Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Nova geração Opel Insignia:
dinâmica, espaço e inovação

Novos Insignia Grand Sport e Insignia Sports Tourer

22/Mar/2017

  • Na linha do Monza Concept: elegância e aerodinâmica referencial;
  • Peso baixa 175 quilogramas (Grand Sport) e 200 kg (Sports Tourer) face ao anterior modelo;
  • Acréscimo de 130 litros na capacidade máxima da bagageira da ‘station wagon’;
  • Sofisticado sistema de tração integral com vectorização de binário;
  • Nova geração de faróis IntelliLux de matriz de LED;
  • Segurança: Manutenção de Faixa, travagem de emergência e Câmara 360º;
  • Bancos ergonómicos AGR, bancos traseiros aquecidos e para-brisas aquecido;
  • Infoentretenimento IntelliLink e Opel OnStar com serviços alargados;
  • Em Portugal: encomendas em março, primeiras unidades em julho. Preços a partir de 28.680 euros.
Novo Opel Insignia

O novíssimo Insignia destaca-se pela elegância, adotando linhas como se de um grande ‘coupé’ se tratasse. A par do estilo surge a funcionalidade exemplar, com habitáculo e bagageira muito espaçosos, graças a uma arquitetura totalmente nova, e segurança de elevado nível. Tudo isto honra os pergaminhos de topo de gama. A segunda geração Insignia destaca-se não apenas pelo ‘design’ mas igualmente pelo ambiente de bem-estar e pela tecnologia avançada marca presença através de inúmeros sistemas de conforto e de segurança, que vão da nova geração de faróis IntelliLux de matriz de LED e da sofisticada tração integral com vetorização de binário, até aos mais recentes sistemas de assistência à condução e ao refinado ‘head up display’.

 

A nova série Insignia está também equipada com os modernos sistemas IntelliLink da Opel, que asseguram infoentretenimento de topo e total conectividade digital graças à integração de ‘smartphones’. Com o IntelliLink aparece o sistema Opel OnStar que, no caso do novo Insignia, passa a oferecer o serviço adicional de ‘Personal Assistant’, permitindo solicitar ao operador OnStar a marcação de hotéis1 e ajuda a procurar espaços de estacionamento2. No conjunto, o novo topo de gama da marca alemã evidencia-se pela agilidade e dinâmica de precisão, pelo espaço e pela relação preço-desempenho que o torna num concorrente de peso, mesmo face a produtos de marcas ‘premium’.

 

O Insignia da nova geração faz a estreia na Opel de um sistema de tração integral ‘inteligente’ capaz de fazer variar a potência distribuída às rodas, bem como de uma nova caixa automática de oito velocidades e de um sistema de câmara 360º. Equipado com motores da mais recente geração, todos sobrealimentados, o Insignia pode ser até 200 kg mais leve (dependendo das versões) do que o anterior modelo, apresentando-se mais ágil do que nunca. A lista de equipamentos de segurança e de assistência à condução é vastíssima, incluindo um inovador capô ativo em alumínio que se eleva automaticamente em frações de segundo para proteger os peões.

 

«Com a nova geração Insignia, a Opel dá um novo e importante passo em frente. O nosso novo topo de gama está repleto de tecnologia para todos, com equipamentos a preços acessíveis que tornam a condução mais segura e mais confortável. Nenhum outro automóvel neste segmento de mercado consegue apresentar tantas novas tecnologias como o novo Insignia. Fizemos um automóvel leve, ágil e fantástico de guiar. E os nossos ‘designers’ deram a ambas variantes, Grand Sport e Sports Tourer, uma excecional elegância que até modelos de classes superiores vão invejar», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. O novo modelo topo de gama da Opel está em excelente posição para vir a suplantar o sucesso da primeira geração Insignia, eleita Carro do Ano europeu em 2009, da qual foram produzidas 900.000 unidades. O Insignia Grand Sport e a ‘station wagon’ Insignia Sports Tourer fizeram a sua estreia mundial recentemente no Salão Mundial do Automóvel de Genebra.

