Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Elegância e espaço:
a nova Opel Insignia Sports Tourer

6/Fev/2017

  • Bagageira da nova ‘station wagon’ tem mais 100 litros de capacidade por comparação com o anterior modelo; abertura com movimento do pé sob o para-choques;
  • Dinâmica de referência; tração integral com vetorização de binário;
  • Visual inspirado no protótipo Monza Concept;
  • Sistemas avançados de segurança: Alerta de Saída de Faixa, Travagem Autónoma de Emergência, etc.;
  • Faróis estreiam a geração mais recente de matriz de LED IntelliLux;
  • Informação e entretenimento IntelliLink e OnStar, agora com reservas de hotel e informação de estacionamento;
  • Para-brisas aquecido, volante aquecido, bancos dianteiros e traseiros aquecidos;
  • Estreia mundial em Genebra no próximo mês de março.
Novo Opel Insignia Sport Tourer

A nova ‘station wagon’ Opel Insignia Sports Tourer destaca-se pela elegância, adotando linhas como se de um grande ‘coupé’ se tratasse. A par das linhas muito atraentes surge a funcionalidade exemplar, com habitáculo e bagageira muito espaçosos, e segurança de elevado nível, honrando os pergaminhos de topo de gama. A capacidade da bagageira atinge 1640 litros, representando um acréscimo de 100 litros face ao anterior modelo. Tal como na berlina Insignia Grand Sport de cinco portas, a tecnologia avançada marca presença através de inúmeros sistemas de conforto e de segurança, que vão da nova geração de faróis IntelliLux de matriz de LED até ao ‘head up display’ de projeção no para-brisas.

 

A nova série Insignia está também equipada com os modernos sistemas IntelliLink da Opel, que asseguram infoentretenimento de topo e total conectividade digital graças à integração de ‘smartphones’. O IntelliLink integra o sistema Opel OnStar que, no caso do novo Insignia, passa a oferecer o serviço adicional de ‘Personal Assistant’, permitindo solicitar ao operador OnStar a marcação de hotéis e ajuda a procurar espaços de estacionamento. O novo topo de gama da marca alemã é, igualmente, o primeiro modelo produzido em Rüsselsheim disponível com caixa automática de oito velocidades, câmara exterior de 360º e tração integral ‘inteligente’ com sofisticada vetorização de binário. A segunda geração Insignia Sports Tourer tem estreia mundial marcada para o dia 7 de março, no Salão de Genebra.

Dependendo da motorização e do nível de equipamento, a nova ‘carrinha’ topo de gama da Opel é até 200 kg mais leve que o modelo que vem substituir. Isso deve-se sobretudo ao recurso a materiais especialmente leves e a uma nova filosofia de ‘packaging’ que consegue otimizar a localização dos componentes no veículo. Com o contributo adicional de uma posição de condução mais baixa que anteriormente, tudo isto representa uma melhoria muito sensível na dinâmica em estrada. Na verdade, nunca uma grande ‘station wagon’ da Opel foi tão ágil.

 

«O nosso novo topo de gama disponibiliza alta tecnologia para todos, com sistemas acessíveis que tornam a condução mais segura e mais confortável. Depois, há o espaço interior, que vai ao encontro de praticamente todas as necessidades de transporte, em trabalho ou em lazer. E é impossível ignorar a experiência de condução - realmente dinâmica. O Insignia está muito mais eficiente do que antes e oferece a geração mais recente do nosso chassis adaptativo FlexRide», explica o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.

Alta tecnologia nos sistemas de assistência à condução

Novo Opel Insignia Sport Tourer

A nova ‘station wagon’ Insignia Sports Tourer disponibiliza as mesmas tecnologias já anunciadas para a berlina Insignia Grand Sport. Em especial evidência está a segunda geração do sistema de faróis adaptativos IntelliLux, formado por matrizes de LED que reagem com ainda maior rapidez. Outros sistemas, como o Alerta de Saída de Faixa com correção automática da direção aumentam consideravelmente os níveis de segurança. Registe-se que o novo Insignia é o primeiro Opel com capô do motor ativo - isto é, o capô eleva-se em milésimos de segundo para aumentar a distância para o motor, garantido maior proteção para pedestres em caso de acidente.

