História e herança Opel

História e herança Opel

Mais de um século de inovações traçou o caminho para os modelos mais modernos da Opel. Uma fantástica viagem pelo tempo.

Regresse ao passado!
Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel directamente na sua caixa de correio electrónico.

Registe-se agora!

FLEXTREME GT/E RECEBE PRÉMIO DE CONCEITO DE DESIGN RED DOT.

1/Dez/2010

  • Júri impressionado com design expressivo, impulsionado por um desempenho ambiental eficiente

Rüsselsheim/Singapura. O protótipo Opel Flextreme GT/E foi reconhecido por um júri internacional pelo seu excepcional design, tendo recebido o prestigiado prémio red dot numa cerimónia em Singapura.


Com mais de 12.000 votos oriundos de 60 países, o prémio de design red dot figura entre os maiores e mais prestigiados prémios de design do mundo. O prémio red dot Singapura é atribuído ao melhor conceito de design. Os vencedores funcionam como um barómetro do amanhã, fazendo prever os produtos que chegarão ao mercado. O galardão é entregue por um painel internacional de especialistas em design e em função dos níveis de inovação, funcionalidade e qualidade.

Seis outros modelos Opel – o novo Astra, o Insignia, o Flextreme Concept de 2007, o Opel GT, Astra GTC e o Astra G de 1998 – também já constam dos anuários de design anteriores da red dot. Para mais informações sobre a organização red dot, consulte www.red-dot.org.


“O grande número de participantes de elevada qualidade tornou a competição extremamente desafiante e, consequentemente, possibilitando à red dot realizar um grande feito”, afirmou Ken Koo, presidente do prémio de design red dot para a Ásia. “Damos os nossos parabéns à Opel.”


O Opel Flextreme GT/E foi concebido no Centro de Design Europeu de Rüsselsheim e foi lançado em Março de 2010 no 80.º Salão Automóvel Internacional de Genebra, na Suíça.


Representa a nova linguagem de design da marca, “Arte escultural executada com a precisão da engenharia alemã“, que foi apresentada pela primeira vez em 2008 com o Insignia, levando-a ainda mais longe através de uma envolvência optimizada para a eficiência aerodinâmica.

No design do protótipo prestou-se especial atenção à gestão da aerodinâmica e da redução de peso. A reduzida secção dianteira, o tejadilho rebaixado (1308 mm) e a parte inferior da carroçaria plana e fechada permitem, em conjunto, que o automóvel reduza a resistência aerodinâmica com o mínimo de turbulência.


O Flextreme GT/E explora também o potencial da configuração variável da carroçaria.


A velocidades superiores a 50 km/h, um painel vertical estende-se ao longo da carroçaria a partir da abertura de extracção de ar situada por trás de cada cava das rodas traseiras. Estes spoilers laterais de 350 mm conduzem o fluxo de ar de alta velocidade para as arestas traseiras do automóvel, suavizando ainda mais a turbulência.


As medidas de redução da massa da carroçaria incluem a utilização de painéis exteriores leves em compósitos de carbono, vidros em policarbonato e componentes estruturais em liga de alumínio. Comparativamente aos materiais convencionais, estes permitem uma redução do peso em 40%, contribuindo adicionalmente para um consumo energético baixo e autonomia alta.


Este protótipo eficiente inclui igualmente o inovador sistema de tracção já desenvolvido para o Opel Ampera. O Flextreme GT/E demonstra a versatilidade desta tecnologia, ao apresentá-la num veículo de grandes/médias dimensões. Apesar do seu maior tamanho e uma velocidade máxima de mais de 200 km/h, o Flextreme GT/E foi projectado para oferecer um desempenho similar ao do Ampera: uma autonomia de condução com energia eléctrica pura de 40 a 80 km, e, graças ao extensor de autonomia, um total de mais de 500 km.


“Receber o prémio de uma tão reputada organização vem confirmar o bom caminho que a Opel tem seguido para oferecer arrojadas inovações de estilo dinâmico, versáteis e de ponta”, disse Mark Adams, Vice-Presidente do design Opel/Vauxhall.