Pura emoção: ‘design’ inspirado no Monza Concept

Novo Opel Insignia

Na missão de elevar em alguns degraus a aparência do novo Insignia, o muito elogiado protótipo Monza Concept serviu de inspiração no desenho do interior e do exterior da segunda geração do topo de gama da Opel. Dependendo das versões, o novo Insignia pesa até menos 175 kg por comparação com o anterior. A carrinha Sports Tourer consegue até ir mais longe, apresentando uma poupança que pode ir até 200 kg. Os ‘designers’ baixaram a altura do modelo em 29 milímetros e aumentaram as vias em 11 mm. As projeções da carroçaria do Grand Sport foram consideravelmente reduzidas, ao mesmo tempo que a distância entre eixos da nova arquitetura cresce 92 mm, para 2829 mm. Indubitavelmente, estas novas proporções conferem ao novo Insignia uma atitude dinâmica e elegante, quase como um ‘coupé’.

 

A grelha proeminente e os faróis esguios sublinham a postura horizontal da secção dianteira, que lhe dá uma aparência destacada. Por comparação com o atual Insignia, a grelha está posicionada num plano mais baixo, para sublinhar a imagem de robustez. O dinamismo é também a tónica no ‘design’ dos perfis laterais, com painéis de portas moldados com formas invulgarmente vincadas, as quais remetem, uma vez mais, para o protótipo Monza Concept.

 

No seu conjunto, as formas suaves da carroçaria do Insignia Grand Sport constituem um contributo decisivo para o notável coeficiente aerodinâmico de 0.26, que torna o novo topo de gama da Opel num dos automóveis mais aerodinâmicos de sempre nesta classe de veículos.

Habitáculo com garantia de bem-estar

Novo Opel Insignia

A atenção a cada detalhe é patente igualmente no interior do novo Insignia. Linhas simples, superfícies suaves e materiais e acabamentos de alta qualidade dão o mote num ambiente que reflete a filosofia de ‘design’ da Opel “arte escultural aliada à precisão alemã”.

 

O banco possui regulações mais amplas do que antes. A posição mais baixa, por exemplo, ganha uns expressivos três centímetros no curso em altura. Na prática, isto integra melhor o condutor com o automóvel, o que proporciona uma experiência de condução mais envolvente e intensa.

 

Foi dedicada particular atenção à disposição dos comandos e do interface do infoentretenimento. Ao mesmo tempo que o ‘head up display’ reforça o carácter digital da instrumentação, o grande ecrã tátil sem moldura confere um inegável toque de sofisticação ao tabliê. Para simplificar a interação do condutor com os diferentes sistemas, muitos comandos são controlados neste ecrã. A consola central foi desenhada para ter três zonas funcionais independentes. De cima para baixo, surgem primeiro os comandos do sistema de informação e entretenimento, seguindo-se os da climatização e os dos equipamentos de assistência à condução.

 

Os passageiros do banco de trás também beneficiam da reformulação das proporções, ganhando espaço útil. Da mesma maneira, o volume da bagageira também se destaca, podendo ir, no Grand Sport, de 490 a 1450 litros, consoante a configuração dos bancos. A capacidade máxima da bagageira da ‘station wagon’ Sports Tourer ascende agora a 1665 litros, o que corresponde a 130 litros adicionais face à anterior carrinha. Para aumentar a sensação de espaço, a Opel disponibiliza em opção um grande tejadilho panorâmico, com 1400 x 860 mm, que se estende até ao nível da cabeça dos ocupantes do banco traseiro.

 

Para facilitar as operações de carga e descarga, a tampa da bagageira possui comando elétrico que pode ser operado com um simples movimento de pé sob o para-choques traseiro, sem que seja necessário tocar no automóvel ou recorrer ao comando à distância do fecho centralizado. No sistema “Open & Start” de fechaduras sem chave, basta um curto “pontapé” para abrir a tampa, e outro para fechar. O dispositivo ‘inteligente’ consegue detetar obstruções, interrompendo a operação do mecanismo da tampa, nomeadamente para prevenir situações de risco. Finalmente, é de referir um detalhe relacionado com a tampa do bocal do depósito de combustível. No sentido de facilitar a operação de reabastecimento e de garantir que o utilizador não suja as mãos, os ‘designers’ optaram por uma solução que dispensa o tradicional tampão de rosca.