 

No habitáculo, os bancos ergonómicos certificados pela agência alemã AGR de especialistas em ergonomia podem ter funções como massagem das costas, ventilação e memórias de posicionamento. Para aumentar ainda mais os níveis de conforto, os bancos dianteiros e traseiros (estes, nos lugares junto às portas) podem ser aquecidos, bem como o para-brisas. E já que se menciona vidro, a ‘station’ Insignia Sports Tourer pode ser encomendada com um grande tejadilho panorâmico que confere ao habitáculo luminosidade muito especial. No que toca ao lado mais prático, a Opel pensou, naturalmente, na versatilidade e na facilidade de utilização da bagageira. Por isso, a tampa de acionamento elétrico pode ser aberta e fechada mediante um simples movimento do pé sob o para-choques traseiro.

Elegância: Insignia Sports Tourer com ‘pele’ de Monza Concept

Novo Opel Insignia Sport Tourer

A nova Insignia Sports Tourer vai buscar variados detalhes de ‘design’ ao arrojado protótipo Monza Concept que a Opel apresentou no Salão de Frankfurt de 2013. Embora o comprimento total tenha crescido ligeiramente face à anterior carrinha, para 4,986 metros, o novo modelo surge com uma aparência bastante mais ‘atlética’ e ágil. As vias aumentadas em 11 milímetros, a grelha dianteira proeminente e os faróis estreitos inspirados no Monza Concept, tudo contribui para essa impressão. A postura do novo Insignia na estrada também é acentuada pela longa distância entre eixos, que cresceu 92 milímetros para 2,829 metros, e uma projeção dianteira reduzida em 30 mm. De perfil, as linhas bem vincadas que partem da secção dianteira para a traseira dizem tudo sobre o carácter dinâmico da nova carrinha. Mas a característica mais dominante no estilo exterior da nova Insignia Sports Tourer será a linha cromada que percorre o tejadilho (de apenas 1,483 metros de altura) e desce para se integrar nos grupos óticos traseiros, num apontamento muito original que sublinha elevada qualidade de execução. As barras cromadas de tejadilho contribuem para a impressão de que a ‘station’ Insignia está alongada, fazendo-a parecer ainda mais baixa.

 

As semelhanças da nova Insignia Sports Tourer com o protótipo Monza Concept são mais evidentes na secção traseira. O formato surge muito mais ‘leve’, com linhas mais bem definidas. Os grupos óticos finos, ligeiramente protuberantes na sua forma de ‘dupla asa’ - a assinatura tradicional da Opel - constituem os elementos mais marcantes neste conjunto. É desta forma que o visual “high-tech” do Monza Concept se torna realidade.

Bagageira de acesso simplificado

Novo Opel Insignia Sport Tourer

A nova geração Insignia Sports Tourer surge mais elegante e até ‘desportiva’, mas sobressai, igualmente, pelo lado mais prático. A projeção do para-choques traseiro, que de alguma maneira não facilitava o acesso à totalidade da bagageira no modelo anterior, agora surge muito menos saliente para facilitar as operações de carga e descarga. Além disso, a largura entre arcos de rodas aumentou, facilitando o transporte de objetos mais volumosos. O mesmo se pode dizer do comprimento total da bagageira, que aumenta 97 milímetros para 2,005 metros com os bancos traseiros rebatidos. A nova ‘station’ Insignia Sports Tourer consegue, assim, proporcionar uma capacidade máxima de bagageira de 1640 litros, ou seja, mais 100 litros que no modelo que vem substituir.

