Newsletter Opel

Newsletter Opel

Receba as últimas informações sobre a Opel e os produtos e serviços Opel diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Registe-se agora!

Novo Opel Grandland X em novembro

22/Jun/2017

  • SUV compacto para um segmento em crescimento;
  • Dinâmica, conforto e tecnologias de topo;
  • Habitáculo espaçoso para passageiros e bagagem;
  • Múltiplos sistemas de assistência à condução;
  • Motores especialmente eficientes e dinâmicos;
  • Estreia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro; em Portugal em novembro.
Opel Grandland X

Com o novíssimo Grandland X, a Opel apresta-se a entrar num segmento em franco crescimento com um modelo especialmente atraente e dinâmico. O Grandland X faz a síntese da elegância e do espírito de aventura, através de linhas dinâmicas, aparência moderna ‘todo-o-terreno’ e posição elevada dos bancos característica de um SUV.


O novo Opel está equipado com um vasto leque de tecnologias de apoio à condução, desde o Aviso de Saída de Faixa ao Reconhecimento de Sinais de Trânsito e à Assistência ao Arranque em Subidas, para nomear apenas alguns. Os mais recentes sistemas de informação e entretenimento IntelliLink têm capacidade para integrar variadas funções de telemóveis e manter total conectividade com o exterior. O sistema OnStar de apoio em viagem e em emergência faz igualmente parte do equipamento de série. Todos estes são argumentos que fazem do Grandland X uma proposta substancialmente competitiva numa faixa de mercado que não cessa de crescer. Registe-se que nesta classe dos automóveis compactos (modelo Opel Astra e concorrentes) a fatia de variantes SUV aumentou de sete por cento em 2010 para quase 20 por cento no presente.

Opel Grandland X

O novo Opel Grandland X mede 4,48 metros de comprimento e apresenta-se com projeções curtas numa carroçaria com proporções muito dinâmicas. Graças, entre outros fatores, a uma longa distância entre eixos de 2,675 metros, o novo SUV da Opel oferece espaço para cinco ocupantes com respetiva bagagem e equipamento desportivo. A pintura pode ser a duas cores, separando visualmente o tejadilho.


A estreia do modelo está agendada para o Salão de Frankfurt, patente ao público entre os dias 14 e 24 de setembro. O novo SUV chega ao mercado português pouco tempo volvido, em novembro.


Excecionalmente bem equipado e muito bem posicionado com argumentos que o destacam face à concorrência, o Grandland X é o terceiro elemento da família de modelos X da Opel, seguindo-se ao Mokka X e ao Crossland X. Por comparação com estes, o Grandland X é cerca de 20 centímetros mais comprido.


O novo modelo alarga ainda mais a gama de produtos da Opel no segmento dos automóveis compactos, onde a marca alemã já está presente com o Astra - ‘hatch’ de cinco portas e ‘station wagon’ - e o monovolume Zafira.

Opel Grandland X

A lista de modernos equipamentos de assistência à condução e de conforto é extremamente completa: Programador de Velocidade Automático com deteção de peões e travagem automática de emergência, Alerta de Cansaço do Condutor, Assistência ao Estacionamento e Câmara 360 graus são apenas alguns dos destaques. Dispositivos como o Programador de Velocidade Automático com função de paragem, capaz de manter velocidade e distância constantes, travando ou acelerando quando necessário, aumentam consideravelmente a segurança. Por seu turno, os bancos ergonómicos certificados pela AGR, o volante com aquecimento, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, e o portão da bagageira com comando elétrico e sensor de pé, estão em evidência entre os elementos de conforto.


Tal como todos os Opel, o Grandland X possui sistemas avançados IntelliLink de informação e entretenimento, bem como o sistema Opel OnStar, que inclui ‘hotspot’ Wi-Fi 4G1 . Registe-se que o OnStar passou a disponibilizar recentemente dois novos serviços, de reserva de hotéis2 e localização de parques de estacionamento3. As baterias dos ‘smartphones’ podem ser recarregadas por indução, dispensando fios.


O Grandland X dá sequência à liderança da Opel no campo da iluminação, apresentando faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) compostos integralmente por LED. Funções como a Luz de Curva, Comutação Automática Médios/Máximos e o Nivelamento Automático garantem permanentemente a focagem ideal dos faróis para cada situação de condução.

Motores modernos 1.2 Turbo e 1.6 Turbo D

Opel Grandland X

Para além do vasto leque de sistemas de apoio à condução, o Grandland X dispõe de motores modernos e de um controlo de tração evoluído, garantindo segurança acrescida numa condução dinâmica e até divertida. Na fase inicial, o novo SUV oferece a escolha entre um motor a gasolina e um Diesel, ambos com emissões de CO2 extremamente baixas, que podem ter acopladas transmissões manual ou automática de seis velocidades. Ambas variantes possuem Start/Stop de série. A caixa automática foi otimizada também do ponto de vista do atrito.


