Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line chega em novembro

6/Set/2016

  • Novo motor a gasolina, com potência de 200 cv e binário de 300 Nm
  • Construção em alumínio, injeção direta, sobrealimentação e distribuição variável resultam em elevada eficiência
  • Versão OPC Line com novos para-choques e imagem mais dinâmica
Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line

A Opel lança já em novembro no mercado português a versão mais potente da nova geração Astra, equipada com um novo motor 1.6 Turbo, a gasolina, capaz de debitar 200 cv de potência e um elevado binário máximo de 300 Nm. Depois da entrada do 1.6 BiTurbo CDTI de 160 cv, a gasóleo, o novo 1.6 Turbo completa a gama Astra assumindo a posição de topo de gama nas opções a gasolina e, simultaneamente, de versão mais desportiva do modelo. Para marcar a diferença, o novo Astra 1.6 Turbo surge exclusivamente com o novo nível de equipamento OPC Line, dotado de para-choques de novo desenho e saias laterais.

 

O novo 1.6 Turbo pertence à mais recente geração de motores Opel, desenvolvida em torno de padrões de elevada eficiência. A arquitetura de baixo peso e a aerodinâmica têm um papel crucial na linha de modelos Astra. O novo motor dá o seu contributo e assume particular destaque, nomeadamente através do recurso a alumínio para o bloco e a cabeça, e através de sofisticados sistemas de distribuição e de alimentação

Alto desempenho: 1.6 Turbo ECOTEC de injeção direta com 200 cv

O 1.6 Turbo ECOTEC de injeção direta e turbocompressor é o motor a gasolina mais potente da gama Astra. Com elevado débito de 200 cv de potência, possui bloco feito de alumínio capaz de suportar pressões nos cilindros na ordem de 130 bar. O impressionante binário de 300 Nm (com overboost) é um dos fatores que permitem ao novo Astra 1.6 Turbo OPC Line acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7,0 segundos. A clássica recuperação 80-120 km/h em quinta velocidade cumpre-se num ápice de 6,9 segundos, sendo possível alcançar a velocidade máxima de 235 km/h.

 

Para além da notável capacidade de resposta, este potente motor impõe-se também pela progressividade e pela suavidade de funcionamento em todos regimes de rotação. Para alcançar isso, os engenheiros implementaram variadas otimizações nos sistemas de admissão e de escape - que possuem modernos sistemas de variador de fase - incluindo o desacoplamento da tampa da árvore de cames da cabeça do motor através de fixadores específicos e um sistema de vedação exclusivo. Apesar da injeção direta, foi possível reduzir substancialmente os níveis de ruído comparativamente ao motor anterior. Como consequência destas medidas ao nível da acústica, o motor é silencioso ao ‘ralenti’ e agradável ao ouvido em todas as outras situações, mesmo a alta velocidade e com regimes e cargas de motor elevadas.

 

Arquitetura leve e motores de última geração em toda a gama – é esta a combinação que faz do novo Opel Astra uma referência em economia e dinâmica. O novo 1.6 Turbo foi concebido para proporcionar elevadas ‘performances’ com reduzidas necessidades de combustível. O consumo médio em ciclo misto, de acordo com a norma NEDC, situa-se em apenas 6,1 l/100.

OPC Line

Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line

A nova versão OPC Line distingue-se exteriormente por para-choques dianteiro e traseiro de novo desenho, e saias laterais. Por dentro, como habitualmente nos modelos OPC, o forro do tejadilho e dos pilares é escuro, em vez de claro.

 

A incorporação dos novos para-choques faz o Astra parecer ainda mais baixo e largo. À frente, saltam imediatamente à vista as grelhas sob os faróis, que reforçam o visual dinâmico. Aqui, as lamelas horizontais vão buscar o tema à grelha principal. Por seu turno, o para-choques traseiro é mais volumoso que os das restantes versões. A chapa de matrícula surge inserida numa concavidade profunda limitada por linhas vincadas, enquadrada por módulos que representam extratores de ar.

 

O Astra 1.6 Turbo OPC Line oferece equipamento de série muito completo. Na extensa lista incluem-se, em evidência, bancos desportivos, jantes em liga leve (17”), sensores de luz e chuva, computador de bordo completo, comutação automática médios/máximos, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de alerta de saída de faixa (com correção autónoma da direção) e alerta de colisão dianteira iminente (com travagem autónoma de emergência), entre muitos outros. No que diz respeito ao infoentretenimento e à conectividade, os sistemas IntelliLink e Opel OnStar são também de série.

 

A Opel propõe o novo Astra 1.6 Turbo OPC Line ao preço de 28.250 euros. Para além do Astra 1.6 Turbo, a marca criou também versões OPC Line para os Astra de cinco portas com motores 1.6 BiTurbo CDTI, 1.6 CDTI e 1.4 Turbo.

Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line

Principais características
Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line
PRVP
28.250 €
Motor e Transmissão
Construção, bloco/cabeça
Alumínio, alumínio
Cilindrada
1598 cm3
Diâmetro x curso
79,0 mm x 81,5 mm
Potência máxima
200 cv, 4700-5500 rpm
Binário máximo
300 Nm, 1700-4700 rpm
Caixa de velocidades
Manual, 6 velocidades
Carroçaria
Tipo
5 portas, ‘hatchback’
Comprimento / Largura (c/ espelhos) / Altura
4370 mm / 2042 mm / 1485 mm
Distância entre eixos
2662 mm
Capacidade da bagageira
370 - 1210 litros
Peso, incluindo o condutor (70/156/EWG)
1350 kg
Performances, consumos e emissões
Aceleração 0-100 km/h
7,0 s
Recuperação 80-120 km/h, em 5ª
6,9 s
Velocidade máxima
235 km/h
Consumos (norma NEDC)
Misto
6,1 l/100
Extra-urbano
5,0 l/100
Urbano
8,0 l/100
Classe de emissões
Euro 6
Emissões CO2
141 g/km
Preço