 

Para facilitar as operações de carga e descarga, a tampa da bagageira possui comando elétrico que pode ser operado com um simples movimento de pé sob o para-choques traseiro, sem que seja necessário tocar no automóvel ou recorrer ao comando à distância do fecho centralizado. No sistema “Open & Start” de fechaduras sem chave, basta um curto “pontapé” para abrir a tampa, e outro para fechar. O dispositivo ‘inteligente’ consegue detetar obstruções, interrompendo a operação do mecanismo da tampa, nomeadamente para prevenir situações de risco. Para se ajustar a todo o tipo de utilizações, como em garagens de pé-direito menos alto, a amplitude de abertura da tampa da bagageira pode ser regulada. Os movimentos de abertura e fecho podem ser comandados tanto pelo movimento do pé, como por uma tecla no lado do posto de condução, ou pela tecla localizada na própria tampa da mala, ou ainda através do comando à distância do fecho centralizado de portas.

 

Para maximizar a versatilidade, o banco traseiro pode rebater na proporção 40/20/40, multiplicando desta forma as possíveis configurações de transporte de passageiros e carga. O mecanismo de rebatimento tem comando remoto localizado logo à entrada da bagageira. Para aumentar ainda mais a versatilidade, a Opel propõe o sistema FlexOrganizer, composto de calhas e divisórias reguláveis que permitem configurar a bagageira para acondicionar melhor os volumes que são transportados. Finalmente, o facto de a cobertura da bagageira também abrir para cima facilita ainda mais o acesso a este compartimento.

Conforto e conectividade para condutor e passageiros

Novo Opel Insignia Sport Tourer

O cuidado posto em cada detalhe é uma das características mais marcantes do habitáculo da nova geração Insignia. Por comparação com o anterior modelo, o espaço aumenta em todos os sentidos: 31 milímetros em altura, 25 mm em largura ao nível dos ombros e outros 27 mm ao nível dos assentos. O grande tejadilho panorâmico em vidro (1400 x 860 mm), proposto em opção, estende-se até aos lugares traseiros, acrescentando mais um elemento ao ambiente de luxo. Registe-se que pela primeira vez no Insignia os lugares traseiros junto às portas podem ter aquecimento individual.

 

O tabliê foi desenhado em torno da posição de condução. Com o banco colocado mais baixo face ao anterior Insignia, o condutor tem o painel de instrumentos e a consola central orientados para si. As linhas e superfícies suaves conferem ao tabliê e a todo o habitáculo uma elegância inegável. No topo da consola surge o ecrã tátil, sem moldura, que agrega, entre outros, os comandos do sistema IntelliLink. Logo abaixo estão colocados os do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado. E num terceiro nível distinto aparecem as teclas dos sistemas de assistência à condução. Este conceito segue um princípio de simplicidade e utilização intuitiva.

 

Os sistemas IntelliLink possuem as versões mais recentes do Apple CarPlay e do Android Auto, permitindo a integração de várias aplicações de ‘smartphones’. O Insignia oferece ainda o recarregamento de baterias de telemóveis sem ser necessário recorrer a cabos. O sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar oferece múltiplos serviços, desde a resposta automática em caso de acidente, ao apoio em situação de furto do automóvel. Agora, no Insignia, é acrescentado um novo serviço de “assistente pessoal”, com o qual é possível solicitar ao operador de contacto ajuda na seleção e reserva de hotel, ou na procura de locais de estacionamento, por exemplo. O OnStar integra ainda um ‘hotspot’ WiFi 4G LTE que faculta ligação à Internet a todos os ocupantes.

 

Registe-se ainda que os bancos dianteiros ergonómicos certificados pela agência AGR podem ser dotados de regulação do apoio lateral, massagem de costas, aquecimento, ventilação e memórias de posicionamento. O para-brisas aquecido garante que rapidamente são atingidos e mantidos bons níveis de visibilidade nos dias frios de inverno.