A opção a gasolina é constituída pelo 1.2 Turbo de 130 cv, com injeção direta, e bloco e cabeça construídos em alumínio. Este motor debita um elevado binário máximo de 230 Nm logo às 1750 rpm. Os valores de consumo de combustível, de acordo com a norma NEDC, situam-se em 6,4 l/100 km no ciclo urbano, 4,9 l/100 km no ciclo extraurbano e 5,5-5,4 l/100 no ciclo misto. As emissões, também em ciclo misto, são de 127-124 g/km de CO2, medidas respetivamente sem e com pneus de baixo atrito.

Opel Grandland X

Do lado Diesel, o Grandland X oferece o 1.6 Turbo D com 120 cv de potência, capaz de produzir 300 Nm de binário máximo a um regime de apenas 1750 rpm (consumos NEDC: urbano 5,1-4,7 l/100 km; extraurbano 4,2-3,9 l/100 km, misto 4,6-4,3 l/100 km; emissões 118-111 g/km CO2).


Volvida a fase de lançamento, a Opel planeia alargar o leque da oferta de motores a pensar em consumidores que procuram patamares de potência ainda mais elevados.


O novo Grandland X garante prazer de condução e segurança em todos os tipos de piso. Para isso, recebe o contributo de um sistema ‘Grip Control’ de controlo de tração especial, que permite incursões em terrenos mais desafiantes. Com cinco modos diferentes de funcionamento, o sistema ajusta a distribuição de binário entre as rodas dianteiras, permitindo ‘patinagem’ de uma roda se necessário, e consegue alterar o curso do acelerador e os pontos de passagem de caixa de velocidades automática.

Elegância e atenção aos detalhes

Opel Grandland X

Com 4477 mm de comprimento, 1844 mm de largura e 1636 mm de altura, o novo Opel Grandland X é um SUV robusto sob todas as perspetivas. À frente, por cima da proteção inferior, a grelha proeminente ostenta orgulhosamente o logo da Opel, que por sua vez é enquadrado por duas aletas estilizadas que evoluem na direção dos faróis assumindo a forma de barras. O efeito de todo o conjunto, incluindo os faróis estreitos, acentua a largura do automóvel, reforçando a postura dinâmica. No capô do motor surge o tradicional vinco longitudinal, que é uma das assinaturas de ‘design’ da Opel, a par das luzes duplas em forma de asa nos faróis.


De perfil, o novo modelo alia num equilíbrio perfeito os elementos de proteção e linhas elegantes. Os arcos de rodas bem pronunciados no desenho dos guarda-lamas e as proteções laterais inferiores dão ao Grandland X um visual ‘todo-o-terreno’ sofisticado. As linhas bem vincadas e a ‘lâmina’ reinterpretada nos painéis laterais identificam o novo modelo como parte da família Opel. A opção de ter o tejadilho pintado de cor diferente acrescenta um toque adicional de personalização. A junção do tejadilho com a carroçaria é enfatizada pelo formato muito original dos pilares C, contribuindo para reforçar o caráter elegante e dinâmico deste novo Opel. Na secção traseira destacam-se os elementos de proteção típicos de um SUV mas é a largura da carroçaria - acentuada pelos faróis afilados e pelo volumoso para-choques - que mais salta à vista, conferindo, uma vez mais, uma postura especialmente dinâmica.

Opel Grandland X

O Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams, acrescenta um comentário: «O Grandland X é um SUV moderno com uma presença excecional e um ‘design’ marcante, dinâmico e elegante. Elevámos a nossa filosofia de ‘design’ mais um patamar para criarmos um SUV que é, sem dúvida, um dos mais atraentes neste segmento de mercado.»


As mesmas características e a mesma qualidade de execução estendem-se ao habitáculo. O painel de instrumentos e a consola central, com um generoso ecrã tátil no topo, estão bem alinhados com o condutor. A consola está dividida na vertical em três secções distintas para facultar o acesso mais intuitivo às principais funções de infoentretenimento, climatização e chassis. Revestimentos e painéis são de qualidade e com linhas simples, proporcionando aos ocupantes um bem-estar inegável de classe superior. Como seria de esperar, a posição dos bancos é elevada, facilitando entradas e saídas, e oferecendo excelente visibilidade em todos os sentidos. A longa distância entre eixos de 2675 milímetros permite libertar espaço abundante no habitáculo, que consegue acomodar confortavelmente até cinco ocupantes e respetiva bagagem.


A bagageira tem capacidade de 514 litros, aumentando para 1652 litros com os bancos rebatidos. Com esta volumetria, o novo Opel Grandland X pode ombrear até com as ‘station wagon’ mais espaçosas da classe dos automóveis compactos.


1Os serviços OnStar requerem ativação e uma conta junto da OnStar Europe Ltd. Os serviços de ‘hotspot’ necessitam de conta junto do operador de telecomunicações associado. Há lugar a custos após expirarem os períodos de experimentação grátis.

2Através do ‘booking.com’. Requer endereço de e-mail e cartão de crédito

3Através do Parkopedia