Dinâmica e prazer de condução

Novo Opel Insignia

A nova geração Insignia oferecerá à escolha uma gama alargada de eficientes transmissões e motores a gasolina e a gasóleo, todos com turbocompressor. Todas as motorizações foram desenhadas para alcançar excelentes níveis de economia de combustível na vida real. Os testes conduzidos de acordo com a nova norma WLTP (Worldwide Harmonized Light Duty Vehicles Test Procedure, que é mais representativa na ótica da utilização real quando comparada com a NEDC atualmente em vigor) mostram resultados de consumos para os motores de produção em grande volume (gasolina: 1.5 Turbo; Diesel: 1.6 CDTI) que representam poupanças entre três e dez por cento face às versões equivalentes do modelo anterior.

 

A gama de motores do novo Insignia Grand Sport inicia-se com um motor a gasolina especialmente eficiente. O novo 1.5 Turbo surge em duas versões com patamares de potência distintos: 140 cv e 165 cv (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 7,3 l/100 km, extraurbano 4,8-4,7 l/100 km, misto 5,7 l/100 km; 130-129 g/km CO2 - consumos NEDC, Sports Tourer: urbano 7,7-7,5 l/100 km, extraurbano 5,3-4,8 l/100 km, misto 6,2-5,8 l/100 km; 141-132 g/km CO2 -).

 

No novo Insignia também está em evidência o motor a gasolina topo de gama. Trata-se do 2.0 Turbo, que debita 260 cv de potência e oferece algo como 400 Nm de binário máximo constante entre 3000 e 4000 rpm (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 11,2 l/100 km, extraurbano 7,1 l/100 km, misto 8,6 l/100 km; 197 g/km CO2 - consumos NEDC, Sports Tourer: urbano 11,5 l/100 km, extraurbano 7,0 l/100 km, misto 8,7 l/100 km; 199 g/km CO2). Este motor de quatro cilindros pode ter acoplada uma novíssima caixa automática de oito velocidades, capaz de proporcionar mudanças suaves. Este conjunto pode ser associado à sofisticada tração integral com vetorização de binário - um sistema inédito neste segmento de mercado. A tração integral da nova geração Insignia possui duas embraiagens multidiscos no lugar de um diferencial traseiro convencional, as quais conseguem acelerar cada roda de forma independente, em frações de segundo, consoante a situação de condução.

 

A linha de motores e transmissões para o Grand Sport é composta ainda por uma nova caixa de seis velocidades destinada ao popular turbodiesel 1.6, o qual surgirá ainda mais refinado e cuja oferta passará por versões de 110 cv e 136 cv (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 5,1-4,6 l/100 km, extraurbano 3,9-3,6 l/100 km, misto 4,3-4,0 l/100 km; 114-105 g/km CO2). Acima do 1.6 situa-se o turbodiesel 2.0 - que também estará disponível na carrinha Sports Tourer na fase de lançamento - com 170 cv de potência (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 6,7 l/100 km, extraurbano 4,3 l/100 km, misto 5,2 l/100 km; 136 g/km CO2 - consumos NEDC, Sports Tourer: urbano 6,9 l/100 km, extraurbano 4,3 l/100 km, misto 5,3 l/100 km; 139 g/km CO2). O leque de opções turbodiesel na Sports Tourer será alargado em breve.

Prioridade à segurança: sistemas avançados de assistência à condução

O novo Insignia Grand Sport possui equipamentos da mais recente geração também no que se refere à assistência à condução e ao conforto. Nenhum outro modelo neste segmento de mercado oferece um leque tão abrangente de tecnologias ‘inteligentes’ como a nova série do topo de gama da Opel.


No topo da lista surge a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED®. Por comparação com o sistema do Astra, o número de segmentos de LED duplica. São agora 32 segmentos que permitem obter ainda maior precisão na reação dos diferentes padrões de luz ao tráfego em circulação, incluindo transições mais suaves entre os vários módulos de LED. Tanto a intensidade como a qualidade da distribuição da luz melhoram consideravelmente no novo sistema. Para maximizar a visibilidade em percursos sinuosos, os engenheiros acrescentaram uma nova função que aumenta a intensidade dos LED do lado de dentro da curva de acordo com o ângulo da direção. Além disso, a nova geração IntelliLux LED® integra uma função ‘spotlight’, na posição total de ‘máximos’, capaz de projetar luz até 400 metros de distância.