Tecnologias de topo: IntelliLux LED, câmara 360º e manutenção ativa de faixa

Novo Opel Insignia Sport Tourer

Um dos maiores destaques do equipamento do novo Insignia é a segunda geração do inovador sistema de faróis de matriz de LED, integrando nova tecnologia LED que os engenheiros da Opel conseguiram levar ainda mais longe.


Cada farol possui agora 16 segmentos de LED, o que significa que os padrões de luz são mais precisos na focagem e na rapidez e suavidade com que se ajustam às condições de tráfego. O sistema passa também a ter um modo de Luz de Curva. Consoante o ângulo da direção, os LED do lado de dentro aumentam de intensidade para alumiar melhor a berma. Igualmente novo é o modo Longo Alcance que projeta luz até 400 metros quando o sistema está em modo pleno de ‘máximos’.


O Insignia dispõe de múltiplos sistemas avançados de assistência à condução. Aqui fica uma lista resumida:


  • Head-up Display: as informações sobre velocidade, sinais de trânsito, velocidade programada no ‘cruise control’ e indicações de navegação são projetadas no para-brisas, na linha de visão do condutor.
  • Câmara 360º: consiste num conjunto de quatro câmaras, uma em cada lado do automóvel, que faculta visão a 360º para facilitar todas as manobras.
  • Programador de Velocidade Automático: mede a distância para o veículo da frente e ajusta a velocidade em conformidade. O sistema aciona a Travagem Automática de Emergência se a distância diminuir abruptamente.
  • Manutenção de Faixa com Correção Automática de Direção e Alerta de Saída de Faixa: efetua movimentos suaves de correção na direção (e avisa com sinais acústicos, se necessário) quando são detetados desvios de trajetória.
  • Alerta de Tráfego Lateral: recorre a sensores de tipo radar colocados no para-choques traseiro para detetar veículos num ângulo de 90º até uma distância de 20 metros, de ambos os lados. Trata-se de uma função útil em manobras de saída de lugares de estacionamento com visibilidade limitada.

Dinâmica apurada: vetorização de binário e gama alargada de motores

Novo Opel Insignia Sport Tourer

A segurança e o prazer de conduzir são premissas garantidas no carácter dinâmico da nova geração Insignia graças ao inovador sistema ‘inteligente’ de tração integral com vetorização de binário - até hoje, o mais sofisticado na classe dos veículos familiares. O tradicional diferencial traseiro é substituído por duas embraiagens multidiscos controladas eletricamente. Desta forma, a entrega de binário a cada roda é controlada de forma precisa, apurando o comportamento em estrada em todas as condições, seja piso mais ou menos escorregadio. Em curva, é dirigido mais binário para a roda exterior, o que reduz o efeito de subviragem do veículo, garantindo controlo mais preciso. O sistema reage em frações de segundo aos movimentos do acelerador, assegurando melhor estabilidade e maior capacidade de curvar em todas as situações. Os engenheiros da Opel aperfeiçoaram também o funcionamento em rede dos componentes do chassis FlexRide. Este sistema ajusta a resposta dos amortecedores, da direção, do acelerador e do controlo da caixa de velocidades (automática), de forma independente ou baseado em três modos padronizados - ‘Standard’, ‘Sport’ e ‘Tour’ - que podem ser selecionados pelo condutor. O ‘software’ do centro de gestão do sistema examina continuamente a informação proveniente dos vários sensores e consegue regular-se automaticamente a diferentes condições dinâmicas do veículo.

 

A nova ‘station wagon’ Insignia Sports Tourer estará disponível para encomenda em breve e disporá de uma gama alargada de motores sobrealimentados, a gasolina e a gasóleo, acoplados a caixas de velocidades da mais recente geração. Neste particular, sublinhe-se a estreia de uma caixa automática de oito velocidades especialmente eficiente, que se destaca pela suavidade de passagens. Na fase inicial, esta transmissão estará disponível com tração integral.