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Elétrico por excelência:
Opel Ampera-e destaca-se com alta tecnologia

14/Fev/2017

  • Revolucionário: autonomia de 520 quilómetros (norma NEDC)
  • Segurança: múltiplos sistemas de apoio alertam e até travam em caso de emergência
  • Conectividade plena: ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE, integração de ‘smartphones’ e novos serviços OnStar
  • Nova aplicação MyOpel desenvolvida especialmente para o Ampera-e
Opel Ampera-e

A Opel reclama para o seu novo modelo elétrico Ampera-e o título de “Das Elektroauto”, ou O Automóvel Elétrico. Com autonomia recorde de 520 km, certificada oficialmente de acordo com a norma NEDC (New European Driving Cycle), o novo Opel Ampera-e é um familiar compacto de 4,17 metros de comprimento, oferecendo muito espaço para transportar até cinco passageiros e 381 litros de bagagem (1274 litros com os bancos traseiros rebatidos). Na verdade, o interior do Ampera-e é maior do que o de vários automóveis convencionais inseridos no mesmo segmento de mercado.

 

«O Ampera-e é um automóvel elétrico plenamente apto para uma utilização normal no dia-a-dia. Não constitui um luxo ecológico, nem é um ‘gadget, nem apenas um segundo carro. A Opel demonstra que a mobilidade elétrica pode chegar a uma camada de população mais vasta graças a tecnologia inovadora», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. O novo modelo já iniciou comercialização na Noruega, o país europeu com maior expressão em mobilidade elétrica, onde o Ampera-e já regista mais de 3400 encomendas. Seguir-se-ão Alemanha, França, Holanda e Suíça.

 

Agora que o revolucionário modelo da Opel começa a chegar aos mercados, é a oportunidade de dar a conhecer um pouco melhor as soluções tecnológicas ligadas à bateria, aos sistemas de assistência à condução e à conectividade digital.

Bateria e autonomia

Com capacidade de 60 kWh, a bateria de iões de lítio do novo Ampera-e é formada por 288 células, dispostas em oito módulos de 30 células e dois módulos de 24 células. Todo o conjunto da bateria está colocado na parte inferior da carroçaria, o que representa poupança importante em termos de espaço e, ao mesmo tempo, zela pela segurança. Uma carga rápida de corrente contínua (DC) a 50 kW num posto público de recarregamento, com a duração de 30 minutos, é o bastante para acrescentar 150 km de autonomia. A Opel dá uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros no sistema da bateria. O Ampera-e oferece autonomia total de 520 km, medida de acordo com o ciclo de testes NEDC. Na norma mais exigente - ainda em desenvolvimento - WLTP (Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure), no teste encurtado, os engenheiros calculam uma autonomia de 380 km. Naturalmente, a autonomia dependerá da utilização que for feita no dia-a-dia, incluindo o tipo de condução e fatores externos.

‘Performance’ e binário

O binário instantâneo de 360 Nm é a principal característica que contribui para o temperamento especialmente dinâmico do Ampera-e. O débito de potência do motor elétrico é de 150 kW (204 cv). Tudo isto permite ao Opel elétrico acelerar de zero a 50 km/h em apenas 3,2 segundos e de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. A clássica recuperação de 80 a 120 km/h, que reflete a capacidade de ultrapassagem, é cumprida em somente 4,5 segundos. A velocidade máxima está limitada a 150 km/h em benefício da autonomia.

Conforto e segurança

O Ampera-e também é mais um excelente exemplo da estratégia da Opel de tornar acessível a um maior número de pessoas, a preços comportáveis, tecnologia que antes só estava disponível em classes superiores. O novo modelo elétrico está dotado de modernas tecnologias no que toca a sistemas de assistência.

 

‘Advanced Park Assist’ - Identifica espaços de estacionamento paralelos ou perpendiculares e estaciona automaticamente o Ampera-e. O condutor apenas tem que operar os pedais. A visualização das manobras recebe o contributo de uma câmara traseira com ângulo de cobertura de 130 graus.

 

Assistência de segurança - São vários os sistemas de apoio à condução, cujo funcionamento tem o objetivo de garantir que o Ampera-e mantém uma distância segura para o veículo da frente, ou que não sai inadvertidamente da faixa de rodagem, prestando útil apoio ao condutor, incluindo travagem automática em situação de emergência. Entre os sistemas estão:

 

  • Indicador de distância para o veículo da frente e Alerta de colisão iminente;
  • Manutenção de faixa de rodagem - ativa um sinal sonoro se o automóvel começa a desviar-se sem ação do condutor (a velocidades entre 60 e 150 km/h). Efetua automaticamente correções suaves na direção, mas não assume o controlo de forma contínua;
  • Deteção de tráfego perpendicular nas manobras de marcha-atrás, baseado em radar;
  • Comutação automática de luzes médias/máximas e Reconhecimento de sinais de trânsito;
  • Deteção de veículos no ângulo cego, com sensores de radar;
  • Aviso de segurança para peões e Travagem automática - no sentido de assegurar a proteção de peões, foi desenvolvido um sinal sonoro para avisar peões distraídos, ou invisuais, da passagem do silencioso automóvel elétrico. Este aviso está ativo a velocidades até 30 km/h;
  • Alerta de colisão dianteira iminente a baixa velocidade, com Travagem automática e Alerta visual de LED.

Informação, entretenimento e conectividade

O novo elétrico da Opel é um expoente da atual era digital. As operações mais essenciais são efetuadas através do grande ecrã tátil de 10,2 polegadas, qual ‘tablet’. Toda a informação importante sobre o funcionamento do automóvel e as condições exteriores podem ser apresentadas neste painel. O sistema IntelliLink-e de informação e entretenimento permite a integração de ‘smartphones’ no sistema do automóvel, através do Apple CarPlay e do Android Auto. Estes dispositivos pode inclusivamente ser recarregados sem recurso a cabos. Funcionalidades como controlo por voz, interfaces USB e Bluetooth estão também asseguradas. O Ampera-e disponibilizará ainda um sistema de som Bose com subwoofer, que se revelará particularmente especial num automóvel tão silencioso.

 

O IntelliLink-e está integrado com o sistema de apoio em viagem e em emergência Opel OnStar, o qual faculta um potente ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que permite a ligação à Internet dos dispositivos móveis de todos os ocupantes. Os utilizadores do Ampera-e podem recorrer a uma simples tecla do OnStar para entrar em contacto com um assistente que pode ajudar, por exemplo, com marcações de hotéis, com direções até um parque de estacionamento ou com indicações sobre o posto de recarregamento disponível mais próximo.

 

A sofisticada oferta digital é completada com a nova aplicação myOpel. O utilizador pode comandar várias funções do Ampera-e à distância, a partir de um ‘smartphone’ ou ‘tablet’, tal como em qualquer outro modelo Opel equipado com OnStar. Mas a ‘app’ especial explora em pleno as vantagens de possuir um automóvel elétrico, podendo, por exemplo, ligar o pré-aquecimento ou o pré-arrefecimento do habitáculo, esteja ou não o automóvel a ser recarregado. Com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a aplicação myOpel é ainda uma ajuda preciosa no planeamento de viagens mais longas, designadamente no que diz respeito a identificação de postos de recarregamento a utilizar.

 

O novo Opel Ampera-e é produzido na fábrica da GM em Orion, no estado norte-americano de Michigan, a par do Chevrolet Bolt EV.