A nova geração Opel Insignia possui ainda outros sofisticados sistemas de assistência à condução:


  • O ‘head up display’ projeta no para-brisas, no campo de visão do condutor, informações como a velocidade, sinais de trânsito, indicações de navegação e do programador de velocidade automático.
  • O sistema Câmara 360º consiste em quatro câmaras, uma colocada em cada lado do automóvel. Permite obter imagens de todos os ângulos, facilitando as manobras de estacionamento e de baixa velocidade.
  • O Programador de Velocidade Automático (ACC) recorre a um radar para medir a distância para o veículo que circula à frente, ajustando a velocidade do Insignia em conformidade. O sistema aciona a travagem automática de emergência se a distância se reduzir abruptamente.
  • O sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e Aviso de Saída de Faixa atua autonomamente na direção para corrigir, com suavidade, potenciais desvios de trajetória.
  • O Alerta de Tráfego em Aproximação assenta em sensores instalados no para-choques traseiro que conseguem detetar veículos que se aproximam, da esquerda e da direita, a uma distância de 20 metros.

No topo do conforto e do infoentretenimento

Novo Opel Insignia

A Opel continua a ser dos raros fabricantes de automóveis que oferecem bancos certificados pela agência alemã de especialistas em ergonomia AGR. Estes bancos de elevada qualidade, de nova geração, dispõem de múltiplas regulações, incluindo do apoio lateral, além de massagem, ventilação e memória de posicionamento.

 

Os passageiros de trás também beneficiam de maior conforto, com o Insignia a proporcionar aquecimento nos lugares junto às portas. Por seu turno, nos dias muito frios, o para-brisas aquecido é decisivo para manter boa visibilidade, ao mesmo tempo que o volante aquecido constitui fator de conforto acrescido.

 

Entretenimento de topo e máxima conectividade com o exterior - algo que já é habitual em qualquer Opel - são assegurados pelos mais recentes sistemas IntelliLink, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Muitas funções do ‘smartphone’ são integradas no IntelliLink, ao mesmo tempo que a bateria do aparelho móvel pode ser carregada através de sistema sem fios.

 

O sistema Opel OnStar, pelo seu lado, faculta um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G para ligação até sete dispositivos à Internet, ao mesmo tempo que garante variados serviços providenciados por operadores num centro de comando e operações, entre os quais a resposta automática em caso de acidente e a localização e bloqueio do veículo em situação de roubo.

 

Com a nova geração Insignia é lançado um novo serviço de “Assistente Pessoal” que permite aos utilizadores, por exemplo, solicitarem a reserva de hotéis e pedirem a identificação de parques de estacionamento junto dos operadores do centro OnStar.

Em Portugal: encomendas estão abertas; campanha especial de lançamento

Novo Opel Insignia

A nova geração Insignia Grand Sport e Insignia Sports Tourer já pode ser encomendada em Portugal. A chegada das primeiras unidades está prevista para o início do mês de julho.

 

Da gama para o mercado português fazem parte os motores 1.5 Turbo de 140 cv e 1.5 Turbo de 165 cv, ambos a gasolina, e os turbodiesel 1.6 de 110 cv, 1.6 de 136 cv e 2.0 de 170 cv. As transmissões automáticas de seis velocidades estão disponíveis para os motores 1.5 Turbo de 165 cv e 1.6 D de 136 cv.

 

Os preços iniciam-se em 28.680 euros, para o Insignia Grand Sport 1.5 Turbo de 140 cv e 30.980 euros para o Grand Sport 1.6 D de 110 cv. Nas variantes ‘station wagon’ , a Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo de 140 cv é proposta a partir de 30.030 euros e a Sports Tourer 2.0 Turbo D a partir de 41.330 euros. A ‘station’ Insignia ficará mais tarde disponível com motores 1.6 Diesel.

 

O equipamento de série de todos os Insignia inclui infoentretenimento IntelliLink com CarPlay e Android Auto, sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’, travão de estacionamento elétrico e câmara dianteira 'Opel Eye’, entre muitos outros. A câmara dianteira possui variadas funções, nomeadamente o aviso de saída de faixa com correção automática de direção, bem como deteção de peões, alerta de colisão iminente e travagem automática de emergência.

 

Durante o período de encomendas, até ao lançamento no início do mês de julho, a Opel leva a cabo uma promoção especial que contempla a oferta de 1000 euros em equipamento opcional, além de manutenção programada grátis nos primeiros cinco anos (ou 75.000 km), e de garantia mecânica e de assistência em viagem alargadas até cinco anos (ou 75.000 km).

 

1Através do ‘Booking.com’. Requer endereço de e-mail e cartão de crédito.

2Através do ‘Parkopedia’.