Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel ADAM ROCKS:
‘minicrossover’ com espírito de aventura.

10/Set/2014

  • ADAM ROCKS inaugura um novo nicho no segmento
  • Exterior mais robusto, tejadilho de abrir em tecido e novo motor 1.0 Turbo
  • Avançado sistema IntelliLink de informação e entretenimento
Novo Opel ADAM ROCKS: minicrossover com espírito de aventura

A gama ADAM está a crescer, agora com uma variante que inspira à aventura, mas sem perder em estilo e em capacidade de personalização. O Opel ADAM ROCKS inaugura um novo nicho de mercado.

 

Trata-se de um ‘minicrossover’ citadino de três portas e 3,75 metros de comprimento, com suspensão elevada. Os ‘designers’ da Opel desenvolveram novos materiais, revestimentos e elementos decorativos que são exclusivos do ADAM ROCKS, bem como o tejadilho de abrir Swing Top em tecido.

 

O mais recente membro da família ADAM faz ainda a estreia do novíssimo motor 1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta de gasolina, que será parte importante da renovação da gama de motores que a Opel está a efetuar. Esta motorização cumpre com a norma de emissões Euro 6 e eleva a fasquia em matéria de refinamento entre os motores de três cilindros, garantindo níveis de ruído e vibrações extremamente baixos.

 

O avançado sistema IntelliLink de infoentretenimento integra as funções de ‘smartphones’ e permite comandar muitas delas enquanto se conduz, nomeadamente com comandos de voz. O ADAM ROCKS chega ao mercado português em Novembro, proposto ao preço de 18.695 euros.

Novo Opel ADAM ROCKS: minicrossover com espírito de aventura

«O ADAM ROCKS alia o prazer de conduzir a céu aberto com a dinâmica do novo motor, que é um expoente máximo de tecnologia, e com múltiplas maneiras de ficar conectado com o mundo exterior», afirma Peter Christian Küspert, membro do Conselho Executivo da Opel com responsabilidade pelas Vendas. «O ROCKS tem um potencial de personalização em tudo semelhante ao do ADAM, o que quer dizer que cada exemplar deste ‘crossover’ citadino será praticamente único».

Novo Opel ADAM ROCKS: minicrossover com espírito de aventura

A variante ADAM ROCKS distingue-se desde logo pelas proteções de carroçaria, em cor cinza escura, as quais reforçam decisivamente o porte do automóvel. A gama regista a entrada de novas cores de carroçaria, tais como o amarelo vibrante ‘Goldbusters’, e várias opções de decoração para o rejadilho. Para maximizar as possibilidades de personalizar o habitáculo, há novas cores, painéis e revestimentos que são exclusivos do ROCKS.

Novo Opel ADAM ROCKS: minicrossover com espírito de aventura

O tejadilho Swing Top é construído com tecido especial e abre até à transversal dos pilares C. A operação é elétrica e dura apenas cinco segundos. O Swing Top pode ser aberto ou fechado em andamento, a velocidades até 140 km/h. Todo o módulo do tejadilho foi concebido para assegurar bons níveis de isolamento acústico e térmico, levando igualmente em linha de conta a longevidade. Este ‘soft top’ é formado por uma ‘sandwich’ de três camadas de tecido e uma espessa camada de neoprene.

Novo Opel ADAM ROCKS: minicrossover com espírito de aventura

O ADAM ROCKS inclui no equipamento de série o sofisticado sistema IntelliLink de informação e entretenimento, com todas as opções de conectividade multimédia e aplicações. Permite a integração de funções de ‘smartphones’ que operam com sistemas ANDROID e Apple iOS, passando os respetivos comandos para o automóvel.

 

Desde logo, é possível efetuar chamadas telefónicas e selecionar ficheiros de música sem perder a concentração na condução. Recorrendo ao sistema de comando por voz SIRI EYES FREE, é possível ouvir mensagens SMS e até ditar SMS e e-mails sem tirar as mãos do volante. Com o automóvel parado, o IntelliLink permite visionar fotografias e filmes video no ecrã táctil policromático de sete polegadas. A utilização do sistema é fácil e intuitiva.

 

Graças ao IntelliLink, a Opel continua a reclamar para o ADAM o estatuto de automóvel com melhor conectividade no mercado, título que foi recentemente corroborado com o prémio ‘Connected Car Award’ entregue pelas publicações alemãs Auto Bild e Computer Bild.

Novo motor 1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta

Novo motor 1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta

O ADAM ROCKS é o modelo escolhido para fazer a estreia absoluta do motor tricilíndrico 1.0 Turbo pertencente à mais recente geração de motores da Opel.

 

À saída da fábrica, este sofisticado motor construído em alumínio, dotado de injeção direta de gasolina, surge com a opção de dois níveis de potência: 90 cv e 115 cv.

 

No mercado português, tanto o ADAM ROCKS como, pouco tempo depois, o ADAM estarão equipados exclusivamente com a versão mais potente. Esta terá acoplada uma transmissão manual de seis velocidades, totalmente nova. Esta caixa de velocidades de baixo atrito é especialmente compacta e destaca-se por ser leve e de funcionamento rápido e suave.

Novo motor 1.0 Turbo ECOTEC com injeção direta

O ADAM ROCKS 1.0 Turbo de 115 cv consegue atingir 195 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos. Para a dinâmica excecional e agradabilidade de utilização deste motor contribui, sem dúvida, o elevado binário de 170 Nm obtido logo às 1800 rpm.

 

O novo motor recorre a tecnologias avançadas como a injeção direta de gasolina em alta pressão, distribuição variável, bomba de água comutável, coletor de escape integrado na cabeça do motor e turbocompressor ‘single scroll’.

 

Apesar das elevadas performances, o 1.0 Turbo de 115 cv apresenta uma média de consumo em ciclo misto de apenas 5,1 l/100 km (4,5 l/100 km na variante de 90 cv). Para este resultado contribui o sistema Start/Stop, que faz parte do equipamento de série.

Novo Opel ADAM ROCKS: minicrossover com espírito de aventura

A suspensão do ADAM ROCKS assume a configuração McPherson à frente, ancorada a um subchassis, e barra de torção atrás.

 

As afinações são específicas para ir ao encontro de maior variedade de utilizações.

 

A capacidade de enfrentar alguns caminhos fora de estrada é conferida pela maior altura ao solo, que é 15 mm superior à do ADAM com jantes de 17 polegadas de diâmetro.

 

O ADAM ROCKS apresenta cerca de 14 cm de altura ao solo. No chassis desta variante os engenheiros utilizaram novas molas e amortecedores, e geometrias específicas para a suspensão traseira e a direção.

 

O ADAM ROCKS sobressai pelas vias largas (1472 mm à frente e 1464 mm atrás) e pela relativamente longa distância entre eixos de 2311 mm.

Novo Opel ADAM ROCKS: minicrossover com espírito de aventura

O ADAM ROCKS levou apenas 12 meses da fase de ‘concept car’ à produção em série.

 

Uma vez concebido no Centro Internacional de Desenvolvimento Técnico da Opel em Rüsselsheim, o modelo passou à produção na fábrica de Eisenach, na Alemanha, onde nasce toda a gama ADAM.