Informações úteis Opel - Sugestões ecológicas

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SUGESTÕES PARA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL DA OPEL.

Economizar dinheiro protege o ambiente. E a sua carteira.

Retire o excesso de peso.

  • Verifique o habitáculo e a bagageira.
  • Retire os artigos desnecessários.

100 kg de excesso de peso pode aumentar o consumo de combustível até 5%.

 

Verifique a pressão e o desgaste dos pneus.

  • Verifique a pressão e o desgaste de todos os pneus, incluindo o pneu sobresselente. O teste deve ser efetuado a cada 14 dias em pneus frios.
  • Encha os pneus de acordo com as indicações do manual. Os pneus com a pressão de ar adequada têm menos atrito e melhoram a economia de combustível.
  • Encha os pneus até ao máximo admissível. Um pneu bem cheio tem menos atrito.
  • Os pneus desgastados ou danificados aumentam o consumo de combustível!

Os pneus que apresentem 0,2 bar abaixo do nível recomendado aumentam o consumo de combustível em 2%.

 

Retire os acessórios exteriores.

  • Verifique se o seu automóvel dispõe de bagageiras de tejadilho, suportes traseiros da bagageira, espelhos adicionais, etc.
  • Retire os acessórios exteriores quando não estão em utilização.

Um suporte para bicicletas vazio no tejadilho pode aumentar o consumo de combustível até 10%. Um suporte para bicicletas traseiro vazio pode aumentar o consumo de combustível até 20%.

 

Verifique o nível e a qualidade do óleo.

  • Verifique o nível do óleo e o nível de poluição.
  • O óleo do motor com detritos pode aumentar o consumo de combustível.
  • Mude o óleo antecipadamente ou encha o reservatório.

Os óleos de motor especiais de baixo atrito podem economizar até 5 % de combustível. No entanto, verifique no manual de instruções quais são os óleos adequados para o seu automóvel.

 

Verifique a condição, peso e tamanho dos pneus.

  • Verifique a condição e o desgaste dos pneus.
  • Utilizar pneus mais estreitos pode economizar combustível.

A utilização de pneus com economia de combustível/atrito otimizado pode economizar até 6% de combustível.

 

Conduza com suavidade e com a mudança certa.

  • Evite a condução apressada para/arranca.
  • Não acelere o motor.
  • Utilize as seguintes regras elementares:
     (1) Utilize a 1ª velocidade para arrancar.
     (2) Mude para a 2ª aos 20 km/h.
     (3) Mude para a 3ª aos 30 km/h.
     (4) Mude para a 4ª aos 40 km/h.
  • Com uma caixa de velocidades automática, muda de velocidade com o pedal do acelerador, por isso, tenha cuidado ao acelerar.

A aceleração e a travagem repentinas requerem mais combustível.

 

Baixe o seu consumo de energia.

  • O equipamento elétrico no veículo consome combustível.
  • Desligue todos os dispositivos que não necessita.
  • Reduza o tempo de funcionamento de todos os aparelhos elétricos ao mínimo; por exemplo, o ar condicionado não tem de funcionar continuamente, o aquecimento dos vidros e espelhos deve ser desligado quando desembaciados.

O ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível até 10%. Um consumo de energia de 400 W aumenta o consumo de combustível até 5 litros.

 

Planeie antecipadamente e conduza uniformemente.

  • Ajuste a velocidade à do trânsito.
  • Planeie antecipadamente.
  • Evite aproximar-se da traseira do veículo da frente.
  • Reduza a velocidade lentamente (dependendo da situação de trânsito) ao travar.
  • Conduza descontraído e não de uma forma agressiva ou nervosa.

Seguindo estas instruções, irá economizar bastante combustível. Um efeito colateral agradável é o facto de este estilo de condução ser menos stressante – estará mais calmo e menos cansado quando chegar ao seu destino.

 

Não aqueça o motor.

  • Um motor moderno não requer que pressione repetidamente o pedal antes de arrancar.
  • O motor não tem ficar ao ralenti para aquecer.
  • A forma mais rápida de aquecer o motor é conduzir o automóvel.
  • Conduza devagar quando o motor está frio.

Por motivos ambientais, é proibido em alguns países colocar o motor ao ralenti para o aquecer.

 

Desligue o motor quando pára.

  • A regra é a seguinte: desligue o motor se vai parar por mais de 10 segundos. Para automóveis mais antigos, por 20 segundos.

As emissões poluentes são superiores quando ao ralenti.