topo de gama Insignia. Em Portugal, o OnStar faz parte do equipamento de série das versões mais equipadas dos modelos Adam, Corsa, Mokka X, Astra, Zafira, Insignia e Cascada. Nas restantes, em opção, é proposto ao preço de 490 euros. Os serviços de resposta automática em caso de colisão, assistência de emergência 24 Horas, assistência em viagem e em caso de furto, aplicação para ‘smartphone’ e descarregamento de destinos de navegação, não têm custos no primeiro ano utilização. Findo este período, a assinatura anual dos serviços OnStar tem um valor de 99,50 euros. O serviço de diagnóstico mensal, e respetivo envio por e-mail, permanece disponível durante mais 4 anos, sem custos.

 

O ‘hotspot’ Wi-Fi 4G LTE a bordo, que permite ligar até sete dispositivos móveis à Internet, tem um período de experimentação grátis de três meses ou três gigabytes de volume de dados, o que ocorrer primeiro. Volvido este período, o operador de telecomunicações Vodafone, parceiro da Opel que assegura o serviço de dados móveis, oferece a opção de três planos de assinatura: “Plano Diário”, ideal para uma única viagem, contempla 24 horas ou 4GB de dados por 5 euros, ou sem limite de dados por 15 euros; “Plano Mensal”, de 28 dias e 5GB de dados por 10 euros, ou 10GB de dados por 20 euros; “Plano Anual”, de 12 meses, com 50GB, por 150 euros.

 

O Opel OnStar alarga-se, neste final de ano, aos seguintes países: Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Gibraltar, Grécia, Hungria, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, República Checa, Roménia, e Suécia.